SóProvas


ID
2645083
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para fins de análise das malhas viárias, pode-se dividi-las em três tipos: regular, irregular e contemporânea.


A esse respeito, analise as definições a seguir.


I. regular: malhas viárias propiciam uma boa mobilidade urbana;

II. irregular: possui uma mobilidade urbana dificultada pela conformação de sua estrutura viária com formação labiríntica em muitos casos;

III. contemporânea: é a melhor estrutura viária das apresentadas, pois possui uma regularidade das vias, além dos arcos viários.


Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I- Correta. A malha regular apresenta maior homogeneidade viária, menor índice de conversão e maior média de integração. O tecido urbano, quando semelhante a um padrão de tabuleiro de xadrez, por exemplo, aumenta a quantidade de rotas e trajetos possíveis, otimizando as relações de fluxo e movimento.
    .

    II- Correta. A malha viária irregular possui baixa inteligibilidade e integração. A conformação labiríntica, normalmente, é produto do relevo acentuado e dos aclives afins, o que reduz as possibilidades de rotas e trajetos. 

    .

    III- Errada. A malha contemporânea apresenta o pior desempenho. Sua malha não apresenta um padrão claramente definido, pois ora assemelha-se à regular, enquanto em outros momentos deriva para uma aparente irregularidade “ordenada”.

    .

    (Comentários da Profa. Moema Machado - Estratégia Concurso)
     

  • I - Correta. A malha viária regular possui mais rotas, logo possui mais mobilidade e integração.

    II - Correta. A malha viária irregular dificulta a mobilidade.

    III - Errada. A malha viária contemporânea, apesar de possuir um pouco mais de acessibilidade do que a malha irregular, não é a melhor de todas, não possui regularidade o que compromete a leitura e decodificação do espaço.

    Gabarito: D



  • De acordo com Barros et al. (2013), "a malha regular apresenta maior homogeneidade viária, menor índice de conversão e maior média de integração, enquanto a malha contemporânea apresentou o pior desempenho e a malha orgânica, por sua vez, uma posição intermediária". 

    "A malha regular [...] apresenta a maior média de integração global da amostra  [...] e também a maior inteligibilidade espacial  [...] revelando uma predisposição à facilidade de leitura por parte dos usuários. Isso acontece porque malhas em forma de “tabuleiro em xadrez" aumentam a quantidade de rotas e trajetos possíveis, otimizando as relações de fluxo e movimento."

    "A malha irregular [...] resultante de um processo específico de adaptação ao sítio. A área apresenta cruzamentos predominantemente em forma de “T" e seus quarteirões não apresentam regularidade seja em relação ao tamanho ou à forma  [...] a média de integração é a mais baixa da amostra  [...] isso ocorre devido a malha local tender a uma conformação labiríntica (Medeiros, 2006), produto do relevo acentuado e dos aclives afins, o que reduz as possibilidades de rotas e trajetos."

    "A malha contemporânea [...] não apresenta um padrão claramente definido [...] são constantes os cruzamentos “X" e em “T", também é frequente a existência de quarteirões excessivamente alongados [...].  Tais feições promovem índices de integração mais baixos."

    Portanto, somente as assertivas I e II estão corretas. 

    Gabarito: Alternativa D.

    FONTE:

    BARROS, Ana Paula MARTINEZ, Luis Miguel VIEGAS, José Manuel SILVA, Paulo Cesar HOLANDA, Frederico. Impacto do desenho da malha viária na mobilidade urbana. Paranoá cadernos de arquitetura e urbanismo, 2013.