- 
                                O que é o ‘chumbinho’? R.: É um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na Anvisa,  nem em nenhum outro órgão de governo - Qual é seu aspecto físico? R.: Geralmente sob a forma de um granulado cinza escuro ou grafite (“cor de chumbo”). - Existem recomendações de segurança para a aplicação de ‘chumbinho’ como raticida?
 R.: Não. Trata-se de um produto ilegal que não deve ser utilizado sob nenhuma circunstância.
 - Do que consiste o ‘chumbinho’? Qual a sua origem?  R.: Em geral, trata-se de venenos agrícolas (agrotóxicos), de uso exclusivo na lavoura como inseticida, acaricida ou nematicida, desviado do campo para os grandes centros para serem indevidamente utilizados como raticidas.  
- 
                                O que isso tem haver com Medicina Legal ?? Não tinha nada mais interessante em Medicina Legal pra perguntar ?? 
- 
                                Questão absolutamente desnecessária. Não mede conhecimento nenhum. Concordo com a colega: Não tinha nada mais relevante para se perguntar em Medicina Legal?
                            
- 
                                Pug Delta, excelente! 
- 
                                ENERGIAS DE ORDEM QUIMICA: Cáusticos (agem externamente); Venenos (agem internamente). ENERGIA DE ORDEM FISICA: temperatura; pressão atmosférica; eletricidade; radioatividade; luz e som. ENERGIA DE ORDEM FISICO-QUIMICA: Asfixia ENERGIA BIODINAMICA:Choque (resposta orgânica a um agente agressor, através de um mecanismo de defesa destinado a proteger-se dos efeitos nos vivos do truma). ENERGIA MECÂNICA: capaz de modificar o estado de repuso de um corpo produzindo lesões na parte ou no todo. 
- 
                                Nada a ver colocar junto com traumatologia 
- 
                                "Aldicarb, nome químico carbamato Aldicarb (Temik 150®), é um agrotóxico de alta toxicidade, praguicida, também usado ilegalmente para a produção de raticida (rodenticida, também conhecida como chumbinho). 
 
 É responsável por milhares de envenenamentos e mortes de pessoas (especialmente crianças) e de animais domésticos e silvestres, além da contaminação do solo, de alimentos, rios e lençóis freáticos.
 
 O Aldicarb já é proibido em diversos países, como Alemanha e Suécia desde 1990. Um único grama do veneno pode matar uma pessoa de até 60 quilos em meia hora. Se inalado, o produto percorre a corrente sanguínea e também pode levar rapidamente à morte. Toxicologistas dizem que o veneno não tem cheiro nem gosto, e lesa o sistema nervoso central, causando transtorno neurológico, parada cardíaca e paralisia dos pulmões. Quem o ingere fica inerte, baba, tem convulsões e pode morrer por asfixia. Nos animais o efeito é bem semelhante, atingindo principalmente pulmões, fígado e rins. O sofrimento das vítimas é muito grande.
 
 Apesar de teoricamente controlado, o Aldicarb, na forma de "chumbinho", é vendido livremente por todo o país, em lojas agropecuárias não autorizadas e até mesmo em feiras livres e por camelôs.  Produzido pela multinacional alemã BayerCropsciences.
 
 Tem apenas uma fábrica no mundo que fica nos EUA. No Brasil o material importado é alocado e armazenado em apenas um local, no Estado de São Paulo, de onde é distribuído para as revendas da empresa. O produto é vendido somente nos Estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo, através de 34 revendas da BayerCropscienses, e apenas para agricultores cadastrados e certificados.
 
 Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldicarbe
 
 GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
 
 
 
 
- 
                                Mas aqui em BH sempre usamos pra matar rato kkkk 
- 
                                DESNECESSÁRIA...ACREDITO QUE FOI POSTA PARA FAZER PEGADINHA... POIS A GRANDE MAIORIA CONHECE CHUMBINHO COMO VENENO PARA RATO. 
- 
                                GAB: LETRA A. O "chumbinho", tem sua venda restringida somente a estabelecimentos registrados e com receituário próprio, assinado por engenheiro agrônomo, logo, o seu uso devido era como agrotóxico (uso agrícola). Sólido, granulado e com coloração que varia do cinza ao preto, ele está no ranking das dez substâncias mais tóxicas do planeta. Por tal motivo, há pessoas que o utilizam para matar ratos, gatos, cães e... pessoas; já que, infelizmente, é vendido de forma ilegal. Há vários registros de óbito de crianças pela ingestão acidental, e também em casos de suicídios e homicídios – revelando que se trata de um problema de saúde pública. Indivíduos intoxicados tendem a apresentar constrição das pupilas, falta de ar, hipotermia, lacrimejamento, salivação, além de micção e defecação intensas. Os músculos da face se contraem, há manifestação de tremores, fraqueza e, depois, paralisia. Podem ocorrer convulsões, desencadeando em insuficiência respiratória e morte, em diversos casos. Percebe, assim, o sofrimento que um indivíduo intoxicado se submete.   
- 
                                Pergunta lixo!
                            
- 
                                Pergunta que favorece quem chuta... Não serve pra medir quem de fato estudou o conteúdo!  
- 
                                LETRA A.   Só acertei porque minha avó esses dias estava comentando que chumbinho é conhecido como veneno pra rato mais que isso era utilizado como agrotóxico antigamente. kkkkkk 
- 
                                Como na questão ele pede o "uso devido antes da proibição" tinha que ficar atento com o item D.   Aldicarb, nome químico carbamato Aldicarb (Temik 150®), é um agrotóxico de alta toxicidade, praguicida, também usado ilegalmente para a produção de raticida (também conhecida como chumbinho).   Fonte: Wikipedia 
- 
                                (A)   Outra semelhante:   Ano: 2018 Banca: AOCP Órgão: ITEP-RN Prova: Técnico Forense     Na morte provocada por ingestão de pequena quantidade do agente químico conhecido popularmente como “chumbinho”, que foi proibido no país, pela ANVISA, mas que ainda é vendido ilegalmente em mercados populares,   A)a causa da morte é a ação cáustica, pois o produto foi ingerido.   B)a causa da morte é envenenamento.   C)a causa da morte pode ser dada como natural pelos socorristas, se a vítima tinha doença prévia grave e estava em fase terminal de vida.   D)a causa da morte pode ser dada como natural, se a vítima for devidamente socorrida e morrer durante o período de recuperação.   E)se a vítima sobreviver após o socorro hospitalar, comprova-se que não houve envenenamento. Responder