-
Gabarito: D
Estoque mínimo ou de segurança (ES)
É um estoque “adicional", capaz de cobrir eventuais situações imprevisíveis, tais como: atrasos no tempo de reposição; cancelamento do pedido de compra (por diversos motivos); aumento imprevisto no consumo; rejeição dos itens comprados quando do recebimento (por exemplo, por inconformidade com as especificações).
Fonte: http://www.enap.gov.br/documents/52930/707328/Enap+Didáticos+-+Gestão+de+Materiais.pdf/76d26d48-37af-4b40-baf1-072a8c31236a
Ou seja, o estoque de segurança é usado somente em situações de emergência (como as descritas na alternativa D), nas quais o administrador se vê obrigado a utilizar esse estoque para que a empresa não sofra prejuízos.
-
O estoque de segurança é justificado para evitar faltas de estoque diante da variabilidade da demanda e a incerteza do ressuprimento (repor item faltante) do produto quando necessário.
-
A B estaria correta, não? Alguma justificativa?
-
Alguém pode comentar a letra C ?
-
Mesmo que a organização trabalhe com uma politica de minimização de estoques, primando pela economicidade, ainda trabalha-se com o chamado estoque mínimo ou de segurança, capaz de prover a continuidade do processo de trabalho ( ou produtivo) independente de ocorrências contingências. Os motivos para uso de estoque podem ser assim sintetizados:
Estoques podem proteges organizações eventuais de oscilações de demanda (álcool em gel por exemplo)
- Estoques podem proteges organizações eventuais de oscilações de mercado ( na hiperinflação do Plano Cruzado se estocava comida para fugir dos efeitos das altas do preço)
- Estoques podem ser uma oportunidade de investimento
- Estoques podem proteger de atrasos
- Grandes estoques podem implicar economia de escala
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre situações que justificam a manutenção de estoque de segurança.
O que é o estoque de segurança? Objetivamente falando, é um estoque adicional que visa atender a demanda da organização diante de situações imprevistas. São exemplos de situações imprevisíveis ao gestor de materiais: aumento da demanda do item, atrasos no tempo de reposição, cancelamento do pedido etc.
Com base no conceito acima, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D