-
-
Estado de natureza de Hobbes = Um contra os outros.
-
Para Locke,o estado de natureza era marcado pela insegurança jurídica,não haviam posses,nem propriedade privada,por isso os homem poderiam ser expulsos ou morrer por questão de territórios a qualquer momento.
A formação da sociedade acabou com essas brigas,a formação da justiça foi muito importante para manter a estabilidade,a fim de limitar os interesses do outro e prezar pela manutenção dos direitos naturais,logo,a sociedade surgiu com suas normas para justamente delimitar o que é de um ou de outro,e quais são os meus direitos e deveres.
R=Letra "D"
-
"A maneira única em virtude da qual uma pessoa qualquer [...] se reveste dos laços da sociedade civil consiste em concordar com outras pessoas em juntar-se e unir-se em comunidade [...]"
-
LEIAM JOHN LOCKE, NÃO IRÃO SE ARREPENDER!
-
Para solucionar este vazio de poder, os homens vão concordar, livremente, em se constituir numa sociedade política organizada.
O homem poderá influir diretamente nas decisões políticas da sociedade civil seja através do exercício da democracia direta ou delegando a outra pessoa seu poder de decisão. Este é o caso da democracia representativa, na qual os cidadãos elegem seus representantes.
Por sua parte, o Estado tem como fim zelar pelos direitos dos homens tais quais a vida, a liberdade e a propriedade privada.
-
O contratualismo consiste em abrir mão da liberdade individual em prol de direitos inalienáveis. ( Para quem marcou alternativa b)
-
GABARITO==> D)-
---Comentário---
A maioria dos erros foi devido a leitura e a busca rápidas do texto base e das alternativas que se enquadravam nas ideias comumente conhecidas de John Locke. Aqueles direitos a "propriedade, vida e liberdade, direitos inalienáveis e reclusos de qualquer privação" poderiam entrar em consonância com a alternativa A, que está incorreta. Conquanto, a leitura minuciosa do material fornecido pela banca traria a verdadeira resposta. Em suma, vem a alternativa D como correta, seguindo o seguinte trecho: " a maneira única em virtude da qual uma pessoa qualquer renuncia à liberdade natural e se reveste dos laços da sociedade civil consiste em concordar com outras pessoas em juntar-se e unir-se em comunidade para viverem com segurança, conforto e paz umas com as outras"