SóProvas


ID
2661274
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Duas vigas biapoiadas (V1 e V2 ), com comprimentos, materiais e áreas de seção transversal idênticas, são solicitadas por cargas concentradas também idênticas no meio de seu vão.


Se os momentos de inércia das seções transversais das duas vigas são tais que I1 > I2 , as tensões normais máximas atuantes nas duas vigas (σ1 e σ2 ) serão tais que

Alternativas
Comentários
  • Sigma = M*c/I como há dependencia de outros parâmetros além de I a resposta correta é a letra E.

  • A questão diz que tudo entre as vigas é igual (apoios, materiais, dimensões e comprimentos, cargas aplicadas e ponto de aplicação) . Nesse sentido, eu entendo que sigma 1 é menor que sigma 2. Se alguém puder me explicar o erro em meu entendimento, eu agradecerei!.

  • Lucas Costa, eu acredito que essa questão poderia ser anulada porque está mal redigida, uma vez que ele afirma que as áreas de secção transversal são as mesmas, o que pra mim significa que possui o mesmo perfil de viga, por exemplo, viga perfil I ou perfil H. Por outro lado, acredito que ele quis se referir ao valor numérico da área da secção transversal, o que implica que podem ter outros perfil com o mesmo valor de área e, assim, o valor do centróide (c) varia. Além disso, o momento máximo também pode mudar, uma vez que a questão disse que "são solicitadas por cargas concentradas também idênticas no meio do seu vão", ou seja, mais de uma carga podendo ser uma de cima pra baixo e outra de baixo pra cima com intensidades diferentes. Portanto, teremos dois parâmetros que podem variar, o que torna a alternativa E correta.

  • Se vocês fizerem que a base de uma é "x" e a altura é "2x", e inverter para a outra, acharão valores diferentes, logo, não da para afirmar que só o momento de inércia é possível para determinar diferentes tenções.

    Gabatito: E

  • A questão informa que as duas vigas terão mesmo I e mesmo M para a formula de tensão normal de flexao, mas a tensão depende ainda do ponto em que se está calculando. Dessa forma, σ1 pode ser maior, menor ou igual a σ2, dependendo se em σ1 é calculado na distancia x e σ2 calculado na distancia y

  • Resposta certa letra B. Eu desafio alguem provar q é possivel σ2 ser maior q σ1. σ=My/I , I é sempre proporcional a y^3, então tem y no numerador e y^3 no denominador. E M é igual pras duas vigas.

    Sendo tudo identico, a unica coisa q varia é a geometria da seção transversal (Area1=A2), se I1 > I2  necessariamente y1>y2 , sendo M1=M2, σ1 e σ2 são proporcionais a 1/y^2. como y1>y2 , σ1 < σ2 letra B.

  • No enunciado ele diz que as vigas têm o mesmo comprimento, mas em nenhum momento diz que os dois apoios estão nas extremidades ou são idênticos (ou seja, elas podem ter o vão livre diferentes). Assim, as reações nos apoios serão diferentes e consequentemente o diagrama de momento diferente.

    Portanto, considerando dessa forma, podemos dizer que dependendo da posição dos apoios, sigma 1 poderia ser maior que sigma dois.

    Caso, os apoios sejam iguais, sigma 1 < sigma 2

    Concluo dizendo que o gabarito E está correto.

    Errei essa questão no concurso em 2018. Pegadinha!. rs