SóProvas


ID
2649748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao comportamento humano, às peculiaridades ambientais e à dinâmica do trabalho.


A formação e a evolução de grupos de trabalho, formais ou informais, passam pelo estágio da tormenta, que se define como o período durante o qual os membros disputam a liderança e impõem os próprios valores e ritmos de trabalho, chegando-se à exigência da dissolução do próprio grupo.

Alternativas
Comentários
  • O modelo de cinco estágios de desenvolvimento de grupos de Tuckman assume que os grupos possuem, de forma geral, comportamentos padronizados, que passam por cinco etapas: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção [2]. A definição destes estágios foi fruto de uma extensa revisão de literatura de Bruce Tuckman. O autor analisou diversos artigos científicos da época que tratavam a respeito da formação de grupos e sintetizou as conclusões de cada autor analisado em cinco fases gerais dentro do processo de formação de um grupo [3, 4].

     

    1. Formação - Forming


    É o estágio inicial, no qual os membros estão começando a interagir [1]. É caracterizado por uma grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e sua liderança. Os membros estão “reconhecendo o terreno” para descobrir quais comportamentos são aceitáveis [2]. É neste momento que os membros começam a pensar em si mesmos como partes do grupo. 

     

    2. Tormenta / Atrito - Storming


    Caracterizado pela ocorrência de diversos conflitos no grupo. Os indivíduos já reconhecem a existência do grupo, mas demonstram resistência em relação aos limites da individualidade. Há também conflito quanto  a definição de quem irá liderar o grupo. É durante a tormenta que os membros medem forças, estabelecendo uma espécie de hierarquia das relações dentro do grupo. Após o encerramento desta etapa, esta hierarquia estará relativamente clara para os membros do grupo. 

     

    3. Normatização / Normação - Norming


    Começa a haver coesão no comportamento do grupo, tornando os integrantes mais próximos uns dos outros. Surge um sentido de identidade e os membros começam a agir como uma unidade coordenada. Ao final deste estágio a estrutura do grupo se torna mais sólida, de tal forma que o grupo assimila um conjunto de expectativas que definem qual deverá ser o comportamento mais adequado para o grupo. 

     

    4. Desempenho - Performing


    É o estágio no qual a estrutura do grupo é funcional e aceita, ocorre após o estabelecimento da hierarquia - estágio da tormenta - e das normas - normatização. Nesta fase, o grupo está coeso e a sua energia é analisada nas tarefas a serem realizadas. Nos grupos permanentes de trabalho, este pode ser considerado o último estágio de formação, sendo que a etapa do desempenho continuará ocorrendo de forma contínua. Em grupos temporários, haverá ainda a etapa de interrupção.

     

    5. Interrupção - Adjourning / Transfering


    É o estágio final do desenvolvimento dos grupos temporários, pois prepara o grupo para seu fim. Como as atividades deverão ser concluídas e o grupo dissolvido, o foco deixa de ser o desempenho das tarefas e passa para o encerramento dos trabalhos. Nesta etapa, podem surgir sentimentos conflitantes dentro do grupo. Enquanto alguns membros se sentem mais contentes com o desempenho obtido, outros ficam abatidos com o encerramento e com o fim da amizade nascida a partir do convívio.

    FONTE: http://www.adminconcursos.com.br/2014/04/modelo-de-cinco-estagios-de-tuckman.html

  • formação incerteza

    tormenta limites individualidade

    norm. Coesão

    desempenho Est. funcional

    Interrup  Temporários

  • "[...] chegando-se à exigência da dissolução do próprio grupo."

     

    Robbins afirma que ao final do estágio de tormenta haverá uma hirarquia de liderança relativamente clara . Neste caso a frase está incorreta ao afirmar que chega-se a exigir a " dissolução do próprio grupo ".

  • ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DO GRUPO

    Modelo de cinco estágios

    a)       Formação: Incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e liderança;

    b)       Tormenta: conflitos dentro do grupo, resistência aos limites impostos à sua individualidade e conflito pelo controle do grupo;

    c)        Normalização: relacionamentos mais próximos, coesão, identidade grupal, camaradagem

    d)       Desempenho: esforço voltado para o desempenho da tarefa a ser realizada.

    e)       Interrupção: Para os grupos permanentes de trabalho, o desempenho é o último estágio do desenvolvimento. Para grupos temporários, ainda existe o estágio da interrupção (o grupo volta-se para a sua dissolução e conclusão das atividades).

  • O enunciado descreve corretamente a fase de tormenta (período no qual os membros disputam a liderança). Entretanto, após a tormenta, existe uma acomodação das relações a partir do momento em que os indivíduos identificam os seus respetivos papéis. Isso ocorre na fase de normatização. Assim, erra o enunciado ao afirmar que a tormenta é sucedida da dissolução do grupo.

    Se quiser relembrar o modelo de cinco fase de formação de grupos, veja:

    Fase 1 – Formação: caracterizada por uma grande dose de incerteza sobre o propósito do grupo, sua estrutura e liderança.

    Fase 2 – Fase de confronto (Tormenta): caracterizada pelo grande número de conflitos no grupo. Os membros aceitam a existência do grupo, mas resistem às restrições que ele impõe sobre a sua individualidade.

    Fase 3 – Fase de normatização: as relações entre os membros do grupo tornam-se mais estreitas e o grupo demonstram coesividade (união).

    Fase 4 – Fase de desempenho: A estrutura do grupo já está totalmente funcional e aceita por todos os membros. Os papéis já estão claros e a energia do grupo não é mais para conhecer e entender cada um e, assim, pode ser direcionada exclusivamente para realizar a tarefa proposta.

    Fase 5 – Fase de dissolução: essa fase ocorre apenas em grupos temporários. Nesses casos, as atividades são concluídas e os membros de preparam para a desintegração do grupo. 

    Gabarito: Errado