SóProvas


ID
2661184
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem humanística, estudada na Teoria das Organizações, promoveu evoluções conceituais, dentre elas: “a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou participam nas organizações” (CHIAVENATO, 2011, p. 94).

A Experiência de Hawthorne contribuiu para o desenvolvimento de novas interpretações da natureza humana nos ambientes organizacionais, evidenciando a seguinte perspectiva:

Alternativas
Comentários
  • > Elton Mayo desenvolveu uma pesquisa dentro de uma indústria da empresa Western Eletric, em Hawthorne.
    > Seu intuito inicial foi entender o efeito da iluminação no desempenho humano.
    > Mayo percebeu que na verdade, o que estava realmente motivando os funcionários, era a presença e atenção dos pesquisadores, não a iluminação em si
    > Os trabalhadores passaram a se sentirem importantes. 
    > Passaram a perceber que seu trabalho estava sendo observado e medido, com isso, se esforçavam mais.
     


    Conclusão

    > Aspectos psicológicos são mais importantes que os fisiológicos
    > Produtividade aumentava porque os empregados se sentiam valorizados

  • A Teoria Humanistica de Elton Mayo começou a ver o homem com ser social interessado em elogios e reconhecimento e não somente em remuneração.  Segundo essa teoria a interação social melhora a produtividade, os funcionários se comporta com base no seu grupo social e por isso é preciso considerar os grupos informais nas organizações.

  • gabarito Letra E

     

    Hawthorne possibilitou o delineamento dos princípios básicos da abordagem humanística

    1. A importância da integração social:

    2. O comportamento social dos funcionários:

    3. A importância das recompensas e sanções sociais:

    4. Existência de grupos informais: a administração deveria se preocupar também com a existência natural de grupos informais, e não apenas com a estrutura formal da organização - como propunham os autores clássicos

    5. A importância das relações humanas

    6. A relevância do conteúdo do cargo:

    7. A ênfase nos aspectos emocionais

  • Grupo formal - é a estrutura que a grande maioria das empresas adotam, é a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada, em alguns aspectos, em organogramas.
    Grupo informal - é aquele que consiste numa rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida entre as pessoas, desenvolvendo-se espontaneamente quando as pessoas interagem entre si.

     

    Fonte: Comentário de Lara Silva, Disponível em: http://go-online-contador.com.br/anhanguera/viewtopic.php?t=106

  • A experiência de Hawthorne possibilitou o delineamento dos princípios básicos da abordagem humanística . Suas conclusões foram as seguintes:

    A importância da integração social;

    O comportamento social dos funcionários: os empregados se comportam com base no grupo social do qual participam, e não apenas como indivíduos isolados.

    A importância das recompensas e sanções sociais;

    Existência de grupos informais: a administração deveria se preocupar também com a existência natural de grupos informais, e não apenas com a estrutura formal da organização - como propunham os autores clássicos.

    A importância das relações humanas;

    A relevância do conteúdo do cargo;

    A ênfase nos aspectos emocionais.

     

     

     

  • GABARITO D

     

    Estudo de Hawthorne analisou as relações das condições ambientais com a produtividade. Teve 4 fases (alguns autores falam de 3), a primeira sobre o efeito da iluminação na produtividade. Umas da conclusões foi a de que o nível de produção também depende da interação social dos indivíduos, ou seja, o fator humano.

  • Uma das conclusões da experiência de Hawthorne foi a existência de grupos informais.

    "A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal da empresa, ou seja, com os propósitos definidos pela empresa.

    (Introdução à TGA - Idalberto Chiavenato/ 7ª ed. pág. 106)

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    De acordo com Sobral, as conclusões da pesquisa de Hawthorne foram:
    - A integração social afeta a produtividade – assim, não é a capacidade individual de cada funcionário o que define sua produtividade, e sim a sua capacidade social, sua integração no grupo.
    - O comportamento é determinado pelas regras do grupo – os funcionários não agem isoladamente ou no vácuo, mas como membros de um grupo.
    - As organizações são formadas por grupos informais e formais – volta-se o foco para os grupos que existem de modo informal na empresa e que não são relacionados aos cargos e funções.
    - A supervisão mais cooperativa aumenta produtividade – o supervisor mais eficaz é aquele que tem habilidade e capacidade de motivar e liderar seus funcionários em torno dos objetivos da empresa.
    - A autoridade do gerente deve se basear em competências sociais – O gerente deve ser capaz de interagir, motivar e comandar seus funcionários. Apenas ter conhecimento técnico dos métodos de produção não é mais visto como o bastante.

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.

  • A Experiência de Hawthorne contribuiu para o desenvolvimento de novas interpretações da natureza humana nos ambientes organizacionais, evidenciando a seguinte perspectiva:

    as organizações podem ser analisadas como organizações sociais compostas por grupos sociais formais e informais.