Amostra por conveniência são "dados de amostra não probabilísticos". O que isso quer dizer? Quer dizer que esses dados dependem ao menos em parte do julgamento do pesquisador ou do entrevistador no campo. Isso implica no fato de que esses resultados não podem ser generalizados. Na amostra por conveniência, o pesquisador seleciona membros da população mais acessíveis.
Os outros tipos de Dados de Amostra NÃO PROBABILÍSTICOS, seria por julgamento (O pesquisador usa o seu julgamento para selecionar os membros da população que são boas fontes de informação precisa. ), e por quota (O pesquisador entrevista um número predefinido de pessoas em cada uma das várias categorias. ).
As PROBABILÍSTICAS (e convenientes pro caso) seriam:
Amostra randômica simples: Cada membro da população tem uma chance conhecida e igual de ser escolhido.
Amostra estratificada: A população é dividida em grupos randômica mutualmente excludentes (como grupos de idade) e amostras randômicas são sorteadas para cada grupo.
Amostra de agrupamento (área): A população é dividida em grupos mutualmente excludentes (como quarteirões) e o pesquisador sorteia uma amostra de grupos para ser entrevistada