SóProvas


ID
2669350
Banca
IBFC
Órgão
PM-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Assinale a alternativa correta. No que se refere ao Inquérito Policial, assim dispõe o Código de Processo Penal Brasileiro:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

     

     a)( C ) o inquérito policial, nos delitos em que a ação penal pública venha a depender de representação, não poderá ser iniciado sem ela

    Art. 5o  § 4o  

     

     b)( E )a polícia administrativa e preventiva deve ser exercida pelas autoridades policiais e tem como escopo (aquilo que se pretende atingir) precípuo (essencial) a eludidação (explicação) dos crimes

    Art. 4º A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria. 

     

     c)( E )a norma processual penal possui vigência imediata, admitindo-se eventualmente a ocorrência de prejuízo em relação à eficácia dos atos consubstanciados (consolidados) sob a égide (proteção) do regramento anterior

    Art. 2o  A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior.

     

     d)( E )a norma de caráter processual penal não admite a aplicação analógica (semelhante), razão pela qual veda a complementação dos princípios jurídicos

    Art. 3o  A lei processual penal admitirá interpretação extensiva e aplicação analógica, bem como o suplemento dos princípios gerais de direito.

     

  • Ação penal pública condicionada !

  • No edital tem apenas Inquerito policial! Caso a resposta fosse  art 2 ou 3 a questão deveria ser anulada! 

    TÍTULO II

    DO INQUÉRITO POLICIAL Art. 4º a   Art. 23

    Não concordam?

  • CPP,  Art. 4º, § 4o  O inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado.

  • GAB A
    #PMSE !!!

  • Ação Penal Pública condicionada à representação - Art 5 CPP

    Ação Pública condicionada é aquela na qual, embora ajuizada pelo MP, deve ser precedida de representação da vítima, a vítima deve querer que o autor do crime seja denunciado.

    § 4o O IP, nos crimes em que a AP pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado.

    São exemplos de APPC:

    Perigo de contágio venéreo (art. 130),

    Ameaça (art. 147),

    Violação de correspondência comercial (art. 152),

    Divulgação de segredo (art. 153),

    Furto de coisa comum (art. 156),

    O estupro e o atentado violento ao pudor quando a vítima não tem dinheiro para financiar a ação privada(art. 225, §1º e 2º) etc.

    #AGEPEN - PB

  • Iniciando a presente questão sobre inquérito policial, interessa lembrar que este é um procedimento administrativo inquisitório e preparatório, presidido pelo Delegado de Polícia. É um conjunto de diligências realizadas pela polícia investigativa objetivando a identificação das fontes de prova, além da colheita de elementos de informação, tanto quanto à autoria, quanto quanto à materialidade da infração. A questão pede que seja assinalada a alternativa CORRETA:

    A) o inquérito policial, nos delitos em que a ação penal pública venha a depender de representação, não poderá ser iniciado sem ela.

    Assertiva CORRETA. O inquérito, nos crimes em que a ação pública DEPENDER de representação, não poderá sem ela ser iniciado. Assim, nos crimes de ação penal pública condicionada, a deflagração da investigação criminal está subordinada à representação do ofendido ou à requisição do Ministro da Justiça, nos termos do art. 5°, §4° do CPP:
    Art. 5o  Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado: (...)
    § 4o  O inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado.


    B) a polícia administrativa e preventiva deve ser exercida pelas autoridades policiais e tem como escopo precípuo a elucidação dos crimes

    Assertiva INCORRETA. A POLÍCIA JUDICIÁRIA deve ser exercida pelas autoridades policiais e tem como escopo precípuo a eludidação dos crimes, consoante o art. 4°, caput, do CPP, vide:
    Art. 4º A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria. 

    Para fins de complementação, é interessante saber que a polícia administrativa realiza atividade de cunho preventivo, relacionado à segurança, almejando impedir a prática de qualquer ato lesivo à sociedade, possuindo caráter ostensivo - diferentemente da polícia judiciária. Destaca-se que nada impede que uma mesma polícia possa atuar ora como polícia administrativa, ora como polícia judiciária.

    C) a norma processual penal possui vigência imediata, admitindo-se eventualmente a ocorrência de prejuízo em relação à eficácia dos atos consubstanciados sob a égide do regramento anterior.

    Assertiva INCORRETA. A norma processual penal possui vigência imediata, SEM PREJUÍZO em relação à eficácia dos atos consubstanciados sob a égide do regramento anterior, incidindo o princípio do tempus regit actum, também conhecido como princípio do efeito imediato ou da aplicação imediata da lei processual, consoante o previsto no art. 2° do CPP: A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior.

    D) a norma de caráter processual penal não admite a aplicação analógica, razão pela qual veda a complementação dos princípios jurídicos

    Assertiva INCORRETA. A norma de caráter processual penal ADMITE a aplicação analógica, BEM COMO a complementação dos princípios jurídicos, nos termos do art. 3° do CPP: A lei processual penal admitirá interpretação extensiva e aplicação analógica, bem como o suplemento dos princípios gerais de direito.

    Gabarito do(a) professor(a): alternativa A.
  • ESQUECE A PARTE DO IP E FOCA APENAS NA AÇÃO PENAL PÚBLICA.

    GAB. A

  • GAB.:A

    PM-GO2021.....

  • #PM-AL 2021

  • "O inquérito policial, nos delitos em que a ação penal pública venha a depender de representação, não poderá ser iniciado sem ela".

    Rapaz, acabei de responder uma questão que dizia exatamente o contrario e eu acertei, alguém ai ta mentindo!

  • Questão da IBFC é sempre para pegar os que pensam de mais.

    Se conversa de mais com essa banca erra.

  • Questão da IBFC é sempre para pegar os que pensam de mais.

    A questão esta ocultando a palavra chave: ação penal publica CONDICIONADA.

    pois na alternativa, ela somente diz ser pública, não se refere a condicionada ou incondicionada.

  • CÓDIGO DE PROCESSO PENAO - Lei n° 3.689/1941

    TÍTULO II

    DO INQUÉRITO POLICIAL.

    Art. 5° §4° - O inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado.

    GAB: A

    RUMO PMCE2021

  • "O inquérito policial, nos delitos em que a ação penal pública venha a depender de representação, não poderá ser iniciado sem ela". CERTO

    TODAVIA

    MAS

    ENTRETANTO

    NO ENTANTO

    CONTUDO

    PORÉM

    OBSERVAÇÃO:

    Condições Específicas da Ação

    1-     Requisição do Ministério Público (podendo dispensar o I.P, QUANDO O MP JÁ POSSUIR LASTRO PROBATÓRIO (autoria + materialidade) OBS: o Promotor de Justiça poderá abrir mão do inquérito policial, caso tenham sido apresentadas informações que o permitam iniciar o processo penal, e, nesta hipótese, deverá oferecer a denúncia no Prazo 15 dias