-
Para os não assinantes: correta letra E
-
baseado em que?
delegar tarefas pra funcionário despreparado pra que ele aprenda errando? oi? depende de tantos fatores, area da empresa, tipo de tarefa, etc.
-
essa resposta vai totalmente ao contrário do que eu estudei.
-
mvb analista,
apesar de a resposta ir de encontro com as teorias situacionais, ela tem lógica, haja vista que o enunciado não falou em delegação de tarefas complexas. Na verdade (após ver a resposta, pois errei), entendo que essa delegação pode ser de tarefas simples a fim de motivar o funcionário a ganhar confiança. E a delegação de tais tarefas tem o intuito exatamente de evitar que o funcionário se desmotive por errar em tarefas mais complexas.
Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.
@bizuadm
Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.
(Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)
-
a letra C parece mais adequada.
-
GAB E - acredito que os erros sejam os que deixei em vermelho, e meus comentários em azul:
a) seja justo, imparcial e lidere todos de forma idêntica, para não privilegiar ninguém. (aqui cabe a teoria situacional de liderança).
b) use empatia, tenha paciência e execute algumas tarefas difíceis por ele, evitando desmotivá-lo. (não se faz o trabalho pelo subordinado)
c) seja persistente, muito crítico e imprima uma visão de longo prazo no desenvolvimento da carreira. (quase respondi essa, mas acho que crítica em demasia seja ruim, depois de ler a letra E, desisti dessa).
d) seja confiável, transparente e compartilhe com os demais os insucessos do colega em desenvolvimento. (aqui vale aquela máxima: elogie em público e critique em particular)
e) CORRETA lance desafios, apoie e delegue a execução das tarefas para fortalecer seu desenvolvimento. (considerando o comentário do colega mvb analista, delegar não significa deixar sem supervisão alguma, mas temos que tentar responder a menos errada ou mais certa).
Bons estudos!
-
Minha gente, esse examinador adotou uma postura rígida pra Administração, o que é um erro. Principalmente na parte de liderança e motivação, que envolve pessoas, comportamentos e situações imprevisíveis.
-
Ah claro! O funcionário é despreparado e será lançado desafios sobre ele. aff...
-
Eu só acertei essa questão por causa que lembrei do que os "coachs de cursos preparatório" fazem com os pupilos.
-
O funcionário tá despreparado e receberá a DELEGAÇÃO de TAREFAS? Tá "serto"
-
Só não marquei a letra E porque, segundo a Teoria de Hersey e Blanchard, a delegação de tarefas só ocorre com o nível de maturidade alto dos liderados. Funcionários despreparados executam tarefas determinadas, e não delegadas. Discordo totalmente desse gabarito!
Acredito que a banca foi infeliz ao usar a palavra "delegue", porque delegar exige uma certa autonomia e experiência que o funcionário despreparado não possui. Delegar é transmitir/conceder poderes a outra pessoa, um processo que exige confiança!
A banca poderia muito bem ter colocado:
lance desafios, apoie e determine a execução das tarefas para fortalecer seu desenvolvimento.
-
Concordo, Vanessa!
-
Vanessa, parece que o examinador não foi infeliz apenas nessa questão. Mas em todas dessa prova.
-
Líder coach é um gestor que encara o dia a dia no trabalho como se fosse um processo de coaching, explicando com objetividade e exemplos o que espera de sua equipe, ao invés de só falar em valores vagos e abstratos.
Atuar como líder coach de um funcionário despreparado é uma tarefa complexa porque exige que o líder
a) seja justo, imparcial e lidere todos de forma idêntica, para não privilegiar ninguém. O erro está em "liderar todos de forma idêntica". Cada liderado terá suas necessidades individuais, de modo que o líder terá que fazer adequações a cada um.
b) use empatia, tenha paciência e execute algumas tarefas difíceis por ele, evitando desmotivá-lo. O erro está em executar as tarefas difíceis por ele.
c) seja persistente, muito crítico e imprima uma visão de longo prazo no desenvolvimento da carreira. Ribas e Salim apontam que a crítica provoca reação defensiva, fuga à responsabilidade e, finalmente, retraimento total ou acirrada resistência passiva que vem do sentimento de ter sido injustamente tratado. A crítica pode deixar a pessoa que a recebe com rancor, uma vez que não pode argumentar.
d) seja confiável, transparente e compartilhe com os demais os insucessos do colega em desenvolvimento. Compartilhar os insucessos com os demais não é a forma mais apropriada, pois estará expondo o liderado. O ideal de um feedback é que ele seja pessoal.
e) lance desafios, apoie e delegue a execução das tarefas para fortalecer seu desenvolvimento.
-
Se funcionaria eu não sei mas que é coisa de coach é. kkkkkkk
-
gabarito E
acertei, já posso ser coach kkk
-
Coach é "coach". Profissão sem lei, desregulamentada...Resultado: todo mundo, inclusive os leigos, hoje é coach. O que tem de picaretas enganando, manipulando e pegando dinheiro de trouxas não está no gibi. Os bons é a exceção.