SóProvas


ID
2641447
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Parentes de pacientes que foram diagnosticados com enfarte ou derrame tinham maiores[1] chances de eles mesmos[2] apresentarem o quadro[3] durante sua vida. 

Há, no trecho, um período composto por

Alternativas
Comentários
  • Orações coordenadas existe uma relação de indepedência, ou seja, uma oração depende da outra. É dividida em:

    Assndética não iniciada por conjunção a oração seguinte

    Sndética iniciada por conjunção 

    As subordinadas temos uma relação de dependência.

    oração = Verbo 

    -Foram

    - tinham 

    -Apresentarem

  • Parentes de pacientes (1) que foram diagnosticados com enfarte ou derrame (2) tinham maiores chances (1) de eles mesmos apresentarem o quadro durante sua vida (3).

     

    1) Oração principal; 

    2) Oração subordinada adjetiva restritiva: restringe o sentido de "parentes de pacientes";

    3) Oração subordinada completiva nominal: completa um nome (substantivo, adjetivo ou adverbio), no caso em tela é o complemento de "maiores chances"

     

     

    RESPOSTA AOS COLEGAS LIS BARBOSA E THIAGO LOPES - 26/05/18

    O verbo da primeira oração é o "tinham", nota-se que esse verbo refere-se ao sujeito: Parentes de pacientes. Percebam que destaquei as orações com cores diferentes para facilitar a compreenção. O que talvez vocês não tenham entendido é que entre a oração principal deste período há uma oração subordinada adjetiva. 

     

    MACETE PARA ENCONTRAR UMA ORAÇÃO ADJETIVA: Substitua o pronome "que" por "o(a)(s) qual(ais), se a substituição for possível, então é uma oração adjetiva. 

     

     

  • Todas as orações corrdenadas sindéticas são separadas por vírugla, exceto as aditivas. Por aí, já dava para eliminar duas alternativas. 

  • Lote paulistinha aonde está o verbo dessa sua primeira oração? Você dividiu errado.
  • CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS EQUIVOCADOS!

     

    Parentes de pacientes que foram diagnosticados com enfarte ou derrame tinham maiores chances de eles mesmos apresentarem o quadro durante sua vida. 

    Em negrito, os verbos. Cada verbo corresponde a uma oração, portanto, 3 orações no período.

    QUE -> Iintroduz OR. subordinada ADJETIVA na primeira oração

    DE ELES MESMOS (...) -> CN na terceira oração

     

  • Acuda aqui com um comentário claro e objetivo, porque tô toda emaranhada em dúvidas! Acuda!!!

  • Gabarito: C

  • Uma forma de analisar a questão é: localizar os verbos (que são três). já é descartada as afirmativas que dizem ter duas orações. E pra saber se são coordenandas ou subordinadas, basta saber que coordenadas são as orações independentes entre si de tal modo que se retirarmos uma delas do período, elas continuam com sentido. Por outro lado, as subordinadas dependem entre si de modo que se completam e ficam sem sentido se isoladas.

  • O número de orações é igual ao número de verbos (locuções verbais valem por um). Logo, 3 verbos, 3 orações.

     

    "... tinham maiores chances / de eles mesmos apresentarem ..."

                                       Oração Subord. Substantiva Completiva Nominal

     

    A oração em destaque, a última do período, está completando o sentido do substantivo chance e exercendo a função sintática de complemento nominal oracional.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • Parentes de pacientes [OS QUAIS] foram diagnosticados com enfarte ou derrame, tinham [ISSO] maiores chances [DISSO] de apresentarem [ISSO] o quadro durante sua vida.

    Três verbos três oração

    [DISSO] complementa um nome transitivo que não pode ser transformado em verbo, mas que mesmo assim pede um complemento nominal. Quem tem chance, tem chance de fazer algo? SIM. Quando não pudermos transformar o nome que antecede os pronomes DISSO/DESSE em verbo e nem respondermos à pergunta clássica dos complementos, conforme acima, geralmente, estaremos diante de um Adjunto Adnominal.

    Lembrando que todo nome que antecede um complemento nominal pode ser transformado em verbo, com algumas exceções, como no caso em tela. Conforme os comentários de The Joker, colega aqui do QC, em outra questão, veja:

    a) diz RESPEITO [A ISSO] à vida individual dos sujeitos ( respeito vem do verbo respeitar, quem respeita, respeita algo)

    b) Os afetos nos remeteriam a sistemas individuais [DISSO] de fantasias e crenças ( a palavra antecessora não é possível transformá-la em um verbo)  

    c) Sigmund Freud é [ISSO] a assistência [NISSO] na POSSIBILIDADE [DISSO] de ultrapassar tal dicotomia (possibilidade vem do verbo possibilitar, e quem possibilita, possibilita algo, ou seja, trata-se de um verbo transitivo)

    d) a NECESSIDADE [DISSO] de aquiescer à norma ( necessidade vem do verbo necessitar, e quem necessita, necessita algo ou de algo) 

    e) é uma PRODUÇÃO [DISSO] de modos de circuito de afetos ( produção vem do verbo produzir, quem produz, produz algo).

    O que está em azul foi acrescentado por mim.

  • Respondi com base no pronome relativo da primeira oração.

    Deus nos abençoe =D

    Não pareeeeemmm