Prevenção
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/prevencao
a) o risco do câncer aumenta em homens com sobrepeso e obesidade. - CORRETA
b) a hematúria e a prostatite são sintomas desta patologia. - ERRADA
Entre os sintomas estão: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar a urinar, sangue na urina, diminuição do jato, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Assim, a hematúria está dentre os sintomas do câncer de próstata. Entretanto, a prostatite é uma inflamação da glândula causada ou não por bactérias e deve ser tratada com antibióticos, não sendo um dos sintomas do CÂNCER DE PRÓSTATA.
Da mesma forma, A Hiperplasia Prostática Benigna é uma desordem urinária comum, cuja frequência aumenta progressivamente em homens com mais de 50 anos de idade. Como o próprio nome sugere, é um problema benigno, sem relação comprovada com o câncer de próstata. Entretanto, em um pequeno percentual de homens, não efetuar o tratamento pode causar retenção urinária aguda, infecções recorrentes do trato urinário, hidronefrose e até mesmo insuficiência renal.1
c) o exame de toque retal e a coleta de anticorpo prostático específico (PSA) são utilizados para investigar essa patologia. - ERRADA
Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso.
Acredito que o erro na alternativa esteja na frase ''...''COLETA DE ANTICORPO...'', quando o correto seria coleta de sangue.
d) a biópsia prostática deve ser realizada em homens acima de 65 anos que se recusem a fazer os exames de rastreamento. - ERRADA
O Câncer de próstata representa o câncer mais frequente no sexo masculino e a segunda causa de mortalidade relacionada a câncer no Brasil.
Após os 50 anos, 42% dos homens podem ter alterações compatíveis com câncer de Próstata (CaP) em achados de autópsiasQuando o PSA estiver acima de 10 ng/ml há indicação formal para biópsia.
Fonte:
http://portalms.saude.gov.br/component/content/article/41997-rio-de-janeiro-ganha-novo-centro-de-diagnostico-do-cancer-de-prostata
http://aps.bvs.br/aps/como-diagnosticar-e-tratar-pacientes-com-hiperplasia-prostatica-benigna-no-ambito-da-atencao-primaria-a-saude/
http://sbu-sp.org.br/novembro-azul-2017/cancer-de-prostata/