-
O fenômeno El Nino é uma inversão periódica da direção habitual dos ventos e correntes marítimas no Oceano Pacífico que altera as condições climáticas globais. Num ano normal, a água quente do pacífico se move para oeste, onde evapora formando nuvens de tempestades e traz chuva sobre a austrália. Num ano sob a influência do El Nino, a água quente do Pacífico se move para leste em direção ao Peru, causando tempestades nas américas e seca na Austrália.
-
-
pode se dizer que o El nino é o causador dos constantes furacões na America?
-
Matheus August, o que causa os furacões é a pressão atmosférica baixa extrema.
-
el nino -> aquecimento anormal das águas do pacifico sul
curiosidade: Isso causa uma queda na atividade pesqueira na costa da america do sul.
el nina -> resfriamento anormal das águas do pacifico sul
-
EL NINO
Aquecimento anormal das águas do Pacífico.
Efeitos no Brasil
Na região Sul: aumento de chuvas -- prejuízo aos agricultores
Na região Norte: redução das chuvas -- aumento de incêndios florestais
No Nordeste: fica ainda mais seco
-
O FENÔMENO DO EL NIÑO, é o "desaparecimento" dos ventos alísios( Os alísios são ventos úmidos, que sopram dos trópicos para o equador, provocando chuvas nesta região) no pacífico sul, provocando o aquecimento de águas e mudanças no clima.
tem um intervalo de 2- 7 anos, tendo duração de 12- 18 meses.
-
O El Niño é um evento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico, podendo ser definido como um aquecimento anormal das suas águas, seguido pelo enfraquecimento dos ventos alísios. Tais alterações modificam o sistema climático de distribuição das chuvas e de calor em diversas regiões do planeta.
Gabarito = D
-
O esmaecimento dos ventos alísios impede a ressurgência no pacífico, fenômeno que resulta do encontro de uma corrente marítima fria, a corrente de Humboldt, com uma corrente marítima quente. A corrente marítima fria, por ser mais densa, tende a submergir diante de uma corrente marítima quente, na ressurgência, devido a atuação dos ventos alísios, a corrente marítima quente é repelida para a costa leste da Austrália, aumentando a pluviosidade no território. Com a ressurgência há um aumento da piscosidade na costa oeste da América do Sul, o que incita o comércio de peixes na região.
Como já citado, o fenômeno El Ninõ enfraquece os ventos alísios, com isso a corrente marítima quente não é repelida para costa leste da Austrália, há então o aquecimento do pacífico como consequência.
Para além disso, com a ausência da ressurgência, a piscosidade não é intensificada na costa oeste da América do Sul, o que impacta o comércio da região, também causando secas na costa leste da Austrália.
-
Essa é a importância de ler o comando primeiro. A questão só pedia o conceito do El Niño, que é justamente aquecimento das águas do pacífico. Lembrando que o La Niña é o oposto.