-
Gabarito (B) A única alternativa que apresenta corretamente o verbo ser (fosse) + particípio (vendida).
-
Os erros das letras C e E:
c) ...na imagem banal de pop star que lhe oferecem? (são oferecidas) - o certo seria "é oferecida".
e) ...a resistência do público para quem sua obra se dirige... (é dirigido) - o certo seria "é dirigida"
Se eu estiver errada, por favor, avisem-me.
-
Continuo não entendendo o que a questão quer....
-
Questão cruel de ser entendida mesmo...
-
fui pela flexãao do verbo que ta no subjuntivo
-
Questão exige atenção tanto na Flexão, quanto na concordância!
Gabarito B
-
as duas que são passíveis de dúvida:
b) promovida por alguém que não vendesse sensualidade barata = sensualidade barata não fosse vendida ...
c) Como não se espelhar na imagem banal de pop star que lhe oferecem = a imagem banal lhe é oferecida (ao público)...
-
Não entendi.
Só li a frase (sem alterar a flexão de nenhuma palavra) usando o verbo entre parenteses.
Deu certo GAB: B
-
Alguém sabe explicar o erro da letra A?
-
Se eu estiver errado corrijam. O erro da letra A consiste em que na passagem da voz ativa p/ passiva sintética, o sujeito DEVE SER INDETERMINADO, já que o próprio OD da oração vira sujeito e o agente da passiva fica implícito. A oração 'quem nunca...' é o sujeito do verbo levante. Quem nunca teve o azar levante a mão. Tenha levantada a mão quem nunca teve o azar. Levante-se a mão [Não há agente da passiva na voz sintética]
-
Acho que o erro da C é pq o verbo está como VTI, e não Voz passiva é só com VTD/ VTDI
-
Na verdade toda vez que erro uma questão é por não saber o que o enunciado pede. LESADA! O pior é que sei a regra e caio no conto da FCC.
VAMOS LÁ, NAO ERRAREMOS MAIS!!!
Nesse tipo de questão devemos olhar a transitividade do verbo: Voz passiva só aceita VTD. Então vamos riscar do mapa VTI ou VL.
EM SEGUIDA: SER + PARTÍCIPIO (voz passiva analítica)
RESPOSTA: B
-
Acredito que a única coisa que a questão está pedindo e qual alternativa está mudando da passiva pra ativa ou da ativa pra passiva; nesse caso, somente na letra B acontece essa TRANSPOSIÇÃO.
*Erros, por favor , me notifiquem.
-
(Complementando)
Os erros das letras C e E:
c) ...na imagem banal de pop star que lhe oferecem? (são oferecidas) - o certo seria "é oferecida a imagem".
e) ...a resistência do público para quem sua obra se dirige... (é dirigido) - o certo seria "é dirigida a obra"
-
Virou moda a FCC cobrar apenas a mudança de voz, tempo e modo verbal e esquecer a concordância, clareza e por aí vai.
Bem que poderiam ser um pouco mais claros em seus enunciados. Parece que querem cobrar qualquer coisa, menos conhecimento da língua.
-
Na minha opinião esta questão não possui gabarito, se fossemos levar em consideração o contexto da oração no texto, porém, olhando de forma objetiva somente os verbos "se vendesse" e "se fosse vendida". Podemos até aceitar como certa a alternativa b.
-
Alguém poderia me ajudar explicando o erro da letra "A"? Não entendi a explicação do colega Bernard.
-
Qual foi o erro do item A ? Não entendi a explicação acima.
-
os erros gramaticais nas demas alternativas além da B são claros, o que por eliminação se chega na alternativa certa
-
Alguém para explicar a letra a), por favor?
-
-
só por exclusão mesmo, pois entender o enunciado é difícil...
-
Fiquei surpreso com as estatísticas da questão, porque a minha dúvida foi entre A e B.
O colega denis ramon disse que o verbo "levantar" é intransitivo, mas os dicionários Michaelis e Priberam classificam ele como VTD na maioria dos casos. Para mim, poderia ficar "que levante-se a mão de quem nunca teve o azar..."
Em relação à B, achei a "menos estranha", porque o verbo vender é claramente VTD. Para mim, ficaria "que sensualidade barata não fosse vendida...".
Enfim, sigamos em frente.
-
A alternativa (A) está errada. É claro que "Levante-se" apresenta voz passiva sintética, pois o verbo "Levante" é transitivo direto, o pronome "se" é apassivador, e o termo "a mão" passa a sujeito paciente. Porém, em relação à voz ativa "Levante a mão quem nunca teve o azar", a banca queria que o candidato percebesse que o termo "quem nunca teve o azar" é o sujeito agente, e com isso deveria haver o agente da passiva, o que normalmente não ocorre na voz passiva sintética.
A alternativa (B) é a correta, pois o pronome relativo "que" ocupa a função de sujeito agente, o verbo "vendesse" é transitivo direto e "sensualidade" é o objeto direto. Com a transposição, o objeto direto passa a sujeito paciente, o verbo "vendesse" recebe o verbo ser no mesmo tempo verbal para liberar tal verbo a ficar no particípio.
Voz ativa: alguém que não vendesse sensualidade
Voz passiva: alguém por quem não fosse vendida sensualidade
A alternativa (C) está errada, pois, com a transposição, o objeto direto "que", o qual é pronome relativo e retoma "imagem banal de pop star" passa a sujeito paciente. Assim, a forma correta seria: na imagem banal de pop star que lhe é oferecida.
A alternativa (D) está errada, pois o verbo "esteja” é de ligação "apaixonado" é o predicativo. Assim, ocorre o predicado nominal, e não cabe transposição para a voz passiva.
A alternativa (E) está errada, pois, com a transposição, o objeto direto "sua obra" passa a sujeito paciente. Assim, a forma correta seria:
para quem sua obra é dirigida.
Prof. Décio Terror
-
simplificando o erro da A com a explicação do prof. Décio Terror dada pela colega Guil, na voz passiva sintética, o agente da passiva não aparece na oração, logo, ao fazer a troca pelo que estava entre parênteses, a presença do agente da passiva (quem nunca teve o azar) torna a alternativa errada.
-
a) Errada. A frase "Levante a mão quem nunca teve o azar ..." está na voz ativa. Para que houvesse a transposição para a voz passiva, seria preciso construir a seguinte sentença: A mão SEJA LEVANTADA por quem nunca teve o azar (...). Nesse contexto, a expressão em destaque é uma locução verbal de voz passiva.
b) Esta é a resposta da questão. Em "alguém que não vendesse sensualidade", o verbo "vender" é transitivo direto, permitindo a conversão para a voz passiva. Nesse contexto, o termo "sensualidade" passa a exercer a função de sujeito paciente, termo com o qual o verbo "vender" deve concordar: Que a sensualidade não FOSSE VENDIDA por alguém. Na sentença construída, a expressão destacada é uma locução verbal de voz passiva, concordando em gênero (feminino) e número (singular) com "sensualidade", núcleo do sujeito.
c) Errada. O verbo "oferecer" é transitivo indireto, razão por que, segundo a tradição gramatical, não se admite a transposição para a voz passiva.
d) Errada. Na conversão de voz verbal, seria necessário que o verbo "apaixonar" permanecesse no singular, concordando com o termo "público".
e) Errada. A expressão "é dirigido", entre parênteses, deve ser substituída por "é dirigida", haja vista o gênero feminino do termo "obra".
-
depois de errar umas 20 questões deste modelo, acertei. kkkkkk
Não desista!
-
ALGUEM SABE EXPLICAR O QUE A QUESTÃO QUERIA ?
-
osso