SóProvas


ID
2658031
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estratégia e a cultura são dimensões significativas de uma empresa bem sucedida e devem ser consideradas

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra E. 

  • CULTURA Organizacional é o conjunto de VALORES, CRENÇAS e TECNOLOGIAS

    [que mantém unidos] os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos,

    perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar, ainda, que

    a CULTURA PRODUZ junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados,

    o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de [imagem corporativa].

    .

    Autores como Chiavenato e Vergasta indicam que, APESAR de ser mais estática e enraizada,

    a CULTURA Organizacional PODE SOFRER MUDANÇAS ao longo do tempo,

    MESMO se deparando com a RESISTÊNCIA da Organização e de seus funcionários.

  • Gab: E

     

    Com uma cultura forte e consolidada a organização consegue passar por vários problemas, assumir riscos e encontrar uma solução. Ela se baseará em um plano estratégico bem estruturado. Já com uma cultura fraca a empresa pode ter dificuldades.

  • A cultura organizacional Condiciona o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho. Ela pode guiar o comportamento dos membros de forma que influencie no desempenho dos mesmos.

    GABA ''e''

  • As organizações expressam a sua cultura por meio dos valores, políticas, visão, missão, práticas de liderança, tomada de decisão, projetos de qualidade de vida e desenvolvimento organizacional, ou seja, tudo o que envolve o conceito de estratégia. 

    Segundo Porter (1986), a estratégia é, em essência, o desenvolvimento de uma fórmula ampla para o modo como uma empresa irá competir, quais deveriam ser as suas metas e quais as políticas necessárias para levar-se a cabo estas metas. Sendo assim, trata-se de uma combinação dos fins (metas) que a organização busca e dos meios (políticas) pelos quais ela está buscando chegar lá.

    Nesse contexto, Chiavenato (1999) afirma que a cultura precisa estar alinhada aos aspectos das decisões e as ações organizacionais como o planejamento, organização, direção e controle para conhecer melhor as práticas organizacionais e ter sucesso nas ações a ser realizadas.

    Logo, estratégia e cultura são regidas por relações de interdependência (dependência, correlação, reciprocidade)!

    Gabarito: letra E.

    PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 18.ed. São Paulo: Campus, 1986.

  • Comentário:

    A estratégia organizacional depende da cultura e a cultura depende da estratégia. Logo, as duas variáveis são interdependentes. Uma estratégia pensada pela alta cúpula não vai pra frente se a cultura enraizada na empresa for de encontro a essa ideia. Por outro lado, uma estratégia bem trabalhada e que dê sentido às ações das pessoas na organização pode modificar a cultura já existente. Assim, o item correto é o item e).

    Gabarito: E

  • Concordo com isso não, pensa comigo, a estratégia é perfeita! mas a cultura consolidada da empresa é fraca, ou seja, as pessoas não compram a ideia. como isso pode gerar sucesso ?