SóProvas


ID
2657956
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O diagnóstico institucional corresponde a uma etapa relevante para a implementação do planejamento estratégico de uma organização. Nessa etapa, é efetuada a análise dos ambientes interno e externo, que contempla, entre outros aspectos,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

     O diagnóstico organizacional é, de regra, a etapa inicial do planejamento estratégico, ou seja, é a análise externa e a análise interna do ambiente da organização.

     Chiavenato (2006)[1] afirma que o diagnóstico organizacional procura identificar preocupações e problemas, suas consequências, estabelecer prioridades e estabelecer os alvos e objetivos. O autor ainda destaca que a finalidade do diagnóstico organizacional é o estabelecimento de uma compreensão amplamente partilhada e de um sistema baseado nessa compreensão para determinar se a mudança é desejável.

    Assim, o diagnóstico organizacional permite ao administrador analisar, sistematicamente, forçasfraquezasoportunidades e ameaças de sua organização, permitindo que ele antecipe os problemas futuros.

     Uma das ferramentas mais utilizadas para a análise dos ambientes em que atua uma organização é a Análise ou Matriz SWOT[2], uma ferramenta típica do planejamento estratégico (fase do diagnóstico estratégico) que considera a organização como um todo e o seu ambiente interno e externo.

    A letra A destaca uma etapa da gestão de competências, e não o diagnóstico em si.

    A letra C destaca uma etapa do planejamento organizacional, e não o diagnóstico em si.

    A letra D destaca uma etapa da gestão de desempenho, e não o diagnóstico em si.

    A letra E destaca uma etapa da gestão de processo, e não o diagnóstico em si.

    Fonte: Professor Adriel Sá

  • A matriz F.O.F.A. é um instrumento de análise de negócio simples e valioso. Sua finalidade é detectar pontos fortes e fracos de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências.

     

    análise SWOT ou análise FOFA é um acrônimo para Forças (Strenghts), Oportunidades (Opportunities), Fraquezas (Weaknesses), e Ameaças (Threats). Consiste na elaboração da Matriz SWOT que verifica se há equilíbrio entre os fatores internos, forças e fraquezas da empresa, e os externos, oportunidades e ameaças do mercado.

     

  • SWOT > FOFA.

  • 2018

    Uma das etapas do planejamento estratégico é o denominado diagnóstico institucional, que, na faceta correspondente à análise interna, concentra-se em

     a)mapear os desafios e oportunidades que se apresentam para o crescimento da organização.

     b) mapear as principais competências disponíveis no mercado.

     c) definir a missão da organização, que corresponde ao futuro almejado.

     d) clarificar a visão da organização, ou seja, a sua essência ou razão de existência.  

     e) identificar as forças e as fraquezas da organização.

     

  • GABARITO: LETRA B

     

    Diagnóstico Estratégico:

     

    Análise do ambiente externo – observação do ambiente, visando à identificação de ameaças e oportunidades, tanto no presente quanto no futuro;

     

    Análise do ambiente interno – avaliação dos recursos presentes na empresa (materiais, humanos, financeiros e tecnológicos), permitindo averiguar se eles são suficientes e satisfatórios, o que permite identificar os pontos fracos e fortes.

     

    Fonte: http://www.barrosmelo.edu.br/aluno/professores/escaninho/uploads/9021.pdf

  • A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.

    Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

    Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos –  Vol 03 (Adm. Geral)