SóProvas


ID
2642506
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Homem de 73 anos de idade, hipertenso, apresentando histórico de perda ponderal de aproximadamente 5 Kg no último mês, queixando-se de dor em hipogástrio e retenção urinária há 4h, foi encaminhado pela unidade básica de saúde (UBS) para um hospital especializado onde se diagnosticou o adenocarninoma (câncer) de próstata, tendo sido realizada a ressecção transuretral (RTU) e orquiectomia.

Considerando o caso exposto, em relação a epidemiologia e a clínica do câncer de próstata, as evidências científicas mostram que

Alternativas
Comentários
  • Prevenção

     

    Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.


    A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

     

    Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

     

    http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/prevencao

  • A U.S. Preventive Service Task Force (USPSTF) dos EUA, em sua revisão de 2012 das recomendações de 2008, fez recomendação contrária à realização rotineira do PSA para o rastreamento do câncer de próstata (recomendação grau D). Segundo a revisão, essa prática deve ser desencorajada, pois há moderada ou alta certeza de que os danos associados ao rastreamento do câncer de próstata superam seus possíveis benefícios, os quais seriam no máximo muito pequenos. Esta recomendação é direcionada à população masculina dos EUA, independentemente da faixa etária (MOYER, 2012).

     

    http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/rastreamento_prostata_resumido.2013.pdf

  • a) o risco do câncer aumenta em homens com sobrepeso e obesidade. - CORRETA

     

     

    b) a hematúria e a prostatite são sintomas desta patologia. - ERRADA

    Entre os sintomas estão: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar a urinar, sangue na urina, diminuição do jato, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. 

    Assim, a hematúria está dentre os sintomas do câncer de próstata. Entretanto, a prostatite é uma inflamação da glândula causada ou não por bactérias e deve ser tratada com antibióticos, não sendo um dos sintomas do CÂNCER DE PRÓSTATA.

    Da mesma forma,  A Hiperplasia Prostática Benigna é uma desordem urinária comum, cuja frequência aumenta progressivamente em homens com mais de 50 anos de idade. Como o próprio nome sugere, é um problema benigno, sem relação comprovada com o câncer de próstata. Entretanto, em um pequeno percentual de homens, não efetuar o tratamento pode causar retenção urinária aguda, infecções recorrentes do trato urinário, hidronefrose e até mesmo insuficiência renal.1

     

     

     c) o exame de toque retal e a coleta de anticorpo prostático específico (PSA) são utilizados para investigar essa patologia. - ERRADA

    Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso.

    Acredito que o erro na alternativa esteja na frase ''...''COLETA DE ANTICORPO...'', quando o correto seria coleta de sangue.

     

     

    d) a biópsia prostática deve ser realizada em homens acima de 65 anos que se recusem a fazer os exames de rastreamento. - ERRADA

    O Câncer de próstata representa o câncer mais frequente no sexo masculino e a segunda causa de mortalidade relacionada a câncer no Brasil.

    Após os 50 anos, 42% dos homens podem ter alterações compatíveis com câncer de Próstata (CaP) em achados de autópsiasQuando o PSA estiver acima de 10 ng/ml há indicação formal para biópsia.

     

    Fonte:

    http://portalms.saude.gov.br/component/content/article/41997-rio-de-janeiro-ganha-novo-centro-de-diagnostico-do-cancer-de-prostata

    http://aps.bvs.br/aps/como-diagnosticar-e-tratar-pacientes-com-hiperplasia-prostatica-benigna-no-ambito-da-atencao-primaria-a-saude/

    http://sbu-sp.org.br/novembro-azul-2017/cancer-de-prostata/

  • Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são: idade (maiores de 55 anos), hereditariedade, sobrepeso e obesidade. Portanto a letra A está correta.

    Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: disúria; hematúria ; diminuição do jato de urina; polaciúria; nictúria. Prostatite não é um sintoma. Alternativa B está errada.

    O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se você tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames. O exame de toque retal e a coleta de anticorpo prostático específico (PSA) são utilizados para rastrear essa patologia. Porém para o disgnóstico é necessária a biopsia.

    A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal. Alternativa D está errada.

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: Inca, 2017.


  • O erro na letra C é porque o exame de toque retal e o PSA são para rastreio da população alvo e não para investigação... para isso temos a biópsia de próstata.