SóProvas


ID
2641906
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação à absorção gastrintestinal de agentes tóxicos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    a) ela ocorre sempre por difusão ativa na porção do trato em que ocorrer a maior concentração da forma lipossolúvel, não ionizada. Errada. maioria dos AT são absorvidos por difusão passiva.  

     

     b) na absorção pela mucosa oral, como na intoxicação por cocaína, os níveis sanguíneos são mais elevados porque não há ação do suco gastrintestinal. Correta. Ademais, isso também ocorre com atropina, escopolamina e alguns opioides. 

     

     c) ela ocorre no intestino delgado, porque nele a vascularização é mais intensa do que em outra porção do trato gastrintestinal. Errada. Acredito que o erro dessa alternativa está na afirmação da vascularização, haja vista que o instestino delgado é o principal local de absorção do AT devido a presença de microvilosidades, que são responsáveis pela grande superfície de contato

     

     d) pode haver transporte passivo de alguns agentes tóxicos, como o chumbo,porque ele utiliza o sistema de transporte do cálcio. Errada. Perceba que existe uma inconsistência no que é afirmado pela alternativa. Se existe um sistema de transporte é porque ocorre transporte ativo ou difusão facilitada. Logo, a alternativa está errada. Ademais, de fato o chumbo utiliza o sistema de transporte do cálcio.

     

     e) essa absorção está condicionada à vacuidade gastrintestinal, sendo favorecida quando o sistema não estiver vazio. Errada. Absorção é favorecida quando o sistema estiver vazio. 

  • Na letra C, a vascularização do intestino delgado é tão intensa quanto em qualquer outra mucosa do trato gastrintestinal. O que pode ser mais intenso em alguns casos em relação às outras porções do TGI é a absorção, essa intensidade aumentada ocorre não porque é mais vascularizada (já que a vascularização é equivalente às outras mucosas) mas sim porque a área de contato com os agentes é maior devido as microvilosidades.

     

  • se foi absorvida pela mucosa oral era p ter efeito de primeira passagem nao?? Ja se fosse via nasal nao ocorreria...Nao entendi...

  • se foi absorvida pela mucosa oral era p ter efeito de primeira passagem nao?? Ja se fosse via nasal nao ocorreria...Nao entendi...

  • Acredito que a alternativa B se refere ao uso da cocaína "fumada" que sim passa pela mucosa oral sendo altamente absorvida e não necessitando de ser absorvida no TGI. Estive lendo o artigo e a revisão

    Vi que a por via oral - na forma fumada a biodisponibilidade da cocaína é de 90 %, sendo a alternativa B verdade e bem fundamentada.

  • A absorção da coca pela mucosa oral não irá sofrer metabolização de 1ª passagem. O uso da coca por via Oral (TGI) irá inviabilizar a absorção da droga por efeito do suco gástrico que irá atacar as funções de éster presentes na estrutura molecular.

  • Ao meu ver o termo mucosa oral está incorreto. O correto seria mucosa bucal.

    Estudos experimentais mostram que a cocaína, a estricnina, a atropina e vários opióides podem sofrer absorção na mucosa bucal.