SóProvas


ID
2672317
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Suponha que uma pessoa acesse o interior do Tribunal Regional do Trabalho para participar de uma audiência. Na sala de audiências, chama para si a atenção de todos, mostrando um recipiente com um produto químico que, se espargido naquele ambiente, poderá surtir um efeito letal para os presentes. Um técnico de segurança é acionado para, dentre as providências, estabelecer o grau de risco. Esse caso traduz

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Esse é um dos conceitos trazidos, em escalas, pelo doutrinador Marcos Mandarini em seu livro: segurança corporativa estratégica.

     

    A ameaça exótica está no nível mais elevado da escala de criticidade. Traz como exemplo um cidadão portando material químico/radioativo capaz de provocar destruição em massa.

     

    No Brasil não temos históricos de atentados terroristas muito menos com o emprego de materiais capazes de provocar destruição em massa, diferentemente de outros países que já tiveram ocorrências desse tipo. 

     

    O livro de Mandarini é do ano de 2005 e até hoje não surgiu nenhuma obra doutrinária atualizada sobre o assunto. Existem diferentes tipos de contingência no cenário nacional, como, por exemplo: manifestações e protestos (políciamento ostensivo/choque), rebeliões em presídios (agentes penitenciários ou o BOPE), entre outros, porém, nem Mandarini nem outros autores (se é que existem) se preocuparam em trazer.

  • ameaça exótica é classificada com produtos químicos e público grande.

  •  risco alto= ASSALTO A BANCO , SEM REFEM, 1 PESSOA,

    risco altissimo= ASSALTO A BANCO , COM REFEM, 2 ELEMENTOS

    ameça extraordinaria= terroristas ARMADOS, COM MUITOS REFEM, ABORDO DE AVIAO.

    ameça exotica= o meliante esta com recipiente ameçando matar as pessoa no recinto , que citado na questao, FBI, FONTE.

  • Olá pessoal,parabéns a todos pelos excelentes comentários em respostas das questões. quero cumprimentar em especial ao jovem Bruno Mendes. Temos também em nosso cenário de literaturas voltadas a este contexto o professor Antonio Celso Ribeiro Brasiliano .