SóProvas


ID
2664430
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Há uma série de normas internacionais dedicadas ao processo de descrição de documentos de arquivo. Além da norma geral, a ISAD(G), há outras que a complementam: a que dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística, isto é, de pessoas físicas e jurídicas (públicas e privadas) que produzem e custodiam arquivos; a que apresenta regras gerais para a caracterização das instituições detentoras de acervo arquivístico; e a que trata das funções das entidades coletivas responsáveis pela produção e manutenção de arquivos. Tais normas complementares são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • ISAAR (CPF) - Norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas,pessoas e famílias: o objetivo primordial dessa norma é fornecer regras gerais para a normalização de descrições arquivísticas de produtores de documentos (entidades coletivas, pessoas e famílias) e do contexto de produção de documentos.

    ISDF - Norma internacional de descrição de funções: esta norma dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos.

    ISDIAH - Norma internacional para a descrição de instituições com acervo arquivístico: esta norma apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos.

    Fonte: BARBOSA, MALVERDES. Arquivologia para concursos. 2015.

  •  A questão trata das diversas normas arquivísticas e quer saber qual é a norma responsável por cada definição apresentada.

    Todas as normas, na parte de "âmbito e conteúdo", explicam seus objetivos

    Trecho do enunciado: "a que dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística, isto é, de pessoas físicas e jurídicas (públicas e privadas) que produzem e custodiam arquivos;"

    Segundo a ISAAR (CPF), "esta norma dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos. "

    Trecho do enunciado: "a que apresenta regras gerais para a caracterização das instituições detentoras de acervo arquivístico;"

    Segundo a ISDIAH, "esta norma apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos, permitindo assim:
    - o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos e no acesso ao acervo e aos serviços disponíveis;
    - a elaboração de diretórios de instituições com acervo arquivístico e/ou listas de autoridade;
    - o estabelecimento de conexões com listas de autoridade de bibliotecas e museus e/ou o desenvolvimento de diretórios comuns de instituições de patrimônio cultural nos níveis regional, nacional e internacional; e
    - a produção de estatísticas de instituições com acervo arquivístico, nos níveis regional, nacional ou internacional."
    Trecho do enunciado: "e a que trata das funções das entidades coletivas responsáveis pela produção e manutenção de arquivos."
    Segundo a ISDF, "esta norma dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos"
    a) ISDF não, o correto é ISAAR (CPF); ISAAR CPF não, o correto é ISDIAH; ISDIAH não, o correto é ISDF. Errada.
    b) ISAAR (CPF) certa; ISDF não, o correto é ISDIAH; ISDIAH não, o correto é ISDF. Errada.
    c) ISDF não, o correto é ISAAR (CPF); ISDIAH certa; ISAAR (CPF) não, o correto é ISDF. Errada.
    d) ISDIAH não, o correto é ISAAR (CPF); ISAAR (CPF) não, o correto é ISDIAH; ISDF certa. Errada.
    e) Os trechos dos enunciados fazem referência às normas ISAAR (CPF), ISDIAH e ISDF, respectivamente.  

    Fonte: Conselho Internacional de Arquivos ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final aprovada pelo CIA. – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

    ISAAR (CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias/tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 2. ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004. 

    ISDIAH: Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico/Conselho Internacional de Arquivos; tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009.

    ISDF: Norma internacional para descrição de funções. Tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 1. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

    Gabarito do Professor: E
  • Gabarito: E

    ISAAR (CPF): Norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas,pessoas e famílias.

    Sempre lembro do CPF, que é um por pessoa... lembro que é a norma que descreve pessoas...

    ISDIAH: Norma internacional para a descrição de Instituições com Acervo arquivístico.

    ISDF: Norma internacional de descrição de Funções.

    Sigam no Instagram: @mundodaarquivologia