-
A funcionalidade de NAT consiste no procedimento de translado de endereços de uma rede para a outra. Essa técnica possibilita esconder os endereços do segmento interno da rede e a conexão de uma grande quantidade de máquinas à internet, fazendo uso de uma quantidade pequena de endereços válidos, ou fazendo uso de endereços administrativos.
O NAT possibilita que uma rede utilize um conjunto de endereços internos e um conjunto diferente de endereços quando negociando com redes externas. Ele por si mesmo não provê segurança, mas ajuda a esconder a topologia lógica da rede interna e força, assim, que todas as conexões sejam realizadas via um único ponto de passagem.
Quando uma máquina da rede interna envia um pacote para fora de sua rede, o NAT modifica o seu endereço de origem, de forma que o pacote pareça ter vindo de um endereço válido para a Internet. Quando uma máquina externa envia um pacote para dentro da rede, o NAT modifica o endereço de destino, visível externamente, em um endereço interno. Existem algumas vantagens em utilizar esse recurso do firewall, o NAT:
Fonte: https://www.diegomacedo.com.br/a-importancia-de-uma-nat-e-de-uma-vpn-para-a-seguranca-da-informacao/?print=print
-
Sabendo que os IPs públicos (IPv4) são um recurso limitado e actualmente escasso, o NAT tem como objectivo poupar o espaço de endereçamento público, recorrendo a IPs privados.
Os endereços públicos são geridos por uma entidade reguladora, são pagos, e permitem identificar univocamente uma máquina (PC, routers,etc) na Internet.
Por outro lado os endereços privados apenas fazem sentido num domínio local e não são conhecidos (encaminháveis) na Internet, sendo que uma máquina configurada com um IP privado terá de sair para a Internet através de um IP público.
A tradução de um endereço privado num endereço público é então definido como NAT e está definido no RFC 1631.
FONTE: pplware
-
Certa
Em redes de computadores, NAT, Network Address Translation, também conhecido como masquerading é uma técnica que consiste em reescrever, utilizando-se de uma tabela hash, os endereços IP de origem.
IPv4
Protocolo da internet
O Protocolo de Internet versão 4 é a quarta versão do Protocolo de Internet. Ele é um dos principais protocolos de padrões baseados em métodos de interconexão de redes na Internet, e foi a primeira versão implementada para a produção da ARPANET , em 1983. Ele ainda roteia a maior parte do tráfego da Internet de hoje, apesar da contínua implementação de um sucessor do protocolo, o IPv6.
-
Certa
Em redes de computadores, NAT, Network Address Translation, também conhecido como masquerading é uma técnica que consiste em reescrever, utilizando-se de uma tabela hash, os endereços IP de origem.
-
Um mecanismo chamado Network Address Translation (NAT): Ele permite a um usuário ter internamente em sua rede doméstica uma grande quantidade de endereços e, externamente, possuir apenas um endereço (ou um pequeno conjunto de endereços). Qualquer rede doméstica pode utilizar um endereço da nossa tabela sem a necessidade de pedir permissão para provedores de internet.
Logo, sempre que um pacote sai da rede privada para a internet – passando por um roteador NAT – tem seu endereço de origem substituído pelo endereço do Roteador NAT.
Dessa forma, se eu tiver 10 equipamentos conectados ao mesmo roteador na minha rede local, todos eles apresentarão um único endereço IP público e vários endereços privados.
Em suma, ele traduz endereços privados (que existem apenas dentro de redes internas) para endereços públicos (que existem na internet e é utilizada por provedores e servidores de internet).
GABARITO: CERTO.
Prof. Diego Carvalho.
-
Tradução de Endereços de Rede (NAT)
O número de usuários domésticos e pequenas empresas que querem usar a Internet está sempre crescendo. No início, um usuário era conectado à Internet por meio de uma linha discada, o que significa que ela era conectada por um período específico. Um ISP com um bloco de endereços poderia alocar dinamicamente um endereço a esse usuário. Um endereço era alocado a um usuário quando era preciso. Entretanto, a situação agora é diferente. Os usuários domésticos e pequenas empresas podem ser conectados por uma linha ADSL ou um cable modem. Além disso, muitos não ficam satisfeitos com apenas um endereço; criaram pequenas redes com vários hosts e precisam de um endereço IP para cada host. Com a falta de endereços, isso se tornou um sério problema. Uma solução rápida é a chamada NAT.
O NAT permite a um usuário ter internamente um grande conjunto de endereços e, externamente, um endereço ou então um pequeno conjunto de endereços. O tráfego interno pode usar o conjunto grande; já o tráfego externo, o conjunto pequeno.
Fonte: Forouzan
-
Exato! No entanto "Apesar de todas as soluções de curto prazo (Ex: DHCP, NAT, etc), o esgotamento de endereços ainda é um problema de longo prazo para a Internet. Esse e outros problemas no protocolo IP em si – como a falta de tratamento específico para transmissão de áudio e vídeo em tempo real e a criptografia/autenticação de dados para algumas aplicações – têm sido a motivação para o surgimento do IPv6 (IP Versão 6)".
Prof. Diego Carvalho (Estratégia Concursos)
-
Certo.
O NAT (Network Address Translation – Tradução de Endereços de Rede) faz a tradução dos endereços IPs e portas TCPs da rede local para a Internet. Ele surgiu como uma alternativa real para a solução do problema de falta de endereços IPv4 na Internet. Para navegar na Internet um computador precisa de um IP válido. Se cada computador de uma rede interna tivesse um IP válido para Internet, não teríamos endereços IPv4 suficientes para suprir toda a demanda de máquinas conectadas atualmente à Internet.
A criação do NAT veio como alternativa para solucionar o problema, ou até mesmo fornecer uma forma paliativa até a implementação do IPv6.
O papel do NAT consiste em traduzir os endereços privados que não são válidos na Internet para um endereço válido, ou seja, que possa navegar na Internet.
Fonte: meus resumos (grancurso; estúdio aulas)
-
O NAT (network address translation) é uma solução para distribuir IPs públicos que
são acessados via Internet. Um tipo de NAT é o NAT-PT, que traduz automaticamente
endereços IPv6 para IPv4 e é direcionado às redes internas de uma organização.
-
O NAT é um protocolo da camada de rede que está presente nos roteadores. Ele é responsável por criar IPs virtuais dentro de um rede, por isso, é possível [e já foi cobrado], que duas redes privadas tenham o mesmo endereço IP, porque o NAT do meu roteador aqui em casa pode gerar um IP idêntico ao NAT do seu roteador aí na sua casa. Porém, do roteador para frente [isto é, da sua casa para a rede pública], o IP é único e é capaz de identificar um computador na rede mundial de computadores.
-
Gab C
o protocolo N.A.T existe para resolver o problema de maquinas com o mesmo endereço IP dentro de uma rede LAN.
O DHCP fornece o IP privado, dentro de uma rede, podendo acontecer desse IP ser repetido. Então, como cada maquina precisa de seu IP para que ocorra a comunicação com a rede externa (internet), o NAT atua na tradução. Ele usa uma tabela de endereçamento, que cria portas fictícias, momento em que o IP do roteador da lan para fora vai rodar com um IP público. não privado.
-
O NAT permite que as redes IP privadas que usam endereços IP não registrados se conectem à Internet. Além disso, ele pera normalmente em um roteador ou em um firewall.
-
CERTA,
A Conversão de Endereço de Rede (NAT) foi projetada para conservar o endereço IP. Ela permite que as redes IP privadas que usam endereços IP não registrados se conectem à Internet. A NAT opera em um roteador, que geralmente conecta duas redes entre si e converte os endereços privados (não exclusivos globalmente) na rede interna em endereços legais, antes que os pacotes sejam encaminhados para outra rede.
NAT pode ser configurada para anunciar para o resto do mundo apenas um endereço para toda a rede, proporcionando segurança adicional ao ocultar o fato de que a rede interna está por trás desse endereço
FGV 2015 - Uma empresa precisa compartilhar um único endereço IP válido para dar acesso à Internet a todos os equipamentos de um escritório. O administrador de redes informou que isso pode ser facilmente implementado por meio da instalação de um equipamento com NAT; CERTA
CESPE - 2018 - EBSERH - Analista de Tecnologia da Informação
Considere que, em um serviço de banda larga doméstica, o endereço IP privado, entregue para o computador do usuário, não navega diretamente na Internet sem passar pelo roteador. Nesse caso, o tráfego originado na rede privada, ao passar pelo roteador e acessar a Internet, caracteriza um processo de NAT (network address translation). CERTA
CESPE / TCE-RN Provas: CESPE - 2009
A técnica de NAT, que proporciona o uso racional das faixas de endereçamento disponíveis, permite mapear todos os endereços de uma rede privada em um único endereço válido publicamente. CERTA
-
gab c
Protocolo NAT - Camada de rede - TCP
faz uso de Tabela hash!
Existe devido ao esgotamento de IPV4, o que faz com que eles se repitam. Os dados não podem sair do roteador para fora com um mesmo IP de outra máquina. Por isso, o roteador realiza o NAT. Atribuindo um Ip diferente para o dado ao sair para a rede pública. Atuação com portas fictícias para recebimento.
O Conceito do NAT é permitir que vários computadores de uma rede interna acessem a internet utilizando um único IP válido, com isso, muito mais computadores poderão se conectar sem esgotar os 4.294.967.296 endereços. “Com o uso do NAT, os computadores da rede interna, utilizam os chamados endereços privados
-
Gabarito: certo
ENDEREÇOS PRIVADOS ---- >GERAM UM ÚNICO ENDEREÇO PÚBLICO.
(CESPE / CEBRASPE - 2016) A tecnologia NAT permite conectar a Internet a uma rede de dispositivos com espaço de endereçamento próprio, exigindo, para tanto, apenas um endereço IP válido.(certo)
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
Perfeito! O NAT converte endereço público em endereço privado com o intuito de contornar a limitação de números de endereços disponíveis. Lembrem-se que, para tal, ele utiliza uma tabela de conversão.
Gabarito: Correto
-
Eu acho errado isso. A frase diz que "...os endereços IP são modificados no cabeçalho dos pacotes em uma rede privada, ...".
Repetindo: ... EM UMA REDE PRIVADA, ...
Os endereços não são modificados na rede privada, são modificados AO SAIR da rede privada. Todo mundo aqui sabe disso e mesmo assim prefere abaixar a cabeça pra esses absurdos da cespe só pra aparecer.