SóProvas


ID
2650267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do planejamento estratégico, julgue o seguinte item.


O diagnóstico estratégico possibilita a identificação dos pontos fortes e fracos, assim como das fraquezas e das oportunidades das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Certo

     

    Análise SWOT

  • O diagnóstico estratégico possibilita a identificação dos pontos fortes (FORÇAS) e fracos (FRAQUEZAS) = VARIÁVEIS INTERNAS E CONTROLÁVEIS , assim como das fraquezas (PONTOS FRACOS) e das oportunidades (VARIÁVEIS EXTERNAS -> Ñ CONTROLÁVEIS das organizações.

    Prof Rafael Barbosa (site:profrafaelbarbosa.com) "Errado: O diagnóstico estratégico, normalmente realizado por meio da análise SWOT, identifica as forças (pontos fortes) e fraquezas (pontos fracos) - variáveis internas controláveis; e as ameaças e oportunidades – variáveis não controláveis.
    A meu ver, o item está errado, tendo em vista que repetiu a variável interna desfavorável ponto fraco ou fraqueza, sem fazer menção às ameaças."

  • Comentário: No diagnóstico estratégico, a análise do ambiente interno tem como resultado a apresentação dos pontos fortes e fracos (fraquezas). Por sua vez, a análise do ambiente externo corresponde ao estudo dos fatores que possam representar oportunidades e ameaças para os negócios da organização. Dessa forma, pontos fortes, pontos fracos, fraquezas e oportunidades são identificados no diagnóstico estratégico.

    Gabarito: certo

    https://voceconcursado.com.br/blog/impossiblidade-de-recurso-na-prova-de-administracao-geral-ajaa-stj/

     

    Mas na minha hulmide opnião a assertiva está errada, pois as variáveis externas que não são controláveis são as AMEAÇAS E AS OPORTUNIDADES e não fraquezas e oportunidades. 

  • O gabarito está correto não por se referir exclusivamente a ferramenta de diagnóstico estratégico SWOT, pois restaria "ameaças" para estar correta.  Paludo (2013) afirma que a finalidade do diagnóstico estratégico é identificar os pontos fortes e fracos da organização, e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo. Nas organizações privadas analisam-se também os clientes, os concorrentes que a empresa terá que enfrentar, os novos produtos e/ou produtos substitutos, e a possível interferência das ações de governo em seu negócio.

    Diz ainda o ilustre autor que praticamente todas as organizações utilizam como ferramenta a análise Swot  para construir um mapa situacional, com base na identificação das forças e fraquezas da organização e das oportunidades e ameaças existentes no ambiente. Registra-se que existem outras ferramentas para o diagnóstico estratégico.

    Assim, a assertiva, apesar de não citar as ameças, disponível na ferramena SWOT, encontra-se plenamente correta, pois cita como possibilidade a identificação de pontos fortes, pontos fracos/fraquezas e oportunidades na realização de um diagnóstico estratégico, não havendo margem para dúvidas.

  • Gabarito certo. A questão ficou incompleta, mas não incorreta. Se tivesse dito que fraqueza e oportunidade são variáveis externas, aí sim estaria errado. No caso, a banca não citou a variável externa Ameaça, apenas repetiu os pontos fracos.

  • Maldosa, em inumeros casos a banca a consideraria errada. Por se tratar de "falta de paralelismo, inferência não consonante com a matriz SWOT".

    .

    "O diagnóstico estratégico possibilita a identificação dos pontos fortes e fracos, assim como das fraquezas (REDUNDÂNCIA - SINÔNIMO DE FRACOS -, CLARAMENTE ESTÁ NO LUGAR DE 'AMEAÇAS') e das oportunidades das organizações."

    .

    A pegadinha é achar a pegadinha e não a considerar como tal?! hahaha Na minha opnião, acredito que o organizador ou errou a redação ou o gabarito.

    .

    No mais, essa questão deveria ser anulada por não avaliar nada! Quem não perceber a troca de "ameaças" por "fraquezas" marcará certo e quem a julgá-la como correta tb.

    .

    God's will

  • Gabarito C.

     

    Matriz SWOT: ferramenta criada por ALBERT HUMPHREY na universidade de STANFORD na década de 1.970. Foi adotada na NAP (Nova Administração Pública em 1.990 - governo Collor / FHC).

    S = Força (interno)

    W = Fraqueza (interno)

    O = Oportunidade (externo)

    T = Ameaça (externo)

     

    A questão não disse nada a respeito de ser externo ou interno, por isso eu considerei CORRETA. 

  • ANÁLISE SWOT  (FOFA)

    VARIACOES

    -EXTERNAS: Ameaças e oportunidades→Não controláveis

    -INTERNAS: Pontos fortes e pontos fracosControláveis

    -----------

    FORTE (variáveis internas) – controladas.

    OPORTUNIDADES (variáveis externas) – incontroladas.

    FRACO (variáveis internas) – controladas.

    AMEAÇAS (variáveis externas) – incontroladas.

  • Ainda tem gente que comenta concordando com esse gabarito.

    Questão para anotar,refletir e respirar fundo...

     

                                                        SEJA FORTE,NÃO DESISTA!!!

  • GAB:C

     

    Um dos passos fundamentais do planejamento estratégico é a que “situamos” a organização frente a seu ambiente interno e externo. Muitos autores chamam esta etapa de diagnóstico estratégico.

     

    A ferramenta utilizada para fazer esse diagnóstico: análise SWOT

    Ferramenta a qual nos permite analisar os pontos Internos: Pontos fortes e pontos fracos, assim como os Externos:Ameaças e oportunidades.

     

    Fonte:Rennó

  • CESPE é interpretação, estratégia, visão sistêmica E PONTO FINAL (rs)

  • FRANQUEZA=AMEAÇA?

  • É só pegar algum autor X que fala o contrário de todos os outros autores renomados e estudados e ferrar com os concurseiros. Ser examinador do CESPE é fácil.

  • ué...., não seria uma AMEAÇAS?   variáveis externas – incontroladas.

    assim como as OPORTUNIDADES  são variáveis externas– incontroladas.

    fraqueza!

    errei por isso,  misericórdia é uma interpretação ampla CESPE tem.. 

  • Pois é, Cris... Fui no mesmo sentido e me lasquei também.

     

    Ah Cespe =///

  • Avepainosso#

  • Oi???

    Fraquezas e oportunidades?

    Acho que essa questão tá errada, mas o gabarito foi dado com certo.

     

  • A análise Swot é uma ferramente de diagnóstico organizacional. Fui nessa lógia e marquei C.

  • Como disseram em outra questão essa prova foi cheia de (falsas)pegadinhas.

    Cespe imitando bancas fuleiras.... 

  • visão da cúpula da empresa.. visão aéria...

  • Pela "lógica interpretativa" coloquei certo, por conhecer a CESPE marcaria ERRADO kk
    Avante!

  • A quantidade de gente defendendo esse gabarito evidentemente errado é de se assustar.
  • Não concordo que Ameaça seja igual a Fraqueza, masssss... cespe é cespe :/

  • ANÁLISE SWOT..SIMPLES.. UMA FERRAMENEA USADA NA ORGANIZAÇÃO.. GABARITO "CERTO"

  • Existem várias ferramentas de diagnóstico organizacional (ou de auditoria de posição como alguns autores chamam). A mais conhecida é a Análise SWOT que  é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação. O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de:

     

    Forças (Strengths);

    Fraquezas (Weaknesses);

    Oportunidades (Opportunities); e

    Ameaças (Threats).

     

    Vi um pessoal comentando sobre a CESPE estar considerando fraquezas como sinônimo de ameaças. Semanticamente falando não há essa interpretação. Ora, a banca apenas disse que o diagnóstico estratégico possibilita a identificação das fraquezas e das oportunidades sem restringir o mesmo a apenas isso. Se a banca tivesse dito que possibilita a identificação apenas das fraquezas, aí sim estaria excluindo as ameaças e, portanto, seria incorreto, mas não é o caso. A possibilidade de identificação das fraquezas não exclui a identificação das ameaças. Não é porque a banca não colocou que isso invalida a assertiva, uma vez que, repito, não houve qualquer restrição às fraquezas.

     

    ------------------- 

    Gabarito: Certo

  • cadê o professor pra comentar este absurdo????

  • O pessoal fica preocupado com explicações técnicas baseadas em livros, exigindo o "pé da letra" do que Lê nos livros e blá blá blá. Pragmaticamente: a questão trata da matriz swot que é uma ferramenta de diagnóstico estratégico. Houve a troca de algumas palavras ( fraquezas e forças por pontos forte e fracos) mas a ideia apresentada corresponde com o modelo. Questão certa. Segue o barco

  • Concordo com o colega Rafael Marinelli. FRAQUEZA é algo BEM DISTINTO de AMEAÇA. Segundo a análise SWOT, o primeiro trata-se de ambiente interno(empresa) e o segundo de ambiente externo(mercado). Questão certamente anulável à luz da literatura acadêmica.

  • Minha Nossa Senhora do Absurdo!

  • Quando eu penso que entendi... opa, #sqn

  • No ambiente interno – direto, operacional, de tarefa:
    1 - Forças 
    2 - Fraquezas 
    A empresa consegue ter um controle sobre elas. SAO CONTROLÁVEIS. 
    (concorrentes diretos, fornecedores, distribuidores, clientes)

    No ambiente externo – indireto, macroambiente ou ambiente conceitual: 
    3 - Oportunidades 
    4 - Ameaças 
    A empresa não consegue ter um controle sobre elas. SAO INCONTROLÁVEIS.
    (variáveis culturais, demográficas ou sociais são exemplos)

     

    Metodologia para a elaboração do planejamento estratégico proposta por Djalma de Oliveira:

    Fase I - diagnóstico estratégico: 
    a) Identificação da Visão;
    b) Identificação dos valores;
    c) Análise externa; d) Análise interna; 
    e) Análise dos concorrentes.
     

    GAB CERTO (ou seja, análise swot)

  • nas questoes constumo analisar por partes e me fazer perguntas diretas

    Acerca do planejamento estratégico, julgue o seguinte item. 

    O diagnóstico estratégico possibilita a identificação dos pontos fortes e fracos, assim como das fraquezas e das oportunidades das organizações.

     

    O diagnostico identifica pontos fortes? SIM

    identifica pontos fracos? SIM

    Identifica fraquezas? SIM

    identifica oportunidades? SIM

    Dá a entender que só realiza essas atividades de modo exclusivo? NÃO!  (faltou citar ameaças, mas não excluiu)

    então ok

  • CORRETA!!!!

     

    EU NÃO VEJO ERRO NA QUESTÃO.

    NÃO VI, EM MOMENTO ALGUM, O CESPE DANDO FRAQUEZAS COMO SINÔNIMO DE AMEÇAS, ELE APENAS NÃO CITOU OS OUTROS PONTOS (AMEAÇAS E FORÇAS) E ISSO NÃO SIGNIFICA QUE A QUESTÃO ESTÁ ERRADA.

     

    CONCORDO COM A KARINA

  • Galera, não é simplesmente "certo". O ítem foi redundante, porque pontos fracos é sinônimo de fraqueza, que é uma identificação de característica interna organização. Fraqueza é bem distinto de ameaça. Daí, ok, o item está certo, mas foi bem safado. 

  • GABARITO CERTO

    O Planejamento Estratégico  é o conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, visando à consecução de objetivos, a fim de alcançar o sucesso.

     

    ESTRATÉGICO 

                                                   o - Muito Amplo

                                                   o - Alto Grau de Complexidade

                                                   o - Longo Prazo

     

    1.     Forças e fraquezas da empresa; ( SWOT)

    2.    Valores pessoais dos principais implementadores (ou seja, gerenciamento e conselho);

    3.    Oportunidades e ameaças da indústria; e

    4.    Expectativas societárias mais amplas

  • A questão pode ser a mais certa do mundo, mas se for CESPE eu sempre vou marcar com medo.

  • Questão que ajuda quem não estudou com aprofundamento em detrimento de quem tem maior conhecimento no assunto.

     

    Deveria ser ANULADA.

  • Pena de quem vai fazer prova do MPU com essa banca kkkkk.   A redação do item ainda é ambigua no sentido de que as oportunidades seriam da organização , ou seja , a organização possui /controla as oportunidades , o que é totalmente equivocado.

     

    Tanto que a literatura diferencia os termos em análise organizacional (interna) e análise ambiental (externa).  Aquela refere-se aos aspectos controláveis , esta aos aspectos incontroláveis 

     

  • Esse diagnóstico é feito pela ferramenta de desempenho analise swot.

     

  • Fraquezas = Ameaças? Q isso heim. Deveria ser anulada.

  • Acho que comeram a ameaça e reforçaram a fraqueza.  hahahah

     

    MAs isso não torna a questão incorreta. 

  • Questão pra pular e seguir adiante!

  • SWOT é uma das ferramenta de planejamento estratégico.

  • CERTO

    (essa questão ficou ambígua)

     

    "Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento."

     

    - Rodrigo Rennó (2013)

  • CESPE >>>>>> CENTRO ESPECIALIZADO EM SABOTAGEM, PUTARIA E ESCÂNDALO.

  • Uma questão dessa não mede conhecimento, nem valoriza horas de estudos. Apenas se o candidato estava atento ou não, podendo ter ocorrido nas últimas das questões da prova, já cansaço batendo, enfim. Desnecessário.

  • Uma questão dessa não mede conhecimento, nem valoriza horas de estudos. Apenas se o candidato estava atento ou não, podendo ter ocorrido nas últimas das questões da prova, já cansaço batendo, enfim. Desnecessário.

  • Se vc errou, então está indo bem.

  • Isso só pode ser brincadeira, sério. Como que ninguém anulou essa?

  • Uma hora é diagnóstico outra hora já não é. Que inferno!!!

    Gab: C

  • CESPE - 2018 - STM - Técnico Judiciário - Área Administrativa: A metodologia SWOT é uma ferramenta de análise comumente utilizada em processos de planejamento estratégico que permite analisar, de forma complementar, cenários internos e externos de uma dada organização. C.

    CESPE - 2019 - PGE-PE - Analista Administrativo de Procuradoria: Conforme o modelo SWOT, em um concurso público, a possibilidade de serem selecionados profissionais com alto grau de competência é considerada uma oportunidade, enquanto a seleção de muitas pessoas inexperientes é considerada uma ameaça. C.

  • Passível de anulação e não há o que se discutir.

    O que FRAQUEZA tem a ver com AMEAÇA?

    Fraqueza = Ponto Fraco da Organização, Ambiente Interno.

    Questão

    ERRADA.

  • No ambiente interno – direto, operacional, de tarefa:

    1 - Forças 

    2 - Fraquezas 

    A empresa consegue ter um controle sobre elas. SAO CONTROLÁVEIS. 

    (concorrentes diretos, fornecedores, distribuidores, clientes)

    No ambiente externo – indireto, macroambiente ou ambiente conceitual: 

    3 - Oportunidades 

    4 - Ameaças 

    A empresa não consegue ter um controle sobre elas. SAO INCONTROLÁVEIS.

    (variáveis culturais, demográficas ou sociais são exemplos)

    Tenho tais anotações no resumo aqui, não vi tanta diferença assim, até pq o cespe já cobrou nomenclaturas similares anteriormente. GAB CERTO.

  • A pessoa que não tiver estudado, responde certo essa com conhecimento de "mundo" e a que estudou vai errar provavelmente kkkk piada

  • Ele nao usou a expressão fraqueza como sinônimo de ameaça para deixar a questao errada, ele usou como sinonimo de ponto fraco mesmo para ser redundante e repetir um aspecto da análise SWOT, o item está redundante mas não está errado... é um raro caso que o examinador faz jus a lógica corretamente ao inves de ser bitolado

  • O diagnóstico estratégico possibilita a identificação dos (pontos fortes e fracos, assim como das fraquezas e das oportunidades das organizações.) SWOT

    A questão está corretíssima.

    A análise SWOT é feita no diagnóstico (do planejamento estratégico) e ela possibilita identificar as FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS.

    Esse "fraqueza" onde seria "ameaça", provavelmente foi erro de digitação ou do qc ou da banca, mas não torna a questão incorreta.