SóProvas


ID
2644870
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Dentre os instrumentos da intervenção profissional, a visita domiciliar é parte da herança intelectual e cultural do serviço social. Atualmente, há o reconhecimento de que, historicamente, ela foi um instrumento de controle e inquérito social com objetivo de fiscalizar e comprovar o relato dos usuários do serviço social. Considerando o projeto ético-político e, para minimizar possíveis posturas autoritárias e fiscalizadoras, a literatura do serviço social tem indicado algumas habilidades importantes a serem observadas na visita domiciliar, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Marcação da visita com antecedência??? Não sabia que podia marcar a visita com o usuário.

  • anulação!!! 

  • Gabarito: D.

    "Programada a execução da visita, é fundamental que se defina com o sujeito a ser visitado se a data e horário escolhidos lhe são favoráveis [...]. Assim, antes de falar com o sujeito a ser visitado, recomenda-se apenas o agendamento preliminar de um ou dois horários estratégicos, os quais serão definidos em conjunto com a pessoa visitada. 

    Visitas-surpresa, além de invasivas, revelam-se manifestos de uma cultura autoritária, moralizadora, fiscalizadora e disciplinar e, por essa razão, devem ser banidas do pensamento e da prática do profissional que visita. A visita requer, portanto, profissionalismo e isso não é encontrado em atitudes espontaneístas ou oportunitas."

    AMARO, Sarita. VISITA DOMICILIAR: guia para uma abordagem completa. Porto Alegre: 2ª edição, AGE, 2007.

  • Nem sempre é necessário o agendamento da visita. Mega estranho essa resposta.
  • Eu sei que é questão teórica, mas na prática tem sim que marcar com antecedência e se a/o usuária(o) permite essa visita.

  • O que não falta é positivista no serviço social, aff.

  • Marcar visita é no mínimo um ato que faz parte de educação.