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ID
2661505
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na literatura de IHC podem ser encontrados vários conjuntos de princípios, diretrizes e heurísticas que podem ajudar no design da interação humano-computador. Com relação a esses princípios, diretrizes e heurísticas para o design de IHC, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    a) IHC tem a ver com USABILIDADE, então o foco é o Usuário. Assim um princípio importante que deve guiar o design não terá nada a ver com a capacidade de alterar requisitos e sim com a alguma facilidade fornecida ao usuário.

    b) Correspondência entre o Sistema e o Mundon Real
    c) Verdade
    d) Prevenção de Erros & Ajude os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e recuperarem-se de erros(Mais ou menos)

    Fonte: http://blog.caelum.com.br/10-heuristicas-de-nielsen-uma-formula-pra-evitar-erros-basicos-de-usabilidade/#decimaHeuristica

  • O princípio que cita na assertiva A, fala sobre a Modificabilidade, porem ela não cabe no assunto USABILIDADE e sim no Requisito de Engenharia de Software: que diz:

    Modificabilidade: um conjunto de requisitos é modificável quando seu estilo e estrutura é tal que as alterações podem ser realizadas de forma simples e consistente com os demais requisitos.

    Apesar de se quase o mesmo significado, não está presente na literatura sobre o IHC.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-introducao-a-engenharia-de-requisitos/8034

    O restante das assertivas estão corretas, e estão entre a PAG 265 e 273 desse livro da Simone Barbosa e Bruno Silva

    • O princípio da visibilidade traz a questão da descoberta.
    • Feedback é a resposta que o usuário deve receber após efetuar alguma ação na interface.
    • Para evitar qualquer ação inválida ou incorreta pelo usuário, um sistema deve conter restrições.
    • É importante que haja uma relação entre o design e a função atrelada a ele. Esta relação, dentro do Design de Interação, chama-se Mapeamento.
    • Uma das maneiras de melhorar a experiência do usuário e garantir uma curva de aprendizagem rápida, é a utilização de padrões.
    • Affordance é uma palavra que não possui tradução para o português. Seu conceito está ligado a atributos que um objeto tem e que viabiliza determinada interação.