SóProvas


ID
2664646
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A redação que está clara e em concordância com a norma-padrão é:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da B? Não consegui enxergar.

  •  a) Técnicos analisaram também o plano de acesso à garagem superior do edifício, buscando encontrar o ponto vulnerável na estrutura dele, devido que havia risco para a segurança dos condôminos.

     estrutura dela.     Estrutura da garagem.

     

     

    b) Nada havendo a contestar depois de lida a ata, o representante dos condôminos mais antigos pediu a palavra para defender sua opinião sobre matéria que não constava da pauta, sendo mal aceita.

     

    Os particípios concordarão com o substantivo a que se referirem (essa é a regra) mas..

     Se o particípio pertencer a um tempo composto, será invariável

    pra responder essa eu refiz a frase e percebi que o modo verbal exigiu um verbo auxiliar e se referiu ao sujeito "representante" : 

    representante dos condôminos mais antigos pediu a palavra, nada havendo a contestar depois de ter lido a ata, para defender sua opinião sobre matéria que não constava da pauta, sendo mal aceita.

    Creio que seja isso, Isabela.   Se houver erro me corrijam.

     

     

    c) Se o zelador dispusesse de mais tempo para tarefas que são próprias dessa função, não seria necessário a contratação de um outro auxiliar a mais, que podia resolver o problema. 

    não seria necessária a contratação.     A contratação não seria necessária (aqui existe a concordância de gênero por causa do determinante "A")

     

     

    d )    GABARITO .  Mesmo tendo sido aprovada a proposta de redução de custos do condomínio, houve quem lamentasse a perda de certas prestações de serviço, que foram consideradas supérfluas.

     

     

     e) Visitantes de moradores devem cumprir o regulamento do condomínio e preservem as áreas verdes, com o objetivo de assegurar futuras vezes em que voltem para visitas. 

    Visitantes devem cumprir , preservar e assegurar...   (concordância no infinitivo)

  • b) constava NA pauta

  • Segundo o Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa de Domingos Paschoal Cegalla, constar, «na acepção de estar registrado ou mencionado, pode-se dizer, indiferentemente, constar em (preferível) ou constar de: Este vocábulo não consta em (ou de) nenhum dicionário. / O meu nome não constava na (ou da) lista dos candidatos aprovados.»

  • Até entendo seu raciocínio Alysson Martins, porém, entendo que na frase "Nada havendo a contestar depois de lida a ata, o representante dos condôminos mais antigos pediu a palavra para defender sua opinião sobre matéria que não constava da pauta, sendo mal aceita." não há nenhum indício de que o representante mais antigo leu a ata, podemos inclusive entender o seguinte: "Nada havendo a contestar depois de a ata ser lida" ou "Nada havendo a constestar depois de lerem a ata". O agente que leu fica omisso, pois nao importa no contexto, mas o que importa é a ação de ler, que precede a manifestação do representante. 

    Acho que se pode sim entender da forma que você colocou, mas requer um contexto mais amplo.

    Por favor, se eu estiver errado em algum ponto, corrija-me. Até porque não encontrei erro no item, pois "constar", outro erro apontado, tem regência dupla quando possui a acepção de "estar registrado". Ou Consta de ou consta em.

    (Segundo o Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa de Domingos Paschoal Cegalla, constar, «na acepção de estar registrado ou mencionado, pode-se dizer, indiferentemente, constar em (preferível) ou constar de: Este vocábulo não consta em (ou de) nenhum dicionário. / O meu nome não constava na (ou da) lista dos candidatos aprovados.)

  • Quanto à letra b, acho que os gerúndios foram mal empregados. O gerúndio deve ser empregado quando uma ação contínua ou duas ações estão ocorrendo simultaneamente. "Nada havendo a contestar" representa uma ação passada já concluída. Só encontrei essa razão 

  • Alternativa "B" completamente infelize. O que deixa o estudo do português maçante são esses tipos de questão. Pra que inventar tal regra? Não faz a mínima diferença na prática, só um bando de "estudiosos" tentando deixar a língua bem difícil para que ninguém seja capaz de compreender realmente.
  • a B seria esse erro: ...o representante dos condôminos mais antigoS pediu a palavra... 

  • Vamos pedir ao professor para comentar!

  • Olha, o enunciado da questão pede a alternativa que está CLARA e em concordância com a norma padrão. Então, as alternativas A e B consegui eleminar pois não estão claras - na alternativa A podemos nos perguntar: estrutura de quem? do plano, da garagem ou do edifício? - na alternativa B, o que foi mal aceita? a opinião ou a matéria?

    A alternativa C e a E são mais tranquilas de se anilsar e estão bem explicadas nos outros comentários, motivo pelo qual não comentarei.

    Bons estudos galera e espero ter ajudado alguém! :)

  • Daniel B., o verbo constar aceita as duas regências (EM e DE) - constar da pauta ou constar na pauta. Ambas estão corretas.

  • Achei erros diferentes do nosso amigo Alysson Martins, com toda vênia, nas alternativas abaixo, que me fez excluir as alternativas e marcar a correta, segue para ajudar mais alguem que teve dificuldade:

     

     

    a) Técnicos analisaram também o plano de acesso à garagem superior do edifício, buscando encontrar o ponto vulnerável na estrutura dele, devido que havia risco para a segurança dos condôminos.

     

     

    b) Nada havendo a contestar depois de lida a ata, o representante dos condôminos mais antigos pediu a palavra para defender sua opinião sobre matéria que não constava da pauta, sendo mal aceita.

     

     

    ...o representante dos condôminos mais antigo.

     

    As demais alternativas, achei os mesmos erros do Alysson.

     

    Espero ter ajudado.

     

     

     

     

     

  • na B eu entendi o "mais antigos" como se estivesse fazendo referencia aos condominios...

     

  •  GABARITO: LETRA D

     

    b) Nada havendo a contestar depois de lida a ata, o representante dos condôminos mais antigos pediu (OS CONDÔMINIOS ERAM ANTIGOS, ou seja, o adjetivo caracteriza os condôminios e não o representante) a palavra para defender sua opinião sobre matéria que não constava da (NA) pauta, sendo mal aceita.

     

     

    sua opinião sobre matéria que não constava ... ONDE?  

    ADJUNTO ADVERBIAL DE LUGAR 

    O CORRETO SÉRIA (NA PAUTA)

     

     

    Penso assim..Tranquilinha! 

     

     

  • Tentando esclarecer a letra b: Nada havendo a contestar depois de lida a ata, o representante dos condôminos mais antigos pediu a palavra para defender sua opinião sobre matéria que não constava da pauta, sendo mal aceita.

     

    O enunciado da questão nos solicitou a redação clara e em concordância com a norma-padrão.

    Acredito que o erro está na clareza.

    Texto claro = entendimento imediato e único.

     

    O que foi mal aceita: a palavra ou a opinião sobre a matéria?

     

    Demais alternativas: explicação no comentário do colega Alysson Martins.

  • Mesmo tendo sido aprovada a proposta de redução de custos do condomínio, houve quem lamentasse a perda de certas prestações de serviço, que foram consideradas supérfluas.

    Quem é o sujeito de "foram consideradas supérfluas"? A proposta ou a perda? Errei porque considerei que o trecho deveria ficar no singular. 

  • a) Técnicos analisaram também o plano de acesso à garagem superior do edifício, buscando encontrar o ponto vulnerável na estrutura dela, devido que havia risco para a segurança dos condôminos.

     

    b) Nada havendo a contestar depois de lida a ata, o representante dos condôminos mais antigo pediu a palavra para defender sua opinião sobre matéria que não constava na pauta, sendo mal aceita.

     

    c) Se o zelador dispusesse de mais tempo para tarefas que são próprias dessa função, não seria necessária a contratação de um outro auxiliar a mais, que poderia resolver o problema. 

     

    d) Mesmo tendo sido aprovada a proposta de redução de custos do condomínio, houve quem lamentasse a perda de certas prestações de serviço, que foram consideradas supérfluas.

     

    e) Visitantes de moradores devem cumprir o regulamento do condomínio e preservar as áreas verdes, com o objetivo de assegurar futuras vezes em que voltarem para visitas. 

  • mas na letra d , não seria prestações de servicos no plural ???

  • Marcos, pensei a mesma coisa!
  • Vivi a vida toda acreditando que se escrevia: "Superfulas".

    SAD

  • Questão deveria ser anulada.

  • Dos condomínios na letra d ?

  • Difícil numa primeira leitura vc pegar os erros, recomendo deixar esse tipo de questão para o final

  • Escolher a mais certa ou menos errada?