-
GABARITO: LETRA B.
Apesar de ser algo relacionado ao individual de cada pessoa, a autora Cecilia Whitaker Bergamini[1] leciona que a motivação contém características intrínsecas e extrínsecas.
A motivação intrínseca tem origem em fatores internos ao indivíduo. Neste tipo de motivação, não há necessidade de existir recompensas, visto que a tarefa em si própria representa um interesse para o indivíduo. Daí se afirmar que existe maior comprometimento com a organização. Está relacionada com a felicidade e com a realização pessoal.
A motivação extrínseca, ao contrário da intrínseca, pressupõe que o comportamento humano pode ser planejado, modelado ou mudado por meio da utilização adequada dos vários tipos de recompensas ou punições disponíveis no meio ambiente. Para essas características, a motivação é sinônimo de condicionamento.
Então, podemos chegar à seguinte conclusão: a motivação é um processo intrínseco (fatores internos), mas que pode sofrer influência do meio externo.
Quando para satisfazer uma necessidade, temos prazer pela própria ação, estamos diante da motivação intrínseca, ou seja, a atividade se justifica por ela mesma. Assim, quando um aluno está aprendendo algo que tem vontade (está em si mesmo a motivação para aprender), temos a motivação intrínseca. No entanto, quando sua motivação é, por exemplo, tirar boas notas porque a família o pressiona, sua motivação é extrínseca.
Fonte: Professor Adriel Sá
-
Razoes, causas e motivos são a gênese da motivação e podem ser:
intrinsecos :
fatores psicológicos,relação com fatores internos
extrínsecos:
o meio influenciando; métodos externos de reforço e punição
-
"Heiz e Jutta (2008), nos estudos sobre motivação, diferem a motivação intrínseca da extrínseca. Enquanto a primeira refere-se à motivação gerada por necessidades e motivos da pessoa, a motivação extrínseca refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição. A motivação é fruto de uma interação entre a pessoa e o ambiente. Os dois tipos de motivação podem aparecer mesclados, como, por exemplo, quando um profissional realiza um projeto que o interessa (motivação intrínseca) e consegue, com isso, elogios do gestor (reforço: motivação extrínseca)."
Gabarito: letra B
Fonte: Gestão de Pesosas, Andréia Ribas
-
Qual o erro da letra D?
-
Também não verifiquei o erro da letra D. Fui nela por achar que a letra B restringiu de certa forma o processo de motivação extrínseco.
Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.
@bizuadm
Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.
(Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)
-
Aquele momento em que você marca a alternativa certa na última hora e muda pra errada na hora de resolver...
-
GAB B
Apesar da posição dominante ser a “motivação intrínseca”, há quem discuta a existência de uma “motivação extrínseca”, que seria composta por elementos que vêm de fora do indivíduo para motivá-lo, especialmente de punições e reforços de diversas naturezas. Assim, caberia ao gerente apenas apresentar elementos ao seu funcionário na expectativa de que esse se motivasse sozinho.
Atenção: Na sua prova, a não ser que a questão cobre especificamente esta percepção, leve que a motivação é (de forma geral) um processo intrínseco ao ser humano! (prof° Carlos Xavier - Estratégia Concursos)
A teoria do reforço estabelece que o comportamento do indivíduo será resultado de estímulos do ambiente (os reforços).
A aplicação da Teoria do Reforço na gestão é, em grande parte, decorrente dos estudos de Skinner sobre o condicionamento operante. Para ele, se as pessoas fossem submetidas a consequências positivas em decorrência de um comportamento desejado, elas tenderiam a adotar esse comportamento de forma mais frequente.
Assim, não se trata, em sentido estrito, de uma teoria motivacional, uma vez que não considera aspectos internos ao indivíduo diretamente, mas apenas seu comportamento como resposta a estímulos ambientais que podem ser controlados pela organização.
Essa teoria afirma que o reforço condiciona o comportamento. Ou seja, os indivíduos podem ser manipulados a se comportarem de certa maneira, de acordo com os estímulos aplicados a eles.
Assim, se queremos que os funcionários cheguem sempre cedo, deveremos instituir um prêmio de assiduidade. Se quisermos que os vendedores atinjam as metas, deveremos pagar um bônus aos que atingirem. Essa teoria, como já devem estar pensando, é uma das mais utilizadas no meio organizacional.
A teoria do reforço não toma conhecimento do que se passa no “interior” da pessoa (como as emoções, expectativas, atitudes etc.), apenas do que acontece com o indivíduo quando ele age.
Assim, essa teoria é muito criticada pelo seu aspecto “manipulador” das pessoas. Apesar disso, seu impacto não é renegado. Apenas não se acredita mais que o reforço seja o único fator que gera uma maior motivação e, por consequência, um melhor desempenho.
-
A palavra motivação refere-se ao impulso que leva à ação, seja ele interno ou externo. Nesse sentido, em um ambiente de trabalho, pode-se identificar a motivação intrínseca dos colaboradores, bem como a motivação extrínseca, sendo esta última gerada, na maioria dos casos, por processos de:
a) identificação das necessidades individuais e do grupo.
b) interação e reconhecimento.
c) reforço e punição.
d) avaliação e capacitação.
e) mapeamento e neutralização de comportamentos adversos.
porém, vejo a letra E como certa também (O APENAS CAGOU), são fatores higiênicos, extrínsecos que previnem a insatisfação.
Aprendi com essa a acerta esta agora.
GAB LETRA B
-
O comentário da Bruna Esteves é o que melhor responde a questão. Avante!
-
Outro conceito que influenciou o estudo da motivação foi a diferenciação entre motivação intrínseca e extrínseca. Enquanto a primeira refere-se à motivação gerada por necessidade e motivos da pessoa, a motivação extrínseca refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição. No entanto é falso dizer, que a motivação extrínseca é fruto da ação do ambiente e a intrínseca à da pessoa, porque, como se verá, a motivação é sempre fruto de uma interação entre a pessoa e o ambiente. Importante também é observar que os dois tipos de motivação podem aparecer mesclados, como, por exemplo, quando a pessoa estuda um tema que a interessa (motivação intrínseca) e consegue com isso uma boa nota (reforço: motivação extrínseca).
https://www.passeidireto.com/arquivo/35238898/21-motivacao
-
-
O comentário da professora no vídeo não ajudou em nada.
-
GAB: B.
MOTIVAÇÃO
I - INTRÍNSECA: Refere-se à motivação gerada por necessidades e motivos pessoais.
II - EXTRÍNSECA: Refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição.
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!
-
questão bem capciosa mas acertei. Deus é mais ! rsrs
-
Copiei o comentário da Bruna Esteves que estava lá embaixo e responde bem a questão.
"Heiz e Jutta (2008), nos estudos sobre motivação, diferem a motivação intrínseca da extrínseca. Enquanto a primeira refere-se à motivação gerada por necessidades e motivos da pessoa, a motivação extrínsecarefere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição. A motivação é fruto de uma interação entre a pessoa e o ambiente. Os dois tipos de motivação podem aparecer mesclados, como, por exemplo, quando um profissional realiza um projeto que o interessa (motivação intrínseca) e consegue, com isso, elogios do gestor (reforço: motivação extrínseca)."
Gabarito: letra B
Fonte: Gestão de Pesosas, Andréia Ribas
-
Comentário:
Como eu contei a vocês na parte teórica, o posicionamento dominante é o de que a motivação é um processo interno, intrínseco, que vem de dentro do indivíduo. Mas há controvérsias. Alguns autores, assim como a questão acima retrata, defendem que fatores externos, como a liderança, o reforço, etc., podem influenciar o estado motivacional. Assim, dentre as teorias da motivação apresentadas, temos a Teoria do Reforço ou do Ambiente, idealizada por Skinner, a qual defende que fatores externos ou extrínsecos do ambiente podem condicionar o comportamento e a motivação. Dado o exposto, passamos à analise das alternativas:
a) A motivação como processo interno ao indivíduo é extremamente relacionada às necessidades humanas, como relatado pelas teorias da Hierarquia das Necessidades, Bifatorial, ERC, das Necessidades Adquiridas, etc. Item falso.
b) Nosso gabarito, pois expõe justamente a teoria de Skinner, que defende que a motivação pode ser gerada por fatores externos do ambiente, como o reforço e a punição.
c) Errado. A teoria de skinner, que defende a motivação extrínseca, é relacionada ao processo. Mas várias teorias que defendem a motivação como intrínseca estão relacionadas ao conteúdo.
d) Falso. Temos como exemplo a Teoria da Hierarquia das Necessidades, que defende a motivação como intrínseca, a partir de necessidades humanas, a qual possui, como uma de suas categorias, as necessidades sociais. Então a motivação intrínseca também pode ser associada a aspectos sociais.
e) Nada a ver! As estratégias de motivação de Skinner usam benefícios sociais e retribuições financeiras, mas não se limitam a isso. Por exemplo, o Reforço Positivo pode ser dado apenas com um elogio.
Portanto, a alternativa correta é o item b).
Gabarito: B
-
Não caberia anulação para essa questão? Qual é o erro da letra D?