Tratamento de Esgotos
O tratamento preliminar objetiva principalmente a remoção de sólidos grosseiros e de areia, por meio de mecanismos de ordem física.
O tratamento primário destina-se, por meio de mecanismos de ordem física, à remoção de sólidos flutuantes (graxas e óleos) e à remoção de sólidos em suspensão sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria orgânica. A flotação é um processo de tratamento utilizado para promover a separação de óleos emulsionados no efluente, sendo um processo classificado como primário.
No tratamento secundário, predominam os mecanismos biológicos, cujo objetivo principal é a decomposição de matéria orgânica e de alguns nutrientes (nitrogênio e fósforo).
O tratamento terciário objetiva a remoção de poluentes específicos ou, ainda, a remoção complementar de poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário.
A remoção de nutrientes e de organismos patogênicos pode ser considerada como integrante do tratamento secundário ou do tratamento terciário, dependendo do processo adotado.