-
GABARITO: B
As empresas devem revisitar (reavaliar, reexaminar, rever) paradigmas improdutivos de forma a alterar o rumo da organização, tornando-a capaz de aprender e de colocar em prática as mudanças necessárias para sua maior competitividade e sobrevivência, evitando, assim, que a cultura "mate o negócio".
"A cultura, quando gerenciada, pode contribuir para o sucesso da organização. Entretanto, o agente de mudanças encontrará resistências às transformações necessárias" . (Ulrich)
Retirei as informações do livro "Administração Geral e Pública" (Giovanna Carranza) - Editora Juspodivm
Caso não sejam pertinentes ou haja algum erro, avisem-me.
-
Comentando as assertivas:
a) criem uma cultura de produtividade desde o início da empresa. Não necessariamente, podem criar essa cultura ao longo do tempo e melhorá-la
b) revisitem paradigmas improdutivos. Resposta correta, a busca pela melhoria nos processos da organização e no seu funcionamento como um todo deve ser constante.
c) divulguem sua cultura para o mercado. Não fará diferença alguma, não vai acabar com seu negócio
d) considerem a cultura facilmente mutável. Idem resposta anterior.
e) adotem uma cultura similar à do concorrente. Não necessariamente, cada organização é única e sua singularidade se reflete na sua cultura.
-
É observável que o verbo revisitar não é adequado para a construção da alternativa. No entanto, o que se pretendia dizer é que rever os processos improdutivos pode promover a melhoria contínua dos processos organizacionais.
Letra B.
-
Disfunções da cultura
Barreira às mudanças - Barreira às diversidades - Barreira as fusões e aquisições
Ou seja a empresa tem que estar sempre revendo seus conceitos se quiser se manter no mercado, vez que, este é mutável.
GABA "b"
-
Qual erro da A ?