SóProvas


ID
2643436
Banca
FGV
Órgão
OAB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Processual do Trabalho
Assuntos

Silvio contratou você como advogado para ajuizar ação trabalhista em face do empregador. Entretanto, na audiência, o juiz constatou que não havia procuração nos autos. Diante disso, você requereu fosse efetivado registro em ata de audiência no qual Silvio o constituía como procurador. Silvio anuiu com o requerimento.


Com base na hipótese narrada, nos termos da CLT, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A: 

    A presente questão tratou da figura do chamado mandato “apud acta”, que é aquele conferido pela parte ao seu patrono mediante registro em ata.

    Conforme leciona Valentin Carrion, in verbis:

    “A lei permite que a outorga de poderes ao advogado seja apud acta; a simples presença do causídico acompanhado a parte se considera mandato tácito, equivalente à procuração na ata de audiência; há aí poderes ad judicia simplesmente, não especiais (receber citação inicial, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação e firmar compromisso; CPC, art. 38). Entre os poderes ad judicia ou para o foro em geral, como diz o Estatuto da OAB (L. 8.906/94, art. 5º, § 1º), estão os de recorrer, não os de substabelecer, nem receber e dar quitação” (in Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho, 26. ed. Atual. e ampl. por Eduardo Carrion. São Paulo. Saraiva, 2001, p.583.

    Bons estudos!

  • Art. 791, §3º, da CLT: A constituição de procurador com poderes para o foro em geral poderá ser efetivada, mediante simples registro em ata de audiência, a requerimento verbal do advogado interessado, com anuência da parte representada.

     

       

     

       
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA: A

    CLT

    Art. 791, §3º A constituição de procurador com poderes para o foro em geral poderá ser efetivada, mediante simples registro em ata de audiência, a requerimento verbal do advogado interessado, com anuência da parte representada.


    É preciso impor a si mesmo algumas metas para se ter a coragem de alcançá-las.

  • Súmula nº 425 do TST: JUS POSTULANDI NA JUSTIÇA DO TRABALHO. ALCANCE. Res. 165/2010, DEJT divulgado em 30.04.2010 e 03 e 04.05.2010

    jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho.

    GABARITO: A ✔

  • Art. 791, §3º, da CLT: A constituição de procurador com poderes para o foro em geral poderá ser efetivada, mediante simples registro em ata de audiência, a requerimento verbal do advogado interessado, com anuência da parte representada.

  • A. O mandato é valido e os poderes apenas para o foro geral.

  • Resposta (A)

    A. O mandato é valido e os poderes apenas para o foro geral.

  • A ata de audiência, em que foi consignada a presença de Carla, torna dispensável a procuração, porque demonstrada a existência de mandato tácito;

  • MANDATO TÁCITO / “APUD ACTA”

    ·      Artigo 791, §3º, da CLT – é possível que conste em ata que determinado advogado irá representar o cliente. É um simples registro em ata, a requerimento do advogado e necessita do aceite do cliente. Possui poderes apenas para o foro em geral.

    ·      OJ 200-SDI-I: é inválido o substabelecimento de advogado constituído por mandato tácito.

  • Essa regra é só do processo do trabalho né? Ou no processo civil também há essa regra?

  • Só serve para o foro. É bem verdade que a letra E arrancou a cabeça de muita gente, a minha também. KK

  • O Art. 791 §3º ressalta que a constituição de procurador pode ser feita em ata de audiência mediante simples registro, a requerimento verbal do advogado interessado, com anuência da parte representada. Obs., PODERES PARA FORO EM GERAL.

  • Observe-se a redação do Art. 791, §3º, da CLT:

    • Art. 791 - Os empregados e os empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final. § 3  A constituição de procurador com poderes para o foro em geral poderá ser efetivada, mediante simples registro em ata de audiência, a requerimento verbal do advogado interessado, com anuência da parte representada.

    Gabarito: Letra "A".

    Rumo à aprovação!

  • Consolidação das Leis do Trabalho. (CLT)

    Art. 791 - Os empregados e os empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final.

    § 3o A constituição de procurador com poderes para Silvio contratou você como advogado para ajuizar ação trabalhista em face do empregador. Entretanto, na audiência, o juiz constatou que não havia procuração nos autos. Diante disso, você requereu fosse efetivado registro em ata de audiência no qual Silvio o constituía como procurador. Silvio anuiu com o requerimento.

    Com base na hipótese narrada, nos termos da CLT.

    Assertiva correta letra:

    a) O mandato, no caso, é válido e os poderes são apenas para o foro em geral.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado na prova da OAB.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 490 mapas mentais para prova da OAB.

    Link: https://go.hotmart.com/W62298174Y

     Estude 10 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões sobre o assunto de cada mapa mental estudado.

    → Em 45 dias você terá estudado os 490 mapas e resolvido aproximadamente de 5000 questões.

    Faça esse procedimento e seu aproveitamento melhorará em até 85%!