SóProvas


ID
2639860
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os pacientes com doença inflamatória intestinal apresentam maior proporção de bactérias colônicas nocivas. Sendo assim, o uso de probióticos pode ser adjuvante na terapia nutricional por promover os seguintes benefícios:

Alternativas
Comentários
  • e) a redução da intolerância à lactose e o aumento da produção de ácidos graxos de cadeia curta. 

  • Venho olhar se o comentário é algo a acrescentar e... a mesma resposta do gabarito. Aguento NÃO. Gente não precisa colocar a msm resposta não. Todos já têm acesso.

  • Nem todos tem acesso. Agradeço muito quem coloca a resposta, claro que seria bom um complemento rsrsrsrs

  • As fibras solúveis consumidas na dieta são digeridas em ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) – como o acetato, o butirato e o propionato – por reações de hidrólise e fermentação, catalisadas por enzimas derivadas da microbiota intestinal. (Prebióticos)

    Os probióticos são definidos como micro-organismos vivos que, quando ingeridos em quantidades adequadas, exercem efeitos benéficos ao organismo. Os gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium são os mais utilizados na elaboração de probióticos. Eles são indicados para o tratamento de diversas doenças, como inflamações, desordens alérgicas e diarréia.

    A questão se refere a probióticos, ou seja, eles também produzem ácidos graxos de cadeia curta? Fiquei na dúvida, porque até onde sei, quem produz são os prebióticos. Alguém poderia me auxiliar com essa dúvida? Grata

  • Os benefícios à saúde do hospedeiro atribuídos à ingestão de culturas probióticas que mais se destacam são: controle da microbiota intestinal; estabilização da microbiota intestinal após o uso de antibióticos; promoção da resistência gastrintestinal à colonização por patógenos; diminuição da população de patógenos através da produção de ácidos acético e lático, de bacteriocinas e de outros compostos antimicrobianos; promoção da digestão da lactose em indivíduos intolerantes à lactose; estimulação do sistema imune; alívio da constipação; aumento da absorção de minerais e produção de vitaminas.

    Fonte: Artigo "Probióticos e prebióticos: o estado da arte"