SóProvas


ID
2657359
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

“Um dia, um dos caçadores que acompanhavam o rei disparou sua flecha sobre um enorme javali que estava mordiscando umas raízes desenterradas, mas a flecha não atingiu certeiramente o alvo e apenas resvalou no animal, arranhando-o no pescoço; ao sentir-se ferido, o javali deu um grande salto e partiu veloz”. (R. Morales)

Uma narrativa se estrutura a partir de uma sequência cronológica de ações; os verbos do texto que representam uma dessas sequências são:

Alternativas
Comentários
  • Lembre-se que: 7! ou 7x6x5x4x3x2x1= 5040 e que 10x9x8x7= 5040
  • Gabarito: d) disparou / atingiu / arranhando-o;

  • Não entndi exatamente o que a banca quis, mas eliminei algumas alternativas por indicar mudança de estado, e não ação.

     

  • Quando o arqueiro disparou, o javali JA ESTAVA MORDISCANDO, então a certa pra mim é a letra E.

  • Gabarito: "D"

     

    Bom, não sei se minha lógica está correta, mas pensei assim quais são os verbos importantes do texto? O primeiro que veio foi o disparar, porque através desta ação as demais ocorrem (portanto, alternativas C e E, eliminadas). O que aconteceu depois de ter sido disparado? O javali foi atingido  (alternativa A, eliminada). Ou seja, poderia ser tanto a alternativa B, quanto a D. PORÉM, na alternativa "B" (disparou / estava mordiscando / atingiu) a impressão que passa é que o animal foi atingido por inteiro, quando, na verdade, o tiro somente o arranhou. Por isso, a letra "D" é correta.

     

    “Um dia, um dos caçadores que acompanhavam o rei disparou sua flecha sobre um enorme javali que estava mordiscando umas raízes desenterradas, mas a flecha não atingiu certeiramente o alvo e apenas resvalou no animal, arranhando-o no pescoço; ao sentir-se ferido, o javali deu um grande salto e partiu veloz”. (R. Morales)

     

     

  • Boa tarde!

     

    Em síntese, a cronologia dos modos verbais se dá em: passado (pretérito) ==> presente ==> futuro.

     

    A cronologia do passado (pretérito) se dá em: pretérito imperfeito (pret. imp) ==> pretérito perfeito (pret. perf) ==> pretérito mais-que-perfeito (pret+perf).

     

    A cronologia do futuro se dá em: futuro do presente (fut. pres) ==> futuro do pretérito (fut. pret).

     

    A cronologia do texto é: acompanhavam ==> disparou ==> estava mordiscando ==> não atingiu == resvalou ==> arranhando-o...

     

    a) acompanhavam / disparou / estava mordiscando; pret. imp ==> pret. perf <==  pret. imp. (acompanhavam ==> disparou ==> estava mordiscando).

    b) disparou / estava mordiscando / atingiu; pret. perf <== pret. imp ==> pret. per. (isparou ==> estava mordiscando ==> atingiu).

    c) atingiu / resvalou / arranhando-o; pret. perf == pret. perf ==> gerúndio. (atingiu == resvalou ==> arranhando-o).

    d) disparou / atingiu / arranhando-o; pret. perf == pret. perf ==> gerúndio. (disparou ==> atingiu ==> arranhando-o).

    e) estava mordiscando / atingiu / resvalou. pret. imp ==> pret. perf == pret. perf. (estava mordiscando ==> atingiu == resvalou).

  • SUCESSAO TEMPORAL

  • "atingiu certeiramente o alvo e apenas resvalou no animal, arranhando-o no pescoço". Oração coordenada aditiva reduzida de gerúndio = Apenas resvalou no animal e o atingiu.

  • Na minha opinião a sequência que estaria mais certa seria "disparou, resvalou e arranhando-o", mas não tinha essa opção marquei a D.

    Já fiz três dessas questões da FGV hoje. Acertei todas e ainda não consegui entender o que a banca quer realmente.

  • Alguém saberia pq a C e a E estão erradas?

  • Resposta letra "D".

    A questão pede sucessão cronológica, ou seja, ações que se protraem no tempo e que não sejam concomitantes.

    Partindo dessa premissa, tem-se que letra A está errada porque as ações referentes aos verbos acompanhavam, disparou e estava mordiscando, no texto, são concomitantes. Em outras palavras, o caçador disparou a flecha no momento em que acompanhava o rei e em que o javali estava mordiscando umas raízes.

    A “B” também está errada porque, como afirmado acima, o disparo ocorreu no momento em que o javali estava mordiscando, não havendo sequência cronológica entre essas ações.

    A “C”, por sua vez, semelhantemente, está errada porquanto, ao não atingir certeiramente o javali, a flecha nesse mesmo momento resvalou no animal, ou seja, não houve sequência de ações.

    A “D” é a correta, pois há uma sequência temporal: 1. o caçador dispara, 2. a flecha atinge o animal, mas não certeiramente, 3. causando um arranhão (arranhando-o).

    A “E” está errada pelo mesmo motivo que a “C” está errada. 

  • Qual a diferença entre a C e a D?

    c) atingiu / resvalou / arranhando-o;

    "resvalou" não indica sequência cronológica de fatos, pois ainda está se referindo ao mesmo fato..

    ("não atingiu certeiramente o alvo e apenas resvalou no animal")

    d) disparou / atingiu / arranhando-o;

    três fatos completamente distintos, indica a sequência cronológica de fatos, e estão nos tempos corretos (pret. perfeito, pret. perfeito, gerundio)

  • Atingir e resvalar acontecem ao mesmo tempo. errei!

  • Sequência cronológica, fgv gosta demais!