SóProvas


ID
2654707
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Uma das desvantagens do orçamento base zero reside em

Alternativas
Comentários
  • O OBZ é uma é uma ferramenta estratégica utilizada pelas empresas na elaboração do Planejamento Orçamentário para um determinado período a partir de uma base zerada, ou seja, sem levar em consideração as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos de exercícios anteriores (a famosaBase Histórica).

    O gabarito aponta a Letra D, mas a letra C me parece muito plausível.

  • d)

    O orçamento base-zero tem como principal característica o não direito adquirido em relação ao orçamento anterior. O que isso quer dizer? Quer dizer que todo exercício (ano) deve haver um reexame crítico dos gastos governamentais, com justificativa para todos os recursos solicitados. É como se estivesse mesmo partindo do zero. Analisa, revê e avalia todas as despesas propostas e não apenas as das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente. Desta forma, sua elaboração demanda mais tempo e envolvimento dos funcionários.

  • O Orçamento Base-Zero proporciona informações detalhadas quanto
    aos recursos necessários para atingir os fins desejados, além de identificar os
    gastos excessivos e as duplicidades: pennite selecionar as melhores alternativas,
    estabelecermnahierarquia de prioridades, reduzir despesas e aumentar a eficiência
    na alocação dos recursos. No entanto, sua elaboração é trabalhosa, demorada e
    mais cara, além de desprezar a experiência acumulada pela organização
    .

    (Orçamento Público, AFO e LRF, Augostinho Paludo, 7ª Edição, 2017)

  • GABARITO: ITEM D.

    _______________________________________

    → Orçamento Público (...) Espécies de Orçamento.

    ___________

    ∟Orçamento Tradicional ou Clássico. ∟Orçamento de desempenho ou por realizações. ∟Orçamento de base zero ou por estratégia.

    ∟Orçamento-Programa. ∟Orçamento Participativo.

    ___________

     ∟Orçamento de base zero ou por estratégia: O orçamento de base zero consiste basicamente em uma análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos governamentais. Nesse tipo de abordagem, na fase de elaboração da proposta orçamentária, haverá um questionamento acerca das reais necessidades de cada área, não havendo compromisso com qualquer montante inicial de dotação. O processo do orçamento de base zero concentra a atenção na análise de objetivos e necessidades, o que requer que cada administrador justifique seu orçamento proposto em detalhe e cada quantia a ser gasta, aumentando a participação dos gerentes de todos os níveis no planejamento das atividades e na elaboração dos orçamentos. Esse procedimento requer ainda que todas as atividades e operações sejam identificadas e classificadas em ordem de importância por meio de uma análise sistemática para que os pacotes de decisão sejam preparados. Em regra, a alta gerência, por meio do planejamento estratégico, fixa previamente os critérios do orçamento de base zero, de acordo com cada situação. São confrontados os novos programas pretendidos com os programas em execução, sua continuidade e suas alterações. Isso faz com que os gerentes de todos os níveis avaliem melhor as prioridades, confrontando-se incrementos pela ponderação de custos e benefícios, a fim de que ocorra uma aplicação eficiente das dotações em suas atividades. Por isso, incluem-se entre as desvantagens a dificuldade, a lentidão e o alto o custo da elaboração do orçamento. Os órgãos governamentais deverão justificar anualmente, na fase de elaboração da sua proposta orçamentária, a totalidade de seus gastos, sem utilizar o ano anterior como valor inicial mínimo. Alguns autores consideram que o orçamento de base zero é uma técnica do Orçamento-Programa.

    _______________________________________

     

  • Se o OBZ não considera nada do passado, é muito possível que erros sejam perpetuados, não?  

  • LETRA D.

     

    ORÇAMENTO BASE ZERO:

    - OS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS DEVEM JUSTIFICAR ANUALMENTE, NA FASE DE ELABORAÇÃO DA SUA PROPOSTA, A TOTALIDADE DE SEUS GASTOS.

    - ANÁLISE É CRÍTICA.

    - INCOMPATÍVEL COM O LONGO PRAZO E MÉDIO PRAZO.

    - ORÇAMENTO É LENTO E CUSTOSO.

     

     

  • Jess Concurseira,

     

    Acredito que você tenha entendido errado. Quando se fala que o Orçamento Base zero não considera o passado em sua concepção, isso quer dizer que ele não restringirá sua elaboração por estar atrelado a algum gasto ou projeto do passado. Isso quer dizer que será analisado investimento a investimento para se verificar a real necessidade dele. Acredito que você tenha entendido por "não considerar o passado" como se ele deixasse passar batido sem verificar. É justamente o contrário, ele é analítico até demais, o que causa essa "desvantagem", qual seja? Ele demorá para ser concluído, pois envolve muitos mais dados e pessoas na sua elaboração.

  • Marcelo Franklin, você tem razão! Eu não tinha pensado por esse lado. Grata!

  • Desvantagens do orçamento base zero (por estratégia)

     

    > A dificuldade, uma vez que determina o detalhamento justificado de todas as despesas públicas a cada ano, como se cada item da despesa fosse uma nova iniciativa do governo

    > A lentidão

    > O alto custo da elaboração do orçamento 

  • Vamos analisar a questão.

    O orçamento base-zero (OBZ) é uma técnica orçamentária que pressupõe um reexame crítico dos dispêndios de cada área governamental após cada ciclo orçamentário, de modo que não haja direitos adquiridos sobre o montante dos gastos do exercício anterior.

    É por isso que se diz que a filosofia do orçamento base-zero, ao contrário da filosofia do orçamento incremental, é romper com o passado! Aqui não há vinculação com os montantes de despesa ou nível de atividade do exercício anterior.

    Parece ser muito bom, né? Só que dá muito trabalho fazer tudo isso. Essa é a desvantagem.

    O OBZ é de difícil operacionalização. A elaboração do orçamento torna-se elaboração é trabalhosa, demorada e mais cara, além de desprezar a experiência acumulada pela organização. O OBZ exige maior comprometimento do gestor, o que não necessariamente é uma desvantagem. Mas é possível argumentar que, à medida que os gestores (funcionários) vão se envolvendo, mais a elaboração do orçamento vai se tornando cara, por demandar mais recursos humanos (que poderiam ser utilizados em atividades fins da organização).

    Sendo assim, é possível afirmar que uma das desvantagens do OBZ reside em sua elaboração, pois esta demanda mais tempo e envolvimento dos funcionários.


    Gabarito do Professor: Letra D.