SóProvas


ID
2658004
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao ser promovido ao papel de líder de uma equipe, o líder eficaz deverá ocupar-se, principalmente, em

Alternativas
Comentários
  • Baseado em que?

  • A única coisa que talvez ajude a responder essa questão SUPER subjetiva é a Teoria dos Estudos Escandinavos.

     

    A ideia básica dessa teoria é a de que os líderes eficazes, em um mundo com mudanças tão rápidas, devem estar voltados para o desenvolvimento. São líderes que valorizam a experimentação, buscam novas ideias, geram e implementam mudanças.

     

    https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/127330/000969324.pdf?sequence=1

  • b) desenvolver novas competências (OK!), novos valores de gestão (OK!), redistribuir o tempo destinado às atribuições (redação estranha!)

     

    -  "redistribuir o tempo" - hmm quer dizer que alguém distribuiu e eu como líder tenho que redistribui-lo ou eu mesmo distribuí e como sou líder eficaz irei redistribui-lo por algum motivo (tudo muito vago)

    - "destinado às atribuições" - atribuições de quem cara pálida? com qual intuito? (tudo muito vago)

     

    Depos desse brainstorming e abstraindo muito só chego a uma possível interpretação: o líder eficaz sabe administrar bem o tempo.

     

    Eu marquei a letra d , sem segurança

    "possuir visão de longo prazo (ok) , desenvolver novos líderes (ok), controlar tarefas. (foco é controlar resultados) "

     

  • Pessoal, acho que essa questão tem a ver com o  Pipeline da Liderança (e vale destacar que é a segunda questão recente da FCC que vejo cobrando o tema, então é bom ficarmos atentos). Segundo essa teoria, o líder passa por estágios em sua carreira profissional (tanto que a questão fala de um líder que acaba de ser promovido). Ao todo, são 6 passagens que o líder realiza, e a cada nova passagem ele aprende novas HABILIDADES, NOVOS VALORES PROFISSIONAIS E NOVAS FORMAS DE GERIR O TEMPO. Observem que a resposta traz exatamente essas variáveis.

    Segue link para entender mais sobre a teoria do pipeline da liderança:

    https://www.napratica.org.br/o-que-e-lideranca-e-por-que-e-importante-para-carreira/

     

  • Se administração fosse uma pessoa seria aquela tia chata que no natal pergunta "e o concurso, ja passou?"

  • R R,

     

    Entendi o seguinte sobre a parte que diz respeito à nova distribuição de tempo das atribuições:

     

    O cara que antes não era líder distribuia suas atribuições de uma forma X. Por exemplo: se ele era vendedor, tinha um tempo x para atender seus clientes, efetuar as vendas etc (são mais habilidades técnicas aplicadas do que conceituais e humanas). Desta forma, a divisão do tempo dessas atribuições está dividida de uma forma. Quando ele vira líder, terá que utilizar mais habilidades conceituais e humanas do que técnicas. Desta forma, terá que redistribuir suas atribuições e tempo dispendido em cada uma delas, haja vista que as atribuições relacionadas às habilidades conceituais e humanas demandarão mais tempo dele.

     

    A quesão como um todo não me parece ilógica. Fiquei entre as mesmas alternativas que você. O que me fez marcar D, na verdade, foi o termo novos valores de gestão da letra B, que me parecei muito vago. Mas o erro da D é lógico (controlar tarefas), já que ele não será chefe, e sim líder. Como disse, só fui nela porque o termo em questão da B ficou muito vago.

  • Liderança não é gerência. Um líder eficaz precisa "olhar pra frente" e ser inovador. Vamos ver as assertivas e destacar em azul as condutas esperadas de um líder eficaz e em vermelho as NÃO inerentes a um líder eficaz (que é aquele VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO, como bem explicitou a Luciana):

     

    a) adotar postura de chefe, comandar pessoas, atenção à alta gerência. (deixei sem destacar o "comandar pessoas" porque o líder eficaz comanda, sim, pessoas, porém de forma desconcentrada e sempre focado no progresso)

     

    b) desenvolver novas competências, novos valores de gestão, redistribuir o tempo destinado às atribuições.

     

     c) desenvolver novas competências, tempo destinado às novas atribuições, atenção à alta gerência. 

     

     d) possuir visão de longo prazo, desenvolver novos líderes, controlar tarefas. 

     

     e) ampliar a competência técnica, priorizar atividades, executar atividades.

  • Conforme apredemos, modernamente a liderança e situacional.Então qualquer alternativa poderia ser o gabarito da questão. Mas em relação à B,não é qualquer lider numa organização que deve/pode criar valores, já que são assuntos estratégicos.

  • Completando o que a colega Jessica Freire pontuou, trata-se do Pipeline de liderançajá cobrado em outras questões da FCC.

    pipeline de liderança é uma proposta recente para o desenvolvimento de líderes. Pipeline significa oleoduto ou encanamento e é usado como metáfora para representar o caminho das transições na carreira de um profissional que tenha interesse em evoluir na hierarquia da empresa. 

    "Cada transformação tem como objetivo, evidenciar ao profissional que ele deve compreender as exigências de cada liderança que compõe a empresa e que cada uma requer novas formas de gestão em três áreas:

    Habilidades: é necessário que o colaborador desenvolva novas aptidões para executar as novas demandas;

    Gestão do tempo: a pessoa deve se adaptar aos novos horários do seu cargo;

    Valores profissionais: o indivíduo precisa focar seus esforços naquilo que ele acredita ser importante para obter resultados.

     

    Através do modelo de Pipeline de liderança é possível desenvolver planos de carreira e planejar a sucessão dos profissionais aptos para serem líderes. Para que uma pessoa passe por tal evolução, os autores defendem que ela deve incorporar outros níveis de competências, passar por mudanças, rever prioridades e adquirir novos comportamentos.

    Nesse sentido, é necessário que o colaborador passe por seis níveis em sua carreira. São eles:

    1) De gerenciar a si mesmo a gerenciar outros;

    2) De gerenciar os outros a gerenciar gestores;

    3) De gerenciar gestores a gerente funcional;

    4) De gerente funcional a gerente de negócios;

    5) De gerente de negócios a gerente de grupo;

    6) De gerente de grupo a gestor corporativo."

     

    Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/o-que-e-pipeline-de-lideranca-diferenca-gestao/

  • Bruna Rodrigues, perfeito seu comentário.

    Questões bizarras devem ser resolvidas por eliminação.

    Gosto de eliminar da mais para a menos bisonha um a um dos itens.

  • Segundo RIBAS (2015, apud HERSEY e BLANCHARD, 1986), liderança “é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação". Além disso, segundo Robbins (2005), liderança é a “capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos".

    A questão em análise aborda conceitos dos líderes de equipes eficazes. Nesse contexto, para responder, precisamos entender o que é uma equipe de trabalho. Segundo Ribas (2015), as equipes de trabalho pressupõem sinergia positiva por meio do esforça coordenado para a realização de determinada atividade. As equipes apresentam cooperação, sinergia e coesão. Equipes bem geridas por líderes alcançam metas, superam objetivos, criam valor e oferecem resultados para a organização. Para Chiavenato (2020), equipes de alto desempenho caracterizam-se pelos seguintes atributos: participação, responsabilidade, clareza, interação, flexibilidade, focalização, criatividade e rapidez.

    Em face disso, um líder eficaz para uma equipe de trabalho necessita de uma atuação ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, sempre atenta aos cenários e tendências e seus possíveis impactos para a organização e as partes interessadas, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da empresa, preparando líderes e pessoas (FNQ). Após esse breve resumo, vamos às alternativas:

    Letra “A": características de um chefe e não de líder;
    Letra “B": correto;
    Letra “C": a atenção à alta gerência é uma preocupação do chefe e não do líder de uma equipe;
    Letra “D": controlar tarefas é uma característica dos chefes;  
    Letra “E": priorizar atividades e executar tarefas é característica de chefe. O líder foca em resultados e na equipe.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “B".

    FONTES:
    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel de gestão do talento humano. 5ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
    NOVO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO – MEG. Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. 21ª Edição.
  • Por que controlar tarefas está errado, se a função CONTROLE é uma das funções do processo de administrar? Um líder eficaz não controla, compara o desempenho com os objetivos a serem alcançados?

    Eu não entendi o erro da D.

    E na B? necessariamente tem que gerar novos valores de gestão?

  • Acho que é o erro da D e principalmente “ longo prazo “ , isso é importante sim , mas tem que , primeiro , colocar a cada em Ordem e depois pensar nisso . Meu ponto de vista