SóProvas


ID
2662870
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere o texto a seguir, contendo uma situação hipotética, para responder A questão abaixo.

    Em um dia do mês de dezembro de 2010, em uma obra de construção de grande porte, onde trabalham 2.000 funcionários em regime celetista, ocorreram duas mortes de operários. Estas ocorrências são indicadoras de que as condições de segurança e de trabalho nos serviços de infraestrutura estão comprometidas, dado que o cronograma das obras estava muito apertado.
    A primeira vítima, Márcio, 22 anos, trabalhava em plena madrugada e morreu ao cair de uma altura de 35 metros quando realizava a instalação de refletores. O Ministério Público do Trabalho pediu a interdição imediata da obra ao tomar ciência do ocorrido. A empresa responsável pelas obras lamentou o ocorrido e afirmou estar prestando assistência aos familiares da vítima, além de ter aberto uma sindicância para apurar as causas do acidente.
    Na manhã do mesmo dia, João, 49 anos, morreu ao sofrer um infarto. Ele passou mal ao subir na carroceria de um caminhão que levava entulhos da obra. O Serviço de Atendimento Móvel de Emergência foi chamado, mas quando chegou ao local nada pode fazer.
    Um terceiro operário, Renato, 38 anos, já havia morrido no início do mesmo mês quando se desequilibrou e caiu de uma altura de 5 metros.
    O problema com acidentes na construção civil é recorrente. A aceleração do ritmo das obras para o atendimento às demandas dos clientes amplia os riscos de acidentes. Por isso, o Ministério Público do Trabalho tem se preocupado com as irregularidades, como a falta de sinalização do canteiro de obras e iluminação noturna inadequada, chegando a embargar obras.
    Um mês antes do embargo do Ministério Público, nessa mesma obra, ocorreu um ataque de abelhas que fez com que seis operários fossem encaminhados ao hospital, contudo tal episódio inesperado foi sem gravidade.

Considere as situações de risco abaixo indicadas:


I. Ataques das abelhas.

II. Trabalho com eletricidade em altura para instalação dos refletores.

III. Operação de soldagem por centelhamento.

IV. Iluminação inadequada no período noturno.


Conforme a Portaria no 25, de dezembro de 1994, estas situações de risco são, respectivamente, classificadas no Mapa de Riscos como:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NR 17


    17.5.3. Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar,

    apropriada à natureza da atividade.


    Sendo assim o item (IV. Iluminação inadequada no período noturno.) deveria se encaixar como risco ergonômico e não somente de acidente.

  • Concordo com o Guido também, porém com a última atualização da NR 17 ela retira os critérios de iluminação para conforto ergonômico e deixa apenas a NHO-11 da FUNDACENTRO.

  • Amigo Guido e Caio, mas a questão esta pedido com relação ao Mapa de risco, Portaria no 25, de dezembro de 1994, então entendo que iluminação é risco de acidente

  • Tipos de riscos no ambiente de trabalho:

    • de acidentes: são aqueles capazes de colocar o trabalhador em situação fisicamente vulnerável, podendo afetar a sua integridade física e mental;
    • químicos: causados por substâncias químicas que podem penetrar no corpo pelas vias aéreas, em forma de fumos, gases, vapores, névoas ou que ainda possam ser absorvidos pela pele ou por ingestão;
    • biológicos: riscos trazidos por vírus, bactérias, fungos, parasitas, etc;
    • físicos: são os riscos causados por quaisquer tipos de energias presentes no ambiente, como vibração, calor, eletricidade, pressão, radiações, etc;
    • ergonômicos: são riscos relacionados a como o trabalho é realizado como por exemplo: levantamento de peso, ritmo intenso, ritmo muito lento, repetitividade, postura inadequada, etc.

    Sendo assim, temos que:

    • abelhas: acidente;
    • soldagem: físico, químico e acidente;
    • iluminação inadequada: acidente;
    • trabalho em altura e com eletricidade: acidente.