SóProvas


ID
2668837
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O fenômeno da motivação tem sido estudado sob diferentes enfoques e, nesse sentido, uma das possíveis categorizações das denominadas teorias motivacionais apresenta a divisão entre teorias de conteúdo e teorias de processo, as quais abordam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Teorias da Motivação se dividem em 2 grandes grupos:

     

     Teorias de conteúdo- Aquelas que estão preocupadas em dizer o que motiva. São estáticas e descritivas.

     

    a) Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow

    b) Teoria dos dois fatores ou bifatorial de Herzberg

    c) Teoria ERC/ERG de Aldefer

    d) Teoria das necessidades adquiridas de Mcclelland

    e) Teorias X e Y de McGregor 

     

    ❤ Teorias de processo-  São dinâmicas. Descrevem como acontece o processo da motivação.

    a) Teoria do reforço de Skinner

    b) Teoria da expectância de Vroon

    c) Teoria da Equidade de Adams

    d) Teoria do estabelecimento de metas de Locke

    e) Teoria da expectação de Lawler e Porter

    f) Teoria de campo de Kurt Lewin

     

     

     

     

    RESUMOS E MAPAS DE ADM E OUTROS

    https://goo.gl/92FN88 

     

  • Letra (d)

     

    Teoria do reforço – Skinner


    A ideia principal desta teoria é de que o reforço condiciona o comportamento, sendo que este é determinado por experiências negativas ou positivas, devendo o gerente estimular comportamentos desejáveis e desencorajar comportamentos não agradáveis.


    O reforço positivo dá-se de várias formas, tais como: premiações, promoções e até um simples elogio a um trabalho bem feito. São motivadores, visto que incentivam o alto desempenho.

     

    O reforço negativo é capaz de fortalecer uma reação quando remove al gum tipo de estímuloaversivo. Para uma pessoa sonolenta que aperta o botão que desliga o barulho do despertador, o cessar do barulho irritante é um reforço negativo. É interessante observar que, ao contrário do uso popular, o reforço negativo não tem caráter punitivo, pois ele representa a remoção de um evento punitivo.

     

    Ribas

  • Conteúdo -> O QUE

    Processo -> COMO 

  • Segundo a teoria dos 2 fatores, os fatores ligados a subsistência como fisiológicos, alimentação, segurança e sociais não são motivadores! Sabendo disso : Errei :/
  • Sobre a C:

     

    A primeira parte está correta.

     

    Segunda parte

     

    Treinamento de sensitividade:  Objetiva aumentar a sensibilidade quanto às habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal. --->> Não tem relação direta com os processos de motivação.

  • Pelo amor viu, pra quem está estudando pro TRT 2 pelo material do estratégia, na pagina 20 do PDF da aula 01, o Rodrigo Rennó diz, em negrito ainda mais, que: " A teoria do reforço não se enquandra nem nas teorias de conteúdo nem nas teorias de processo, tendo uma visão única do processo motivacional."

    Acreditando nisso, errei a questão devido o fato do Reforço Positivo ser uma caracteristica da propria teoria do reforço. Só que a questão diz, no final: Que os processos cognitivos que influenciam a motivação, a exemplo do reforço positivo, Sendo o reforço Positivo uma caracteristica da teoria do processo. Slc!! assim fica dificil estudar pra essa materia. Pior de tudo é errar uma questão considerada mediana. Alguem pode ajudar nisso ai. Por favor.

  • Companheiro Daniel, se vc quiser material do Carlos Xavierme mande msg!
    Nunca iremos achar um livro 100% completo de adm, mas o Rennó é triste. Golpista!!

  • Vamo lá, pessoal! Não adianta ficar criticando professor. Primeiro, há um universo amplo de autores que criam n teorias quando o assunto é Administração Geral (que dentro dela tem-se o RH, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos e Gestão de Processos, etc). 

    Pela experiência que tenho em provas que contêm a disciplina Administração Geral, o lance é fazer repetidas e repetidas vezes questões da banca pela qual você vai prestar o concurso. A CESPE, por exemplo, ama (acho que chega a gozar) o Idalberto Chiavenato. Já a FCC ama o Lacombe (basta pegar a prova do ICMS-SP de 2009. Ná época, quem leu o livro dele "Administração: princípios e tendências", gabaritou) e o Henry Mintzberg e suas escolas de estratégia (Safári de Estratégia). A FCC, ainda, em adm pública, tem "debaixo do travesseiro" Max Weber e a burocracia - além de repetir, num mesmo ano, várias questões sobre o mesmo tema. Ou seja, na disciplina de adm as bancas não adotam somente um autor, mas vários; bem diferente, infelizmente, de disciplinas da área de direito. Então, melhor deixar de noia e aceitar a "vaidade" da banca e saber pra qual autor ela inclina mais. Fazendo isso, pode apostar, mais de 50% do caminho você já percorreu no universo amplo da Administração em concursos.

     

    Sobre o tema motivação, vá no comentário da Sheyla R2 e reforce com  esse macete legal, até pra melhor diferenciar a qual grupo os autores pertecem: 

     

    Teorias de conteúdo - HAMMM 

    Herzberg

    Aldefer

    Maslow

    Mcclelland

    McGregor 

     

    Teorias de processo: SALV POLE 

    Skinner

    Adams

    Locke

    Vroon

    POrter

    LEwin

     

    Algo importante sobre motivação: Lembre-se da frase: "Ninguém motiva ninguém, mas estimula". Motivação é algo intrinseco (vem de dentro), enquanto que estímulo é  algo extrinseco (vem de fora). Logo, quando uma questão afirmar que, por exemplo, a empresa ao reformar o escritório do empregado gerou motivação, é casca de banana. Estará ERRADA! A reforma do escritório é um estímulo, ou seja, um fator EXTRÍNSECO, fator higiênico (lá da teoria do Herzberg - do grupo de Conteúdo) e não uma motivação. 

    Imagine um operador de copiadora ganhar R$5.000,00 pra tirar xerox todos os dias, sem nenhuma perspectiva de crescimento funcional ou de carreira. Com o tempo, ele certamente vai se desmotivar para o trabalho, já que se ele tiver a ambição (algo intrínseco) de ser melhor reconhecido no trabalho pelos colegas, pelos seus superiores ou até pelos seus familiares, visar um status maior, o cargo de operador de xerox não será o bastante pra ele,  apesar de que ele é estimulado (R$5.000,00 só pra tirar xerox) a continuar trabalhando. 

     

     

     

  • EXCELENTE, FÁBIO DOURADO.

     

     

  • Sonho em um dia achar algum material que cobre 100% da matéria, ainda mais quando for para edital :/

  • Teorias de conteúdo: procura explicar quais fatores motivam as pessoas (fatores dentro do indivíduo ou do ambiente que o envolve), sendo estáticos e descritivos. O que motiva o homem.

    Teorias de processo: procura explicar como funciona a motivação (compreensão dos processos cognitivos ou de pensamento das pessoas, que influencia o comportamento), sendo mais dinâmicas. Como acontece a motivação.

     

    Andréia Ribas e Cassiano Ramalho Salim - Gestão de Pessoas para Concursos (2013)

  • Resumo das teorias de Motivação

     

    PROCESSO

     

    Teoria da Equidade de Adams: o equilíbrio entre o "dar" e o "receber" é fator de motivação.

     

    Teoria do Estabelecimento de Objetivos (Autoeficácia) de Locke: a intenção de atingir um objetivo é fator de motivação (fatores internos).

     

    Teoria do Reforço de Skinner: recompensa e punição condicionam o comportamento do indivíduo. Os estímulos podem ser:

    - Reforço Positivo: recompensar o comportamento desejado;

    - Reforço Negativo: retirar consequência negativa após comportamento desejado;

    - Punição: aplicar medida negativa após comportamento indesejado;

    - Extinção: retirada de recompensa positiva após comportamento indesejado.

     

    Teoria da Expectativa de Vroom: a motivação acontece se a meta for possível e a recompensa, desejável (considera as diferenças pessoais). Deve haver:

    - Valência: valor que a pessoa dá as recompensas obtidas;

    - Expectativa: probabilidade de a ação levar ao resultado desejado;

    - Instrumentalidade: percepção de que a obtenção de um resultado está associado a uma recompensa.

     

    Teoria da Expectação de Lawler e Porter: as necessidades do indivíduos são satisfeitas através do dinheiro, gerando motivação.

     

     

    CONTEÚDO

     

    Teoria da Necessidades de Maslow: uma necessidade satisfeita deixa de motivar o comportamento. 

    - Autorrealização - topo

    - Estima (reconhecimento, promoções)

    - Sociais (interações com colegas, família)

    - Segurança (proteção, trabalho salubre)

    - Fisiológica - base (conforto, descanso, necessidades básicas)

     

    Teoria ERC de Alderfer: adaptação da teoria de Maslow, com hierarquia das necessidades menos rígida. Se um nível de necessidade superior não for atendido pode levar o indivíduo a aumentar a necessidade de nível inferior. Dividiu as necessidades de Maslow da seguinte maneira:

    - Crescimento (topo): fatores internos de estima e autorrealização 

    - Relacionamento: fatores externos de estima e social

    - Existência (base):  fisiológico e segurança

     

    Teoria X e Y de McGregor: divide as pessoas em duas gerações:

    X: o homem não gosta de trabalhar, precisam ser forçadas a atingir resultados, não há confiança; o trabalho deve ser guiado;

    Y: a maioria das pessoas gosta de trabalhar e são capazes de se autocontrolar, podem assumir responsabilidade, são criativas e ambiciosas.

     

    Teoria dos dois fatores de Herzberg: os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação. Dividido entre:

    - Fatores motivacionais: influenciam satisfação e geram motivação (crescimento pessoal, conteúdo do trabalho, reconhecimento, etc)

    - Fatores higiênicos ou de manutenção: influenciam a insatisfação se não satisfeitos, mas não geram por si só motivação (salário, segurança, relacionamentos pessoais, política da empresa). PS: pra essa teoria o salário NÃO É FATOR MOTIVACIONAL!

     

    Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland: a motivação é relacionada com a satisfação de certas necessidades dos indivíduos, quais sejam:

    - Afiliação: bons relacionamentos;

    - Poder: controle e influência;

    - Realização: sucesso e diferenciação.

     

     

     

  • Teorias de Conteúdo: o que motiva, aspectos internos e externos.

    ‘HAMMM’

    v  Teoria dos dois fatores (bifatorial) de Hezberg;

    v  Teoria de ERC/ERG de Alderfer;

    v  T. da hierarquia das neces. de Maslow;

    v  T. das necessidades de MCClelland;

    v  T. do X e Y de Douglas MCGregor.

     

    Teorias de Processo: como motiva, aspectos cognitivos.

    ‘REEE’

    v  Teoria do Reforço (Skinner);

    v  Teoria da Equidade;

    v  T. do Estabelecimento de objetivos (Locke);

    v  T. da Expectativa, expectância (Victor Vroom).

     

    Gabarito: D

  • Errei porque os teóricos de hoje entendem que subsistência não motiva, apenas evita a desmotivação...Acho que só pra Maslow e Alderfer o suprimento das necessidades básicas motivam, e esse posicionamento foi superado...

  • porque a Letra B estaria errada?

  • https://www.youtube.com/watch?v=yAt9GcllZxo

    video com 3:22 com o basicão pra quem tá estudando isso pela primeira vez

  • Teorias de conteúdo: Dizem taxativamente o que motiva (aspectos internos e externos), são baseadas nas necessidades humanas.

    Quais são as principais teorias de conteúdo? 

    - Hierarquia das necessidades de Maslow 

    - Bifatorial de Hezberg

    - X (negativo) e Y (positivo) de McGregor

    - ERC/ERG  (são os três níveis de necessidade: existência, relacionamento e crescimento) de Alderfer;

    - Necessidades adquiridas (aflição, poder e realização) de McClelland

     

    Teoria de Processo: São mais dinâmicas, de forma que diz como funciona o processo de motivação (e não o que motiva). É baseada em crenças, valores e desejos dos indivíduos e não em necessidades como a teoria do conteúdo. 

    Quais são as principais teorias do processo?

    - Expectância e Expectativa (Victor Vroom)

    - Equidade (J. Stacy Adams) 

    - Reforço (Skinner)

    - Autoeficácia (Bandura)

    - Objetivos e Metas (Locke)

  • Alguém sabe explicar o porquê de subsistência ter sido considerada como fator motivador?

  • Luan, porque substistência está relacionada a uma necessidade humana, a mais básica de todas. 

  • Entendo que a questão deveria ter sido anulada, pois, com base nas teorias de Herzberg,  a subsisistência não seria um fator motivacional, mas sim higiênco, embora esteja ligado à teoria do conteúdo. Isto torna a afirmativa incorreta. 

     

    Teoria dos dois fatores de Herzberg: os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação. Dividido entre:

    Fatores motivacionais: influenciam satisfação e geram motivação (crescimento pessoal, conteúdo do trabalho, reconhecimento, etc)

    Fatores higiênicos ou de manutenção: influenciam a insatisfação se não satisfeitos, mas não geram por si só motivação (salário, segurança, relacionamentos pessoais, política da empresa). PS: pra essa teoria o salário NÃO É FATOR MOTIVACIONAL! (Créditos à bela Bruna Rodrigues)

  • Daniel Beckman, eu acho as apostilas do Rennó bem ruinzinhas (apesar de até gostar dos livros dele). Tem tópicos em que ele nem chega a abordar de forma completa, ou então aborda, mas de forma rasa, deixando furos aqui e ali.

     

    Em comparação, o Carlos Xavier (que também é do mesmo curso, o Estratégia) é um professor ótimo. As apostilas dele são bem redigidas e ele aborda tudo de forma bem completa. As vezes eu acho que até é muita coisa, mas é algo bom, pois pra concursos vale a regra: quanto mais informações, melhor (rs). 
    Por isso fica a dica: se forem comprar um curso de Administração Geral no Estratégia Concursos, vão no Carlos Xavier. De lá ele é sem dúvidas o melhor

  • interpretei da seguinte forma:

    " os fatores que motivam o indivíduo, a exemplo dos ligados à subsistência - MASLOW COM A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES.

    ; os processos cognitivos que influenciam a motivação, a exemplo do reforço positivo. - SKINNER COM A TEORIA DO REFORÇO. 

  • Luan Oliveira, a  subsistência está ligada à teoria das necessidades em forma piramidal de Maslow, que é uma das teorias motivacionais de conteúdo.

    Além disso outros teóricos do conteúdo motivacional também abordam a subsistência como fator motivacional, como Alderfer com a teoria ERG, existência, relacionamento e crescimento, do inglês existence, relationship e growth, que não segue uma estrutura tão rígida como a pirâmide de Maslow, ao contrário, é muito mais dinâmica e fluída.

    Essa foi a minha interpretação para chegar ao gabarito.  

  • Quero saber o erro da B? 

  •  Classificação das teorias motivacionais

    Existem duas linhas teóricas básicas sobre motivação:

     

     

    • Teorias de conteúdo: procura explicar quais fatores motivam as pessoas (fatores dentro do indivíduo ou do ambiente que o envolve), sendo estáticos e descritivos. O que motiva o homem.

     

     

    Teorias de processo: procura explicar como funciona a motivação (compreensão dos processos cognitivos ou de pensamento das pessoas, que influencia o comportamento), sendo mais dinâmicas. Como acontece a motivação.

     

    os fatores que motivam o indivíduo, a exemplo dos ligados à subsistência (teoria de Maslow, a qual está dentro das teorias de conteúdo); os processos cognitivos que influenciam a motivação, a exemplo do reforço positivo (teoria de conteúdo).

     

    Letra D. 

     

     

  • Teoria do conteudo - O QUE motova alguem

    Teoria do Processo - COMO essa motivacao ocorre

  • Classificação das teorias motivacionais

    Teorias de conteúdo – procura explicar quais fatores motivam as pessoas (fatores dentro do indivíduo ou do ambiente que o envolve), sendo estáticos e descritivos. O que motiva o homem.

    Teorias de processo – procura explicar como funciona a motivação (compreensão dos processos cognitivos ou de pensamento das pessoas, que influencia o comportamento), sendo mais dinâmicas. Como acontece a motivação.

  • Gab: D

     

    Primeiro eu penso O QUE MOTIVA (elaboro o passo a passo), depois eu ensino COMO aplicar o passo a passo (aplico cada etapa).

                                  CONTEÚDO                                                             PROCESSO

     

  • "MC, MC, MAS o Herzeberg é ALto" --> Mcgregor, Mccland, Maslow, Herzerbeg e Aldefer --> Teorias de conteúdo. Só decorei assim

  • Só não entendi uma coisa , a Teoria do Reforço ela diz que não Influência a motivação , somente consegue induzir a um comportamento desejado , ou estou enganado ?

  • HÁ DOIS GRANDES GRUPOS DE TEORIAS DA MOTIVAÇÃO:

    conteúdo e processo


     Teorias de conteúdo- Aquelas que estão preocupadas em dizer o que motiva. São estáticas e descritivas.

    a) Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow ou pirâmide de Maslow.

    b) Teoria dos dois fatores ou bifatorial de Herzberg: fatores higiênicos e motivacionais.

    c) Teoria ERC/ERG de Aldefer

    d) Teoria das necessidades adquiridas de Mcclelland

    e) Teorias X e Y de McGregor 

     Teorias de processo- São dinâmicas. Descrevem como acontece o processo da motivação.

    a) Teoria do reforço de Skinner

    b) Teoria da expectância de Vroon

    c) Teoria da Equidade de Adams

    d) Teoria do estabelecimento de metas de Locke

    e) Teoria da expectação de Lawler e Porter

    f) Teoria de campo de Kurt Lewin

     

     

  • Questão bem tranquila, basta lembrar:

    Teorias de Conteúdo (O que gera a motivação no individuo?). Entre as principais encontram- se a piramide de Maslow, Teoria dos individuos X e Y, Teoria ERC, Teoria RAP e 2 fatores de Hizberg.

    Teorias de Processo (Como gera a motivação no individuo?). MACETE: AVa Leo Santana (Adams, Vroom, Locker e Skiner)

  • Questão bem tranquila, basta lembrar:

    Teorias de Conteúdo (O que gera a motivação no individuo?). Entre as principais encontram- se a piramide de Maslow, Teoria dos individuos X e Y, Teoria ERC, Teoria RAP e 2 fatores de Hizberg.

    Teorias de Processo (Como gera a motivação no individuo?). MACETE: AVa Leo Santana (Adams, Vroom, Locker e Skiner)

  • Gente, como falamos, as teorias do conteúdo retratam os aspectos e necessidades humanas que servem de motivação, enquanto as teorias do processo revelam como a situação em que o indivíduo se encontra é percebida por ele e usada para que se motive, baseando-se então nos processos cognitivos de percepção da realidade. Como exemplo, podemos citar exatamente os contidos no item d), que são a Teoria da Hierarquia das Necessidades como teoria do conteúdo e a Teoria do Reforço de Skinner como teoria de processo.

    Gabarito: D

  • Gabarito: D

    A questão cobra conhecimentos sobre as teorias de motivação, as quais são classificadas em: teorias de conteúdo e teorias de processo.

    1) As teorias de conteúdo se concentram nas razões que levam uma pessoa a ficar motivada (seria o QUE motiva alguém).

    Teoria dos dois fatores de Herzberg; 

    Teoria ERC (Alderfer);

    Hierarquia das necessidades de Maslow;

    Necessidades adquiridas (McClelland);

    Teoria X e Y de McGregor.

     

    2) Já as teorias de processo se concentram no modo em que o comportamento é motivado (seria o COMO essa motivação ocorre).

    Teoria da Equidade (Adams);

    Teoria da Expectância (Victor Vroom);

    Teoria do Reforço (Skinner);

    Teoria do Estabelecimento de Objetivos (Autoeficácia).

    @adm.semduvida

    • Teorias da Motivação se dividem em 2 grandes grupos:
    •  
    •  Teorias de conteúdo- Aquelas que estão preocupadas em dizer o que motiva. São estáticas e descritivas.
    •  
    • a) Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow
    • b) Teoria dos dois fatores ou bifatorial de Herzberg
    • c) Teoria ERC/ERG de Aldefer
    • d) Teoria das necessidades adquiridas de Mcclelland
    • e) Teorias X e Y de McGregor 
    •  
    • ❤ Teorias de processo- São dinâmicas. Descrevem como acontece o processo da motivação.
    • a) Teoria do reforço de Skinner
    • b) Teoria da expectância de Vroon
    • c) Teoria da Equidade de Adams
    • d) Teoria do estabelecimento de metas de Locke
    • e) Teoria da expectação de Lawler e Porter
    • f) Teoria de campo de Kurt Lewin