-
Sobre a III
E. Bechara (2002, pág. 609) indica que:
[...] [se emprega vírgula] para separar orações coordenativas alternativas (ou, quer, etc), quando proferidas com pausa:
Ele sairá daqui logo, ou eu me desligarei do grupo.
OBSERVAÇÃO: Vigora esta norma quando ou exprimir retificação:
Teve duas fases nossa paixão, ou ligação, ou qualquer outro nome, que eu de nome não curo [...]1
Se denota equivalência, não se separa por vírgula o ou posto entre dois termos: Solteiro ou solitário se prende ao mesmo termo latino.
-
Gabarito - C
"O que é mais difícil de enfrentar, na vida artística: a resistência do público para quem sua obra se dirige ou a fama vertiginosa que alavanca (ops) a carreira de alguns artistas iniciantes para o topo do mercado em algumas semanas?"
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
I. A vírgula imediatamente após enfrentar pode ser suprimida sem prejuízo para a correção e o sentido da frase.
→ Correto, o termo "na vida artística" tem função de adjunto adverbial de lugar, como o termo se encontra no final da oração, esta vírgula é facultativa.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
II. Acrescentando-se uma vírgula imediatamente após público, o período permanece correto, mas o público em questão passa a ter caráter mais abrangente.
→ Errado, para transformarmos a oração subordinada substantiva restritiva em oração subordinada substantiva explicativa, devemos acrescentar 2 vírgulas para isolar o trecho explicativo. Isso faz com que o termo "público" tenha caráter mais abrangente.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
III. Pode-se acrescentar uma vírgula após dirige, sem prejuízo da correção e do sentido da frase, uma vez que “ou” é conjunção alternativa.
→ Correto, como já explicado pela colega Nathália. Lembrando que: A vírgula que separa orações coordenadas alternativas é facultativa.
* Comentário devidamente corrigido quanto ao item II.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing
-
O erro do item III não é por que precisa de outra vírgula após a palavra "dirige" para se tornar explicativa, cando caráter mais abrangente ao público?
"O que é mais difícil de enfrentar, na vida artística: a resistência do público , para quem sua obra se dirige , ou a fama vertiginosa que alavanca (ops) a carreira de alguns artistas iniciantes para o topo do mercado em algumas semanas?"
II. Acrescentando-se uma vírgula imediatamente após público, o período permanece correto, mas o público em questão passa a ter caráter mais abrangente. colocando só uma vírgula o período fica incorreto.
-
Sobre a questão II,
acho que o erro é que para mudar a oração restritiva para explicativa, devemos acrescentar 2 vírgulas para isolar o trecho explicativo, e não somente 1 vírgula.
-
Aprendi que nas orações coordenadas, com exceção da aditiva (cujo uso é facultativo no caso de sujeitos diferentes), SEMPRE usa-se vírgula... Errei a questão por não ter conhecimento de que:
"[...] [se emprega vírgula] para separar orações coordenativas alternativas (ou, quer, etc), quando proferidas com pausa:
Ele sairá daqui logo, ou eu me desligarei do grupo." (Comentário de Nathalia Alves)
Bons estudos!
-
Sérgio Farias, seu comentário sobre a alternativa 2 está equivocado, o "se" empregado na frase, somado ao VTDI "dirigir" faz com que a oração esteja na voz passiva sintética, cujo sujeito da mesma é "sua obra".
O erro da assertiva é afirmar que o uso de uma vírgula após "público" seria suficiente, quando séria necessária outra vírgula após "dirige" isolando a oração subordinada adjetiva explicativa.
-
Renato Laurent
para quem sua obra se dirige ( PASSIVA)???
-
Trt/BA, está na voz passiva sintética.
Vtdi+se.
Na voz passiva analítica, ficaria: " Para quem sua obra é dirigida.
Sujeito passivo: " Sua obra".
-
É isso mesmo, obrigada pela explicação!
-
Essa prova do metrô foi de lascar.
-
Observem:
I. A vírgula imediatamente após enfrentar pode ser suprimida sem prejuízo para a correção e o sentido da frase. Perfeita!
O que é mais difícil de enfrentar, na vida artística: a resistência do público para quem sua obra se dirige ou a fama vertiginosa que alavanca (ops) a carreira de alguns artistas iniciantes para o topo do mercado em algumas semanas?
Como "na vida artística" é um adjunto adverbial e está em sua posição natural que é o final da oração, a vírgula será facultativa.
II. Acrescentando-se uma vírgula imediatamente após público, o período permanece correto, mas o público em questão passa a ter caráter mais abrangente. Errado!
Nesse caso seria necessário, um par de vírgulas, somente uma deixaria a oração "mancando".
III. Pode-se acrescentar uma vírgula após dirige, sem prejuízo da correção e do sentido da frase, uma vez que “ou” é conjunção alternativa. Perfeita!
A vírgula antes de ou é utilizada para separar orações coordenadas alternativas, bem como para exprimir retificação.
Letra C.
-
onde seria essa segunda virgula do item 2 das explicações? não consegui entender . se alguém puder indicar, fica aqui o meu muito obrigado .
-
Um sonhador,
Ficaria assim:
O que é mais difícil de enfrentar, na vida artística: a resistência do público, para quem sua obra se dirige, ou a fama vertiginosa que alavanca (ops) a carreira de alguns artistas iniciantes para o topo do mercado em algumas semanas?
Consegue perceber que “para quem sua obra se dirige” está explicando quem é o público que o artista enfrentaria a resistência?
-
-
Acho que o erro da ll é faltar outra vírgula pra isolar
-
Em I, a existência da vírgula constitui mero aparato estilístico, sendo facultativa, já que separa adjunto adverbial que está no seu lugar devido, ou seja, no final da oração. Dessa forma, a supressão da vírgula não resulta em incorreção gramatical. A assertiva está correta.
Em II, caso acrescentemos uma vírgula após “público”, para a manutenção da correção gramatical, seria necessária também uma vírgula após “obra”. Fazendo-se isso, a oração “para quem sua obra se dirige” deixaria de ser restritiva e passaria a ser explicativa. Dessa forma, o público não seria restrito, e sim abrangente. Porém, repitamos: pondo somente vírgula após “público”, a frase ficaria incorreta. Seria necessária mais uma vírgula após “obra”. A assertiva está errada.
O item está correto, pois a gramática normativa permite o uso de vírgulas antes de conjunções alternativas, como é o caso de “ou”. A assertiva está correta.
-
Se não ler o trecho inteiro, se estrepa.