-
Concordo com a letra"B", mas tb acho que a letra "a" ñ soa muito bem: "Além de impulsionar a arrecadação de recursos POR AOS cofres da União"
-
O POR não faz parte do termo, é só "AOS COFRES". Confesso que também fiz essa confusão mas observando as alternativas subsequentes dá para perceber.
A alternativa C também está errada. O convênio já foi firmado e permite o acesso.
-
"Conquanto" dá a idéia de concessão e "uma vez que" dá idéia de causa. (Orações Subordinadas Adverbiais)
-
Conquanto, segundo o dicionário, quer dizer: Por mais que; posto que; embora. Se trocarmos por um desses sinônimos, veremos que muda o sentido totalmente.
-
Concessão
As orações subordinadas adverbiais concessivas indicam concessão às ações do verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato inesperado. A ideia de concessão está diretamente ligada aocontraste, à quebra de expectativa.
Principal conjunção subordinativa concessiva: EMBORA |
Utiliza-se também a conjunção: conquanto e as locuções ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que.
Observe este exemplo:
Só irei se ele for.A oração acima expressa uma condição: o fato de "eu" ir só se realizará caso essa condição for satisfeita.
Compare agora com:
Irei mesmo que ele não vá.A distinção fica nítida; temos agora uma concessão: irei de qualquer maneira, independentemente de sua ida. A oração destacada é, portanto, subordinada adverbial concessiva.
Observe outros exemplos:
Embora fizesse calor, levei agasalho.
Conquanto a economia tenha crescido, pelo menos metade da população continua à margem do mercado de consumo.
Foi aprovado sem estudar(= sem que estudasse / embora não estudasse). (reduzida de infinitivo)
fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint42.php
-
Amigos, a questão se ateve à correção gramatical. Vocês estão viajando com o sentido ai.
O gabarito é B, já que conquanto exige verbo no subjuntivo.
-
Uma vez que = CAUSA
Conquanto = Concessiva
-
Achei a questão muito mal elabora, pois pede a opção que estaria GRAMATICALMENTE errada, e a alternativa B não estaria errada, apenas alteraria o sentido, bem como a opção C.
PS: o ''por'' na frente das questões deve ser erro de digitação!!
-
O Cespe ama essa conjunção concessiva. De acordo com o dicionário online significa: "Embora; se bem que: continuou trabalhando, conquanto exausto."
-
O Cespe ama essa conjunção concessiva. De acordo com o dicionário online significa: "Embora; se bem que: continuou trabalhando, conquanto exausto."
-
Alguém pode me explicar porque a "C" não está errada ??
-
Veja: a questão em nenhum momento fala acerca de mudança de sentido, portanto, no meu ponto de vista a alternativa incorreta é a letra.
Temos uma questão de correção gramatical e não de semântica.
Alguém poderia me explicar?
-
CONJUNÇÃO CONCESSIVA "ideia de ressalva" [ORAÇÕES SUBORDINATIVAS]- O objetivo da concessiva é fazer uma ressalva, que, no entanto, não irá anular o argumento principal.
O JOGO OCORREU, EMBORA TENHA CHOVIDO. (O FATO DE CHOVER NÃO ANULOU O JOGO)
X
CONJUNÇÃO ADVERSATIVA "ideia de oposição" [ORAÇÕES COORDENATIVAS] - A conjunção adversativa é usada para coordenação de orações e introduz uma oração coordenada sindética adversativa. Por isso, a ordem das orações não pode ser invertida.
O JOGO OCORREU, PORÉM FOI SUSPENSO DEVIDO A CHUVA. ( O FATO DE CHOVER ANULOU O JOGO)
-
O primeiro tem ideia de causa e o segundo ideia de concessão;