SóProvas


ID
2670055
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere:


O certo é que, quando as mídias empresariais internas escondem, ‘varrem para debaixo do tapete’ os problemas ‘internos’ da empresa, eles aparecem noticiados, discutidos, nas mídias externas à empresa, entre elas as mídias sindicais.

(Adaptado de: NASSAR, Paulo; FIGUEIREDO, Rubens. O que é comunicação empresarial? São Paulo: Brasiliense, 2003, p. 72)


A partir do trecho acima,


I. ignorar a rede informal é uma das formas de varrer os problemas para debaixo do tapete.

II. a mídia sindical, ou rádio peão, é a responsável pelos boatos organizacionais.

III. a rádio peão pode ser incorporada nas estratégias de comunicação interna quando os dirigentes da organização se propõem a desmentir, oficialmente, os boatos organizacionais.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Em Comunicação Empresarial / Comunicação Institucional de Gaudêncio Torquato, encontra-se:



    A rede informal abriga as manifestações espontâneas  da coletividade, incluindo-se aí a famosa rede de boatos, estruturada a partir da chamada cadeia sociológica dos grupinhos. (Pág. 55)

     

    As comunicações informais são todas as livres expressões e manifestações dos trabalhadores, não controladas pela administração. Caracterizam-se classicamente pela temível rede de boatos, rede que não tem estrutura, que segue caminhos diferentes e que dá margem à criação de outras redes. Vence, na rapidez com que dissemina as informações, a estática que caracteriza a rede formal de comunicação. (Pág. 63)

     

    De um lado, podemos aderir à formalidade das publicações internas quando são instrumentos de mensagens oficiais ou pelo fato de pertenceram à empresa; por outro lado, elas são instrumentos informais de comunicação. Mas são instrumentos informais controlados. (Pág. 122)

  • Sobre a II, pelo que entendi, a rádio peão não cria boatos organizacionais, mas sim internos.

  • Monica, acredito que o erro da II esteja em dizer que a mídia sindical = rádio peão. A primeira é um meio formal e a outra, não.

    Só lembrar que para a rádio peão funcionar, não é necessário participação de sindicato. Rs

  • letra d

    A rádio peão é definida basicamente pelas manifestações comunicacionais não controladas que correm pelo caminho da informalidade.

    Mídia sindical é a democratização dos meios de comunicação em contraponto à mídia hegemônica.

  • Sobre a assertiva II:

    A resposta está no próprio texto oferecido pela questão, nesse trecho: "... nas mídias externas à empresa, entre elas as mídias sindicais."

    A "rádio peão" é uma rede informal e interna à empresa, são boatos, fofocas de corredor entre funcionários e colaboradores. Não se configura como uma mídia e muito menos se encontra externa à empresa. 

  • Gabarito do Professor:

    Em uma organização são praticados vários tipos de comunicação: institucional, administrativa, interna e mercadológica. Cada um tem suas particularidades, com objetivos e públicos específicos.

    A comunicação interna tem como objetivo garantir a coesão de interesses e de valores entre a organização e os colaboradores. Na busca por diálogo e troca de mensagens, esse departamento pode realizar a gestão e planejamento de veículos de comunicação interna, gestão e planejamento de eventos, desenvolvimento de pesquisas e gerenciamento de crises entre a empresa, o público interno e a ouvidoria.

    A comunicação interna é observada na rede formal, na qual circulam conteúdos oficiais, informações institucionais e orientações para cumprir determinados tarefas e objetivos. A rede informal, composta por notícias compartilhadas entre os colaboradores (muitas vezes feitas de boatos e rumores infundados), é também conhecida como rádio-peão. Geralmente, quando um assunto interno tem grande relevância nas redes formal ou informal, este “escapa" dos limites organizacionais e passa a veicular em outras mídias, como a sindical.

    Vamos analisar as assertivas:

    I. Certo. Ignorar a rede informal (ou seja, não administrar corretamente a comunicação que ocorre entre colaboradores, familiares e sindicato, e minimizar os efeitos disso), é uma das formas de varrer os problemas para debaixo do tapete (ou seja, omitir problemas vigentes temporariamente, de modos consciente e deliberado). Em algum momento essa situação será descoberta e seus efeitos negativos poderão ser sentidos por todos os envolvidos.

    II. Errado. O sindicato é responsável pela luta pelos direitos trabalhistas dos colaboradores sindicalizados. A mídia sindical cuida da veiculação de informações de interesse para a categoria. “Rádio-peão" é o nome dado ao tipo de comunicação informal, veiculada entre os colaboradores, no cotidiano organizacional e fora dele, e que geralmente inclui boatos e rumores.

    III. Certo. A rádio peão pode ser incorporada nas estratégias de comunicação interna quando os dirigentes da organização se propõem a desmentir, oficialmente, os boatos organizacionais. Uma ação complementar a essa é ampliar e valorizar os canais de relacionamento entre a alta cúpula e os colaboradores, por meio de caixa de sugestões, ouvidoria e reuniões periódicas, por exemplo, a fim de dar voz ao público interno e antecipar dúvidas e rumores em potencial.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que as assertivas corretas são I e III. Portanto, a alternativa correta é a D (I e III).

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Nassar, Paulo & Figueiredo, Rubens. O que é comunicação empresarial? São Paulo: Brasiliense, 2003.