-
LETRA : A
TIPOS DE CONECTIVOS
Aditivo: (aqueles que trazem adição, que complementam) e, nem, tão, também…
Adversativo: (aqueles que trazem oposição) mas, porém, todavia, senão…
Alternativo: ou, ora, já, que…
Conclusivo: logo, portanto, por conseguinte…
Explicativo: que, porque…
Dúvida: talvez, quiçá, quem sabe…
Hipótese: se, caso, eventualmente…
Comparação: como, da mesma maneira, da mesma forma…
FONTE : https://www.colegioweb.com.br/portugues/o-que-sao-conectivos.html
"Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."
-
Gabarito A.
Marquei esta ao visualizar a presen'ca constante da conjuncao "e" ao longo da apresentacao dos paradoxos:
" Os atributos paradoxais do que é grande são principalmente ser sábia E ao mesmo tempo estar sempre à procura de novos conhecimentos; ser cheia de espontaneidade E (ser) confiável; ser loucamente criativa E (ser) obstinada; ser ousada E (ser) precavida; abrigar o tradicional E ser verdadeiramente original"
-
Só eu achei essa questão mal desenvolvida, pois ela ajuda a responder a questão 1.
-
" Os atributos paradoxais do que é grande são principalmente ser sábia E ao mesmo tempo estar sempre à procura de novos conhecimentos; ser cheia de espontaneidade e ser confiável; ser loucamente criativa e ser obstinada;
e aditivo
-
PROTOTÍPICO: relacionado a protótipo; este termo é usado para mencionar o primeiro dispositivo que se desenvolve/concebe de algo e que serve como modelo para fabricar os mesmos como amostra. Ponto de partida para um projeto final. Portanto, na assertiva A teria o sentido de "derivado do português".
-
Mas não era para responder baseado no primeiro parágrafo?
As justificativas dos colegas aparecem no segundo parágrafo
-
Marina C, errei também pelo mesmo motivo, mas foi por falta de atenção minha. Raciocinei baseando-se no primeiro parágrafo, no entanto o enunciado diz também "ao longo do texto" e pede a explicação "desse paradoxo", observe:
No primeiro parágrafo do texto, é explicado o significado da palavra paradoxo. Com base nesse significado, é estabelecido, ao longo do texto, o paradoxo da sabedoria da “grande mãe” (avó). O recurso formal da língua empregado no estabelecimento desse paradoxo é:
Em seguida, no desenvolvimento do texto, 2º paragráfo, o autor explica o que são "atributos paradoxais" e o significado do "grande" por meio de uma sequência de conjunções aditivas:
Os atributos paradoxais do que é grande são principalmente ser sábia e ao mesmo tempo estar sempre à procura de novos conhecimentos; ser cheia de espontaneidade e confiável; ser loucamente criativa e obstinada; ser ousada e precavida; abrigar o tradicional e ser verdadeiramente original.
Espero ter ajudado, bons estudos!!
-
Há um erro na transcrição do texto aqui no QConcursos. Os conectivos aditivos prototípicos do português, presentes no segundo parágrafo do texto, devem ser evidenciados com o destaque itálico, conforme redação e edição da prova original aplicada pela Banca CS UFG, são eles:
"Os atributos paradoxais do que é grande são principalmente ser sábia e ao mesmo tempo estar sempre à procura de novos conhecimentos; ser cheia de espontaneidade e confiável; ser loucamente criativa e obstinada; ser ousada e precavida; abrigar o tradicional e ser verdadeiramente original..." (OBS.: Adcionei aqui o destaque negrito apenas para facitar a visualização, na prova original havia apenas o destaque itálico.)
Note que a própria assertiva "a)" diz: a ocorrência DESTACADA do conectivo aditivo prototípico do português.
- Já notifiquei o erro ao QConcursos -
-
Weder Rodrigues muito obrigado.
-
A UFG fez uma questão mal elaborada (questão de nivel maior ao exigido)
A tipia inicial (proto) do conectivo E tem função aditiva. Mas por ser paradoxo na construção textual, ele ganhou tipia adversativa (contrária) a função original.
Gabarite A de abadá
-
ALVO > A
Negativo, Mariana Camponez!
O enunciado diz: Com base nesse significado, é estabelecido, ao longo do texto...
-
Quem, como nós, acertou essa questão mesmo sem o DESTAQUE está de parabéns, sua aprovação está batendo à porta.
-
Paralelismo sintático é uma sequência de estruturas sintáticas, como termos e orações, que são semelhantes ou possuem igual valor sintático. O uso de estruturas com essa simetria sintática confere clareza, objetividade e precisão ao discurso.