-
Gabarito: D
BDI é o “estuário” para onde devem acorrer todos os itens não contemplados no orçamento e planilha; deste ponto de vista, portanto, o BDI deveria contemplar LUCRO, IMPOSTOS, RISCOS, SEGUROS, DESPESAS FINANCEIRAS, ADMINISTRAÇÃO LOCAL E CENTRAL e todas demais exigências do edital de licitação.
-
Só uma retificação do comentário do amigo
No SINAPI, ADM LOCAL não entra no BDI.
No SICRO, ADM LOCAL entra.
-
Despesas Indiretas
São despesas decorrentes da atividade empresarial que incidem de forma percentual sobre os custos da obra. Trata-se de recursos destinados ao pagamento de tributos; ao rateio dos custos da administração central; à remuneração ao construtor pela assunção de riscos do empreendimento; e à compensação de despesas financeiras ocasionadas pelo intervalo decorrido entre gasto, medição e recebimento.
-
De acordo com o " ESTUDO SOBRE TAXAS REFERENCIAIS DE BDI DE OBRAS PÚBLICAS E DE EQUIPAMENTOS E
MATERIAIS RELEVANTES" do TCU " A análise dos componentes da taxa de BDI de obras públicas está dividida em três grupos: (i) custos indiretos, compreendendo: taxas de rateio da administração central, riscos, seguros, garantias e despesas financeiras; (ii) remuneração da empresa contratada; e (iii) tributos incidentes sobre o faturamento."
Resposta certa: letra D
-
Para complementar aos comentários dos colegas, venho contribuir para sanar possíveis dúvidas iguais à que eu tive, que possam ter causado o erro desta questão.
Define-se BDI como o percentual que indica os benefícios e despesas indiretas incidentes sobre o custo direto da construção. Este percentual, atribui aos custos diretos o valor referente aos custos indiretos e às despesas indiretas para formação do preço do serviço ou obra.
A princípio, achei que os riscos seriam, especificamente, uma parte (parcela) dos custos indiretos, estes sim componentes do BDI. Entretanto, ao analisar o Manual de Metodologia e Conceitos do SINAPI, no seu item 1.2.1.6. Estrutura, pág. 9, identifiquei a seguinte prescrição:
"Custos Indiretos: Custo da logística, infraestrutura e gestão necessária para a realização da obra. Corresponde à soma dos custos dos serviços auxiliares e de apoio à obra, para possibilitar a sua execução. Englobam os custos previstos para a Administração Local, Mobilização e Desmobilização Canteiro e Acampamento e Seguros. Exemplo desses custos: remuneração da equipe de administração e gestão técnica da obra (engenheiros, mestres de obra,encarregados, almoxarifes, apontadores, secretárias etc.); equipamentos não considerados nas composições de custos de serviços específicos (gruas, cremalheiras, etc.); custos com a manutenção do canteiro (água, energia, internet, suprimentos de informática e papelaria); mobilização e desmobilização de ativos considerando seus locais de origem e a localização da obra; dentre outros.
Despesas Indiretas: São despesas decorrentes da atividade empresarial que incidem de forma percentual sobre os custos da obra. Trata-se de recursos destinados ao pagamento de tributos; ao rateio dos custos da administração central; à remuneração ao construtor pela assunção de riscos do empreendimento; e à compensação de despesas financeiras ocasionadas pelo intervalo decorrido entre gasto, medição e recebimento."
Percebe-se, portanto, que os riscos são componentes das despesas indiretas (e não dos custos indiretos), estas constituindo o BDI. Por correlação, é correto inferir que os riscos são parcelas dos BDI.
-
UMA CORREÇÃO: Com o advento do Novo SICRO, a parcela de administração local se encontra orçada de forma analítica EM APARTADO ao BDI, em obediência à determinação do TCU, conforme a sua caracterização como custo direto.
-
Gabarito ~~> Letra D
Documento como exemplo http://www2.fab.mil.br/ala3/images/editais/reforma_eletrica_5eta/BDICOM.PDF
contém na página 2 composição de custos do BDI (contém os riscos).
****************************************************************************************************
Amigos, postarei resumos dos principais conteúdos estudados no canal:
https://www.youtube.com/channel/UCA9wkpIJbNqJi2oPUHU6dRg?disable_polymer=true
Abraço!
****************************************************************************************************
-
Para responder essa
pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre orçamentação de
obras, especificamente sobre o SINAPI e o conceito de BDI.
O SINAPI trata-se
de um sistema que objetiva desenvolver e fornecer mensalmente os custos e
índices de preços para o setor de construção civil. O mesmo é elaborado por
meio de uma parceria do IBGE com a Caixa Econômica Federal.
Por sua vez, o BDI
é a sigla de “Budget Difference Income", traduzido no Brasil para "Benefícios
e Despesas Indiretas". O mesmo trata-se de um elemento orçamentário de
fundamental importância para determinar um preço de venda capaz de cobrir
margens e custos indiretos e, ao mesmo tempo, assegurar o lucro da construtora
com um preço justo para os clientes.
Para o cálculo do BDI emprega-se
a equação exposta abaixo:
Sendo que:
·
AC é a taxa de
rateio da administração central;
·
S é a taxa
representativa de seguros;
·
R representa a taxa de
riscos e imprevistos;
·
G é a taxa do
ônus das garantias exigidas em edital;
·
DF é a taxa representativa
das despesas financeiras;
·
L é a taxa
relativa ao lucro;
·
I é a taxa
dos tributos incidentes sobre o preço de venda (PIS, Cofins, CPRB e
ISS).
Na estrutura de custos do
SINAPI, os riscos estão contidos na parcela do BDI. Logo, a alternativa D
está correta.
Gabarito do professor: letra
D.