ITEM I - ERRADO
Cais de paramento FECHADO possui uma cortina frontal que contém o terrapleno no tardoz, podendo ter solução estrutural de cais com plataforma de alívio, em que a plataforma alivia a cortina dos empuxos OU NÃO.
Cais de paramento ABERTO: a área sob a plataforma de operações apresenta um talude a partir do fundo do berço de atracação, podendo dispor de plataforma de alívio, ou não.
ITEM III - CERTO
A mínima cota requerida para o nível do cais corresponde a uma combinação de preamar e ação de agitação de ondas, cujo período de retorno deve situar-se bem acima da recorrência anual. Em situações de oscilação do nível d'água de até 2 m, é possível utilizar os guindastes das embarcações, enquanto para oscilações maiores utilizam-se os guindastes do porto.
fonte: Engenharia portuária: Emilia Arasaki, Paola Alfredini
____________
Essa questão é um apanhado de questões de provas anteriores.
I - ANTAQ - 2014 / EMAP - 2018
II - TCE-RN 2015
III - ANTAQ - 2014
IV - TCE-RN 2015
-----------------------------------------
ANTAQ - 2014
Com relação à engenharia portuária, julgue o item que se segue.
A cortina frontal de um cais de paramento aberto contém o terrapleno no tardoz, em que a plataforma alivia a cortina dos empuxos.
ERRADO
EMAP - 2018 - ARQUITETURA
O cais de paramento fechado possui uma cortina frontal que contém o terrapleno no tardoz, no qual a plataforma de operação sobre o cais alivia a cortina dos empuxos.
CERTO
TCE-RN 2015
Em função dos tipos de navio que devem atender, os cais podem ser contínuos ou descontínuos; os cais descontínuos são destinados à atracação de navios de carga geral.
ERRADO
ANTAQ - 2014
A cota mínima requerida para o nível do cais corresponde a uma combinação de preamar e ação de agitação de ondas, devendo o período de retorno estar situado bem acima da recorrência anual.
CERTO
TCE-RN 2015
As obras de acostagem são dimensionadas em função de fatores como a movimentação de cargas e passageiros, os tipos de equipamentos para movimentação, os impactos de atracação de embarcações, as ações de ventos, de ondas, de correntes e os empuxos de terra e hidrostáticos. Quanto ao arranjo estrutural, os cais podem ser de paramento fechado ou aberto.
CERTO
Vamos julgar as assertivas de acordo com as definições das estruturas segundo a engenharia portuária.
I - ERRADA.
Os cais são estruturas junto ao berço de atracação para desembarque e descarga. Essa estrutura pode ser dividida segundo a posição das estacas pranchas em: cais de paramento aberto e cais de paramento fechado.
O cais de paramento fechado possui estacas pranchas na sua parte externa, o que cria uma cortina frontal que contém o terrapleno no tardoz.
Já nos cais de paramento aberto, as estacas estão na parte interior da estrutura. Além disso, a plataforma do cais é protegida com um talude de enrocamento.
Note que a questão inverte os dois tipos de cais, e descreve o cais de paramento fechado e não de paramento aberto.
II - ERRADA.
Os cais também podem ser classificados em função do tipo de navegação em: cais contínuos e descontínuos
Os cais contínuos (corridos) são mais adaptáveis à atracação de navios do tipo deslizantes (navios de carga geral). Já os cais descontínuos são adequados para funções específicas de atracação e não são ideais para navios de carga geral.
III - CERTA.
A cota mínima do nível do cais precisa levar em conta o nível da água na maré alta (preamar) e a ação de agitação de ondas. Note que levado em conta esses dois fatores, o cais não ficará submerso em nenhum instante e pode desempenhar satisfatoriamente a sua função.
IV - CERTA.
Para dimensionar estruturalmente a obra de acostagem, devem ser observados fatores que vão desde a robustez da estrutura, as cargas geradas na estrutura e as principais ações e combinações que atuam na estrutura.
Conclui-se que as assertivas III e IV estão corretas.
Gabarito do Professor: Letra C.
Fonte: Medina, Bruno. RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL DE UM CAIS. Rio de Janeiro, 2013.