Vejamos cada item proposto.
I - Um fluxo de caixa representa o movimento de entradas e desembolsos de capitais ao longo de um universo temporal.
Verdadeiro. Lembre-se do exemplo onde analisamos qual seria o investimento (isto é, desembolso) necessário em um determinado negócio e quais seriam os recebimentos (entradas) ao longo de um determinado período de tempo (universo temporal).
II - Taxa Interna de Retorno (TIR) de um fluxo de caixa é aquela para a qual a soma das entradas de capital é igual à soma dos desembolsos quando a comparação é efetuada em uma mesma data.
Verdadeiro. A taxa interna de retorno é aquela que torna o VPL igual a zero. Como o VPL é a subtração entre os desembolsos e as entradas em uma mesma data, temos:
VPL = Valor atual das entradas – Valor atual dos desembolsos
0 = Valor atual das entradas – Valor atual dos desembolsos
Valor atual dos desembolsos = Valor atual das entradas
Ou seja, a TIR torna o VPL igual a zero e, consequentemente, a soma das entradas é igual à soma dos desembolsos, se comparados na mesma data (valor atual).
III - Dois fluxos de caixa são equivalentes se têm as mesmas entradas de capital.
Falso. Dois fluxos de caixa com as mesmas entradas de capital, porém em datas diferentes, não são equivalentes. E dois fluxos de caixa com as mesmas entradas, porém com desembolsos diferentes, também não são equivalentes. O que torna dois fluxos equivalentes é possuírem o mesmo valor atual, a uma dada taxa de juros.
Resposta: B