SóProvas


ID
266323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com Peter Senge, no atual contexto de mudanças, as
organizações que se sobressairão no futuro serão as que
conseguirem extrair, de todas as suas pessoas, o compromisso e a
capacidade de aprender. No que concerne à aprendizagem
organizacional, ao treinamento e desenvolvimento, julgue os itens
subsequentes.

As universidades corporativas são responsáveis pelo estabelecimento do processo de desenvolvimento de pessoas alinhado à definição das estratégias de negócio e às competências essenciais da organização.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CERTO

    Universidade Corporativa  
    é um guarda-chuva estratégico para o desenvolvimento e a educação de funcionários, clientes e fornecedores, buscando otimizar as estratégias organizacionais, além de um laboratório de aprendizagem para a organização de um pólo permanente (Meister, 1999, p.8).
  • Segundo o professor Marcelo Camacho, do Ponto dos Concursos:
     As Organizações começaram a perceber que não podiam mais depender das Instituições  de  Ensino  Superior,  para  qualificar  seus  colaboradores, 
    decidindo partir para criação de suas próprias "universidades corporativas", com  o  objetivo  de  obter  um  controle  mais  rígido  sobre  o  processo  de aprendizagem,  vinculando  de  maneira  mais  estreita  os  programas  de aprendizagem as metas e resultados estratégicos reais da empresa. Muito  embora  as  universidades  corporativas  sejam  diferentes  em  muitos aspectos  superficiais,  elas  tendem  a  organizar-se  em  torno  de  princípios semelhantes, como:  •  Prover  oportunidades  de  aprendizagem  que  dêem  suporte  para  a empresa atingir seus objetivos críticos do negócio;  •  Desenhar programas que incorporem os três C's: cidadania, contexto e competências;  •  Estimular  gerentes  e  líderes  a  se  envolver  com  a  aprendizagem, tornando-se também responsáveis pelo processo;  •  Utilizar a universidade corporativa para obter vantagem competitiva e entrar em novos mercados; entre outros.
  • De uma forma geral, Universidade Corporativa pode ser definida como sendo: “uma atividade estrategicamente orientada para integrar o desenvolvimento das pessoas, como indivíduos, ao desempenho esperado delas como equipes, onde todos terão uma visão estratégica dos destinos da organização.” (FRANCO, 1999, p.38)
    A professora Maria Éboli faz um alerta quanto ao uso do termo “Universidade Corporativa”:
    Finamente, cabe ressaltar que muitas nomenclaturas têm sido empregadas para a referência à Universidade Corporativa: organização-instrutora, universidade-empresa e, até mesmo, organização qualificada. [...] A Universidade Corporativa é mais do que uma nomenclatura que se convencionou. [...] Não importa qual seja o rótulo – Universidade Corporativa, Universidade Empresa ou apenas um grupo de treinamento da empresa e de seus empregados, o mais importante é que seja um sistema de desenvolvimento de talentos humanos cujo processo respeite seus pressupostos e princípios de concepção e implementação. 
    Ainda segundo Eboli (2004), o objetivo principal de uma universidade corporativa é o desenvolvimento e a instalação das competências profissionais, técnicas e gerenciais consideradas essenciais para a viabilização das estratégias de negócio. De forma geral, as experiências nessa área têm enfatizado os seguintes objetivos globais:
    ? Difundir a idéia de que o capital intelectual será o fator de diferenciação das empresas no próximo milênio;
    ? Despertar nos talentos humanos a vocação para o aprendizado;
    ? Incentivar e estruturar atividades de autodesenvolvimento;
    ? Motivar e reter os melhores talentos contribuindo para o aumento da felicidade pessoal, dentro de um clima organizacional saudável.

    Fonte: http://www.fsma.edu.br/cadernos/Artigos/V2_artigo04.pdf
  • Universidade corporativa (universidade empresarial): é uma instituição de ensino técnico e superior, em nível de graduação e pós-graduação, vinculada a empresas privadas e públicas. O objetivo da universidade corporativa (UC) é oferecer cursos técnicos específicos para os colaboradores da corporação. Assim, ela customiza os cursos exatamente de acordo com as políticas e estratégias das empresas, reduz custos do treinamento convencional e obtém rapidez na formação da mão de obra.
    Diferenças quanto a Universidades Acadêmicas: a universidade corporativa difere das universidades acadêmicas tradicionais porque possui características próprias: seus objetivos de aprendizagem estão sintonizados aos interesses, objetivos e estratégias das empresas que promovem a formação dos seus funcionários. Grande parte das suas estruturas geralmente são virtuais, ou seja, são oferecidos cursos on-line, "via WEB".
    Diferenças quanto aos departamentos de treinamento:a universidade corporativa difere de um departamento de treinamento e desenvolvimento porque está direcionada a programas específicos para atender a estratégia da empresa, enquanto que o treinamento e desenvolvimento está direcionado para desenvolver competências, habilidades e atitudes relacionadas a problemas presentes da organização.
    Em suma:
    É um recurso muito utilizado por organizações de grande porte, pelo que raramente é aplicável a pequenas e médias empresas.
    A universidade corporativa é o campo de atuação da pedagogia empresarial.
    No Brasil as mais conhecidas são
    as do Banco do Brasil, da Petrobras (Universidade Petrobras), da Caixa Econômica Federal, da Datasul e do Serpro. No exterior, as referências se voltam para as universidades corporativas da Shell Oil Corporation e hotéis Accor. Sendo assim a questao esta Certa !

    Bons Estudos !
  • Complementando... 

    As experiências das Universalidades Corporativas têm enfatizado os seguintes objetivos globais:

    - Difundir a ideia de que o capital intelectual será o fator de diferenciação das empresas no próximo milênio;

    - Despertar nos talentos humanos a vocação para o aprendizado;

    - Incentivar e estruturar atividades de autodesenvolvimento;

    - Motivar e reter os melhores talentos contribuindo para o aumento da felicidade pessoal, dentro de um clima organizacional saudável.

     

  • Segundo Meister (1999), as universidades corporativas, que são responsáveis pelo processo de desenvolvimento de pessoas alinhado à definição das estratégias de negócio e competências essenciais da organização, assumiram, em muitos casos, um papel tão significativo, que em várias empresas a área, ou departamento de recursos humanos, passou a gravitar em torno de suas universidades corporativas.

     

    Os demais processos inerentes à gestão de recursos humanos, foram absorvidos como subfunções ou subprocessos das universidades corporativas, denotando uma mudança qualitativa substancial na organização das funções estratégicas de recursos humanos.

     

    by neto..

  • Gab: CERTO

    Educação Corporativa ou Universidades Corporativas, põem o foco no desenvolvimento das pessoas com vistas a obter resultados nos negócios. É um modelo diferente do treinamento tradicional – feito para transmitir conhecimentos específicos do assunto em que a pessoa apresenta deficiência – por trazer uma visão mais ampla e de longo prazo. A educação corporativa está sendo estimulada por um ambiente inquieto, curioso e revolucionário. As UC's ajudam no estabelecimento do processo de desenvolvimento de pessoal nas organizações, alinhando as definições estratégicas do negócio às competências da organização.

    FONTE: Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. CHIAVENTAO, 2014. 4° Ed.

    Erros, mandem mensagem :)