14 ago Categorias: , BLOG.: ,
O MRP, Materials Requirement Planning ou Planejamento das Necessidades de Materiais, é uma técnica que determina a para atendimento de uma demanda de produção.
O MRP parte da definição de quais produtos devem ser produzidos,gera uma programação dos materiais que são necessários para que esta produção seja realizada, relaciona quais são as compras a serem realizadas e, se necessário, quais os produtos intermediários a serem fabricados e em que prazo.
Com o tempo os sistemas de computação desenvolvidos para atender o MRP evoluíram e expandiram seus limites abrangendo novas áreas da empresa como a financeira.
Surgiram os sistemas MRP II e o MRP passou também a ser conhecido como MRP I.
O MRP II, Manufacturing Resources Planning ou Planejamento dos Recursos de Manufatura ou ainda Planejamento dos Recursos de Produção, é uma técnica mais ampla que o MRP I. Além da programação de materiais, planeja os recursos a serem utilizados como a capacidade de máquinas, os recursos humanos e os recursos financeiros.
O MRP I e MRP II são metodologias que se inserem no Planejamento e Controle de Produção (PCP) utilizado para gerenciamento das atividades de manufatura e que apoiam a tomada de decisões no que se relaciona ao que e quanto será produzido, ao quando e como será elaborado.