SóProvas


ID
2673718
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Dois Córregos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 Destruindo Riqueza


      A economia cresce encontrando soluções, em geral tecnológicas, para reduzir ineficiências e, nesse processo, libera mão de obra.

      Um exemplo esclarecedor é o do emprego agrícola nos EUA. Até 1800, a produção de alimentos exigia o trabalho de 95% da população do país. Em 1900, a geração de comida para uma população já bem maior mobilizava 40% da força de trabalho e, hoje, essa proporção mal chega a 3%. Quem abandonou a roça foi para cidades, integrando a força de trabalho da indústria e dos serviços.

      Esse processo pode ser cruel para com indivíduos que ficam sem emprego e não conseguem se reciclar, mas é dele que a sociedade extrai sua prosperidade. É o velho fazer mais com menos.

      A internet, com sua incrível capacidade de conectar pessoas, abriu novos veios de ineficiências a eliminar. Se você tem um carro e não é chofer de praça nem caixeiro viajante, ele passa a maior parte do dia parado, o que é uma ineficiência. Se você tem um imóvel vago ou mesmo um dormitó­ rio que ninguém usa, está sendo improdutivo. O mesmo vale para outros apetrechos que você possa ter, mas são subutilizados.

      Os aplicativos de compartilhamento, ao ligar de forma instantânea demandantes a ofertantes, permitem à sociedade fazer muito mais com aquilo que já foi produzido (carros, prédios, tempo disponível etc.), que é outro jeito de dizer que ela fica mais rica.

      É claro que isso só dá certo se não forem criadas regula­ ções desnecessárias que embaracem os acertos voluntários entre as partes. A burocratização da oferta de serviços de aplicativos torna-os indistinguíveis. Dá para descrever isso como a destruição de riqueza.

                      (Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. 31.10.2017. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a reescrita da frase “A internet, com sua incrível capacidade de conectar pessoas, abriu novos veios de ineficiências a eliminar” permanece coerente com as ideias do texto e correta quanto à pontuação, de acordo com a norma-padrão da língua.

Alternativas
Comentários
  • Uma vírgula muda tudo!

    Alternativa A

  • Nao se separa sujeito de verbo ! e nem verbo de complemento !!!

    Sujeito - internet

    Verbo - abriu

    Complemento - novos veios de ineficiências a eliminar.

     

    Qualquer erro me avisem , Obrigado

  • gabarito letra A. É só ler em voz alta que conseguimos ver o erro das questões, onde a pausa fica estranha, está errada a questão.

     

  • Só lembra virgula não marca pausas de leitura como está citado em um comentário. Vírgula tem função  sintática

    Nessa questão é um caso da regra geral da vírgula onde diz que " Não pode separa SVO (Sujeito Verbo e Objeto)"

  • A alternativa (A) é a correta, pois o adjunto adverbial antecipado e de grande extensão “Com sua incrível capacidade de conectar pessoas” deve ser separado por vírgula.

    Além disso, não cabe vírgula entre o sujeito “a internet”, o verbo “abriu” e o objeto direto “novos veios de ineficiências”. Nota-se que a oração “a eliminar” é subordinada adjetiva restritiva e reduzida de infinitivo.


  • O tipo de questão que faz a nota de corte ficar alta.

  • Gente kkkk

    Eu fiz assim...

    comecei de baixo pra cima ...

    Dizendo pra mim mesma; Você consegue!!!

    E não é que deu certo.

    O cérebro está fazendo automaticamente ....

    Vamos pessoal... Rumo a VITÓRIA!! CHEGA DE HUMILHAÇÃO!!

  • Não precisa fazer viagens longas pela sintaxe.

    Gabarito A

  • Importante ressaltar, de plano, que a expressão intercalada – que separa “Internet”, sujeito, do verbo “abriu” –, “com sua incrível capacidade de conectar as pessoas”, quando anteposta, tem de vir isolada por vírgula, o que já impõe ao candidato a opção indicada, ou seja A. Assim, TODAS AS DEMAIS OPÇÕES JÁ ESTÃO INCORRETAS. Contudo, apontemos outros erros: em B, a vírgula separa o sujeito do verbo (a internet, abriu); em C, a vírgula separa o verbo do complemento (a internet abriu, novos veios); em D, separa o nome do seu adjunto adnominal (abriu novos, veios); em E, separa o nome do seu adjunto adnominal “novos veios, de ineficiências a eliminar”.

    Resposta: A