SóProvas


ID
2647837
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    História do Maranhão


      Na época do descobrimento do Brasil, a região do atual Estado do Maranhão era povoada por diferentes tribos indígenas. Os primeiros habitantes desse Estado faziam parte de dois grupos: os tupis e os jês. Os tupis habitavam o litoral: já os jês habitavam o interior. Com o tempo, no século XVIII, diversas tribos do Piauí entraram no Maranhão, tentando evitar que os brancos as caçassem.

      Não existem relatos feitos com exatidão a respeito das primeiras expedições que exploraram a costa maranhense. Reza a crença que, em 1500, o espanhol Vicente Yáñez Pinzón já navegara por toda a costa norte do Brasil. A viagem feita por Pinzón na região mencionada teve origem em Pernambuco e destino à foz do rio Amazonas.

      A partir de 1524, os franceses começaram a frequentar o litoral do Maranhão. A explicação para o motivo dessa frequência é que o litoral desse Estado havia sido esquecido pelos portugueses. Lá os franceses trocavam com os indígenas produtos da região por objetos que traziam da Europa.

      Em 1531, Martim Afonso de Sousa chegou ao Brasil. Esse homem foi o comandante da primeira expedição que colonizou a região. O militar e nobre português exigiu que Diogo Leite fosse responsável pela exploração do litoral norte. Diogo Leite aproximouse da foz do rio Gurupi, que atualmente serve de divisa entre os Estados do Maranhão e do Pará. Essa divisa ficou por muito tempo conhecida como "abra de Diogo Leite".

      Em 1534, quando Dom João III dividiu a Colônia Portuguesa no Brasil em Capitanias Hereditárias, os portugueses ainda não haviam chegado a colonizar o Maranhão. Um ano depois, o monarca português concedeu a terra a três fidalgos que eram homens de sua confiança. Foram eles: João de Barros, Fernando Álvares de Andrade e Aires da Cunha. Ambos os primeiros idealizaram seu plano para a tomada de posse da capitania. Os dois donatários encarregaram sua execução a Aires da Cunha. Aires da Cunha veio ao Brasil, no mesmo ano da doação. Durante a viagem, a frota afundou nas costas maranhenses devido a violento temporal, e o capitão faleceu, assim como a maior parte dos integrantes. Os sobreviventes fundaram um núcleo de povoamento denominado Nazaré e passaram a explorar o terreno através dos acidentes geográficos fluviais. Entretanto, os indígenas não lhes facilitaram essa ocupação. Do núcleo de povoamento, não restou nada e, quando essa povoação foi destruída, os portugueses abandonaram-na.

                                                (Disponível em: www.cocaisnoticias.com.br

Os primeiros habitantes desse Estado faziam parte de dois grupos: os tupis e os jês. (1° parágrafo)


Os dois-pontos no trecho acima introduzem duas noções, simultaneamente, denominadas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

     

    Usam-se dois pontos:

     

    - na enumeração, explicação,  notícia subsidiária.

     

    Compramos  dois livros: Memórias  Póstumas de Brás Cubas e Vidas Secas.

    - nas expressões que se seguem  aos verbos  dizer, retrucar, responder (e similares), quando se quer expressar, por meio do  discurso  direto o que foi  dito  por outra pessoa.

    Dizia a menina:  – Não sei  onde foi  nossa mãe.

     

    - nas expressões que sugerem, pelo  contexto, causa, explicação ou  consequência.

    Agiu de acordo com  sua consciência: denunciou  o  ladrão  à  polícia.

     

     

    Fonte: (BECHARA, 2009)

  • Alguém sabe explicar a "exemplificação " nessa questão ?

  • A única explicação é o contexto, senão vejamos: Estado do Maranhão era povoada por diferentes tribos indígenas. Os primeiros habitantes desse Estado faziam parte de dois grupos: os tupis e os jês.  Portantopor esse trecho destacado do texto, podemos concluir que se trata de uma exemplificação.

     

     

     “Obstáculos não podem te parar. Se você topar em uma parede, não vire e desista. Descubra como escalá-la, passe por ela, trabalhe nisso.”

  • Obrigada, Cauby, mas realmente continuo com certa dificuldade em ver a exemplificação. Se fosse enumeraçao e explicação, ok! A menos que exemplificação e explicação sejam consideradas a mesma coisa...

    Ou considerar o contexto assim:

    Na época do descobrimento do Brasil, a região do atual Estado do Maranhão era povoada por diferentes tribos indígenas. (POR EXEMPLO,) os primeiros habitantes desse Estado faziam parte de dois grupos: os tupis e os jês.

     

    Vou buscar mais exercícios sobre esse tema.

  • USA-SE DOIS PONTOS: ENUMERAÇÃO, EXPLICAÇÃO E NOTÍCIA SUBSIDIÁRIA

  • a-

    Usam-se 2-pontos para:

     

    1- Antes do discurso direto: Ele disse: nao.

     

    2- Enumeração: Os primeiros habitantes desse Estado faziam parte de dois grupos: os tupis e os jês.

     

     

    3- Citação:

     

    4- Explicação, resumo, causa ou consequência. E foi isso: foram embora antes.

    Resumindo: será necessário um esforço por parte de todos para que tudo funcione corretamente.

     

    5- orações apositivas:

    Disse a verdade: estava cansada de tudo.

  • Isabela CM, não existe exemplificação nessa questão, só enumeração; mas é a resposta menos errada (como frequentemente acontece na FCC) . O que existe é a total falta de quallidade dessa banca em cobrar de novo esse conteúdo por ser muito polêmico, pra não dizer escancaradamente errado, da 1ª vez (questão abaixo - Q841057) :

     

    Ano: 2017   Banca: FCC  Órgão: DPE-RS

    "O parque ainda conta com infraestrutura: um café que serve lanches e tortas alemãs, uma loja de  souvenir e um espaço infantil. (último parágrafo)

    Os dois-pontos no segmento acima introduzem concomitantemente as ideias de 

     a)enumeração e exemplificação. 

     b)explicação e resumo. 

     c)explicação e distribuição. 

     d)distribuição e exemplificação. 

     e)especificação e resumo. "

     

    Perceba que é exatamente a mesma resposta e na letra a)  ainda por cima!!! Curiosamente, o índice de erro dessa questão de 2017 é baixo aqui no QC. Mas se repetiram a questão em 2018 , deve ter sido alto na prova.

  • Classificação do aposto​

    Explicativo: A Ecologia, ciência que investiga as relações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem, adquiriu grande destaque no mundo atual.

     Enumerativo: A vida humana se compõe de muitas coisas: amor, trabalho, ação.

     Resumidor ou Recapitulativo: Vida digna, cidadania plena, igualdade de oportunidades, tudo isso está na base de um país melhor.

    Comparativo: Seus olhos, indagadores holofotes, fixaram-se por muito tempo na baía anoitecida.

     Distributivo: Drummond e Guimarães Rosa são dois grandes escritores, aquele na poesia e este na prosa.

     Aposto de Oração: Ela correu durante uma hora, sinal de preparo físico.

    Além desses, há o aposto especificativo, que difere dos demais por não ser marcado por sinais de pontuação (vírgula ou dois-pontos). O aposto especificativo individualiza um substantivo de sentido genérico, prendendo-se a ele diretamente ou por meio de uma preposição, sem que haja pausa na entonação da frase:

  • Vailha...pensava que era explicação e enumeração.

  • João nascimento, na questão que você trouxe, do DPE, fica explícito apenas com leitura da frase que se trata de enumeração e exemplificação. Já na presente questão é preciso observar mais o contexto como dito pelo Cauby. Primeiro ele fala que o estado era povoado por diferentes povos (perceba que dá a ideia de mais de dois), ai ele exemplifica citando apenas os dois primeiros. Assim, só voltando ao texto para notarmos a exemplificação. 

  • ANALISANDO ESSA CADEIA HEREDITÁRIA:

    A frase em questão é esta: Os primeiros habitantes desse Estado (SUJEITINHO) faziam parte (VERBO) de dois grupos: os tupis e os jês.

    EM AZUL PEDE A EXEMPLIFICAÇÃO DOS "primeiros habitantes" 

    EM VERMELHO E VERDE NESSA ORDEM; (1) TUPIS E (2) OS JÊS   = 1+ 2 = ENUMERAÇÃO.

    Espero ter ajudado, pois sou péssimo em organizar as ideias por meio de escrita. Sim! sou meio dodói da mente.

     

  • Enumerou: "Dois grupos" 

    Exemplificou: "Os tupis e os jês"

     

  • Confesso que errei a questão , então fui buscar no dicionário qual o real significado dessas palavras.

     

    Exemplificar : " Fazer com que algo se torne compreensível ou claro; elucidar ou explicar através da utilização de exemplos"

     

    Justificativa: " Motivo; razão, causa, argumento ou algo usado para comprovar ou provar a veracidade de um fato, de uma ação praticada "

     

    Na minha interpretação , temos sintaticamente um  aposto especificativo. Existem vários grupos , e o aposto especifica quais grupos exatamente habitam o Estado do Maranhão: Os tupis e o jês.

     

     Os primeiros habitantes desse Estado faziam parte de dois grupos: os tupis e os jês.

     

    Agora para responder a questão:  Enumeração já sabemos que está correto. Agora ficamos entre Exemplificação e Justificativa.

     

    Eu errei na hora por interpretar justificativa como "explicação"  (quando você vai justificar algo , você vai explicar correto?) .  Mas pelo o que o dicionário diz , exemplificação parece estar mais correto.

  • Não coloquei exemplificação, porque de fato foram os Tupis e os Jês os primeiros habitantes do Estado, e não um exemplo desses primeiros habitantes. Mas enfim né... segue o barco. 

  • Enumeração: mais de um grupo (dois grupos)

    Exemplificação: Mostrou quais grupos eram (os tupis e os jês)

  • O uso de dois-pontos

     

    Marca uma sensível suspensão da voz numa frase não concluída. Emprega-se, geralmente:

     

    - Para anunciar a fala de personagens nas histórias de ficção.

    - Para anunciar uma citação.

    - Para anunciar uma enumeração.

    - Antes de orações apositivas.

    - Para indicar um esclarecimento, resultado ou resumo do que se disse.

    - Na invocação das correspondências.

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Justificar: Explicar. Motivo ou razão.

    Explicação: falar/explicar algo detalhadamente para outra pessoa.

  • Existe no exemplo uma enumeração, afinal, antes dos dois pontos, o autor cita a expressão “dois grupos”, sendo os termos “tupis” e “jês” uma enumeração a “dois”. Ao mesmo tempo, promove uma exemplificação em relação a “habitantes”. Assim, a letra A é correta.

  • não foram exemplos de tribos, mas sim ESPECIFICAMENTE AS TRIBOS mencionadas. Questão zoada!

  • Errei 3 vezes essa questão, mas acredito que finalmente entendi.

    Olha a viagem!!( tive que apelar para lógica matemática)

    "Os primeiros habitantes desse Estado faziam parte de dois grupos: os tupis e os jês"

    observe que eu posso dividir uma população em vários " dois grupo": homens e mulheres, baixos e altos, carecas e não carecas...

    o trecho usou de exemplo dois grupos de índios, o que o contexto nos induz, mas não deixa de ser exemplo de grupo, ao mesmo tempo que ele enumera (define) esses dois grupos: os tupis e os jês

    observe também que não cabe justificativa, explicação.

    " jês e tupis" não justificam a existência de dois grupos

    veja o exemplo:

    Os primeiros habitantes desse Estado faziam parte de dois grupos: os demais foram eliminados a mais de 10 anos.