SóProvas


ID
2642500
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma enfermeira de plantão na enfermaria da unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) admitiu um recém-nascido pré-termo ou prematuro (RNPT) e iniciou o planejamento dos cuidados de enfermagem. Em relação aos cuidados com a pele do neonato pré -termo, analise as condutas abaixo.


I Deve-se utilizar sabão alcalino ou com hexaclorofeno como forma de manutenção do manto ácido cutâneo dos RNPT, em razão da elevada fragilidade e sensibilidade da pele.

II Para a higienização do cordão umbilical, o mais seguro é o uso de clor exidina alcóolica a 2% ou álcool a 70%. Não se deve usar iodo-povidona rotineiramente pelo risco de absorção sistêmica do iodo e surgimento de hipotireoidismo transitório.

III Os curativos semipermeáveis podem ser utilizados para fixar acessos intravenosos, sondas orogástricas ou nasogástricas, cateteres e acessos centrais, mas deve -se evitar remover os adesivos por pelo menos 24 horas após sua aplicação.

IV O uso de emolientes melhora as condições da pele do RNPT e diminui o risco de infecção por estaflococos coagulase negativo. No entanto, deve-se evitar o uso de emolientes à base de petrolato sem corante, pelo risco maior de irritação grave na pele.


Estão corretas as condutas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Os cuidados devem envolver limpeza suave com material neutro não tóxico e não abrasivo.

    Deve-se fazer remoção delicada do sangue da face e cabeça, e do mecônio acumulado na área perianal, por meio de lavagem com água. As nádegas e região perianal devem ser limpas com água e algodão ou tecido macio. Deve-se evitar uso de compostos contendo hexaclorofeno. Estudos demonstraram alterações no sistema nervoso central de lactentes após uso prolongado desses preparados.

    Para higienização do cordão umbilical, o mais seguro é o uso de clorexidina5 ou álcool a 70%. Não se deve usar iodo-povidona rotineiramente pelo risco de absorção sistêmica do iodo e surgimento de hipotireoidismo transitório.

    FONTE:Atenção à Saúde do Recém-Nascido Guia para os Profissionais de Saúde. Vol 3, 2012.

  • Ao nascimento a pele do RN possui um pH neutro, tornando-se fisiologicamente ácido em poucos dias. Este processo de acidificação da pele forma o manto ácido, contribuindo para a proteção da pele. No entanto, no neonato PT, o desenvolvimento do manto ácido pode levar várias semanas, deixando-o desprotegido contra a invasão de bactérias, absorção de agentes tópicos e ocorrência de injúrias. Portanto, deve-se desestimular o banho diário e o uso de sabonetes em RNPT. A primeira afirmativa é falsa.

    Na laqueadura do cordão umbilical deve-se fixar o clamp à distância de 2 a 3cm do anel umbilical, envolvendo o coto com gaze embebida em álcool etílico 70% ou clorexidina alcoólica 0,5%. Em RN de extremo baixo peso utiliza-se soro fisiológico. A segunda afirmativa está correta.

    Filme transparente semipermeável é o curativo de escolha para fixação de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) e outros cateteres centrais (dissecção venosa e punção profunda). Deve-se evitar a troca constante para não lesionar a pele. Terceira afirmativa está correta.

    Os emolientes em pré-termos aumenta o risco de ocorrência de qualquer infecção nosocomial e, principalmente, de infecção causada por estafilococos coagulase-negativo. A última afirmativa é falsa.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.


  • GABARITO C

    A pele do RN tem características especificas, devido a sua imaturidade é mais fina, delicada e sensível, o que torna essa população mais propensa ao desenvolvimento de lesões e infecção. Complementado para mais aprendizado:

    • Diminuir o uso de fraldas adesivas bem como evitar exposição e manuseio excessivo;
    • Rotina prescrita para cuidados do prematuro e comissão de prevenção de pele;
    • Bebês muito abaixo do peso devem receber o banho a cada 72h;
    • Utilizar creme de ureia, placas de hidro coloide, mudança de decúbito e massagem para conforto.

    FONTE: Artigo: Estratégias de cuidado com a pele do recém-nascido em unidade de internação neonatal (2019).