SóProvas


ID
2649889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.

Um survey para identificar as percepções dos servidores do órgão sobre fenômeno de interesse organizacional deverá prever a definição de uma amostra por conveniência e o uso de técnicas estatísticas descritivas.

Alternativas
Comentários
  • ????

     

  • Survey é pesquisa... Então em pesquisa não se deve ter amostra de conveniência ( e sim dados fidedignos) e também não necessariamente deve usar técnicas estatísticas descritivas. Acho que é por isso que o gabarito está errado.
  • Só vi alternativa contendo a palavra "deverá" constar como correta em informática.

  • Desde quando amostra por conveniência não é dado fidedigno?

  • Amostra por conveniência é aquela feita em indivíduos disponíveis, sem uso de estatística, o que não não indicado para pesquisar a percepção dos servidores, ja que nao nos da dados fidedignos

  • Acredito que o erro da questão esteja na AMOSTRA POR CONVENIENCIA, uma vez que a amostra deverá representar as informações fidedigna de seus entrevistados. Pense numa pesquisa eleitoral...
  • Amostra por conveniência são "dados de amostra não probabilísticos". O que isso quer dizer? Quer dizer que esses dados dependem ao menos em parte do julgamento do pesquisador ou do entrevistador no campo. Isso implica no fato de que esses resultados não podem ser generalizados. Na amostra por conveniência, o pesquisador seleciona membros da população mais acessíveis. 

    Os outros tipos de Dados de Amostra NÃO PROBABILÍSTICOS, seria por julgamento (O pesquisador usa o seu julgamento para selecionar os membros da população que são boas fontes de informação precisa. ), e por quota (O pesquisador entrevista um número predefinido de pessoas em cada uma das várias categorias. ).

    As PROBABILÍSTICAS (e convenientes pro caso) seriam:

    Amostra randômica simples: Cada membro da população tem uma chance conhecida e igual de ser escolhido.

    Amostra estratificada: A população é dividida em grupos randômica mutualmente excludentes (como grupos de idade) e amostras randômicas são sorteadas para cada grupo.

    Amostra de agrupamento (área): A população é dividida em grupos mutualmente excludentes (como quarteirões) e o pesquisador sorteia uma amostra de grupos para ser entrevistada

  • Acredito que essa descrição de pesquisa seja uma das possibilidades e não a única, tornando a alternativa incorreta.

  • COMENTÁRIOS: A amostra por conveniência é uma amostra não-probabilística que consiste em selecionar uma parcela da população que seja mais acessível ou disponível. É empregada quando se deseja obter informações de maneira rápida e barata, porém tem como consequência a incapacidade de fazer afirmações gerais com rigor estatístico sobre a população. Resumindo, produz dados não fidedignos, o que não é indicado para identificar as percepções dos servidores.

     

    Gabarito: Errado.

  • A questão está solicitando conhecimentos do candidato a respeito de métodos de pesquisa.


    É necessário que expliquemos o que significa um survey e uma amostra de conveniência.


    O survey é um método de pesquisa quantitativo pelo qual o aplicador, com o intuito de compreender um determinado assunto de uma população, realiza questionamentos a respeito da temática escolhida. Nesse sentido, os resultados encontrados servirão para generalizar a percepção de toda a população - a partir da amostra significativa dela. Um tipo muito comum de survey são as entrevistas estruturadas, onde consta uma série de questionamentos para pesquisar opiniões, costumes ou uma determinada característica. 


    A amostragem por conveniência é uma técnica de escolha de participantes de uma pesquisa que utiliza amostragem sem critérios de participação. Geralmente o pesquisador elege aqueles que estão mais acessíveis a ele. Qualquer pessoa pode ser escolhida, depende apenas da conveniência do pesquisador. Geralmente são utilizadas em situações em que existe grande população e torna-se impossível realizar testagem de todos. A vantagem é a facilidade e rapidez na coleta das informações. A desvantagem principal é que a amostra escolhida não consegue abranger todo o fenômeno que se queira compreender (por isso, esse tipo de amostragem também é chamada de amostra não probabilística)


    Nesse sentido, uma organização que queira compreender um determinado fenômeno de seu interesse, é mais eficaz a aplicação do survey em uma amostragem probabilística, ou seja, o pesquisador elege os respondentes de um survey a partir de critérios definidos, com o intuito de obter dados mais condizentes com o fenômeno. Se uma organização aplica um survey por conveniência corre o risco de não obter dados significativos a respeito do tema abordado.


    Por isso, a questão está incorreta. O mais adequado seria a organização definir uma amostragem probabilística, que possua um marco estatístico adequado para compreender o fenômeno.



    Gabarito da Professora: ERRADO.