SóProvas


ID
2673844
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Dois Córregos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em 1° de janeiro de 2016, a repartição competente de uma entidade pública municipal verificou a procedência do crédito referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU e a pessoa devedora e inscreveu o débito desta. O devedor, em 22 de janeiro de 2016, efetuou o pagamento do valor devido em uma instituição financeira autorizada e, em 26 de janeiro de 2016, o valor pago pelo devedor foi transferido à conta do Tesouro Municipal. 

De acordo com as determinações do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o resultado de execução orçamentária, conforme Lei n° 4.320/64, e o resultado patrimonial da entidade pública municipal foram impactados, respectivamente, em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    No Sistema Orçamentária é utilizado o Regime Misto, em que as receitas são reconhecidas no momento de sua arrecadação e as despesas no momento do seu empenho. Logo, para fins orçamentários, a receita será reconhecida no dia 22/01/16, que foi o dia que o devedor pagou o imposto.

     

    Já no Sistema Patrimonial é utilizado o Regime de Competência, ou seja, a receita é reconhecida no momento do seu fato gerador, portanto, no dia 01/01/16, que foi o dia do fato gerador do IPTU.

  • cuidado com a letra B !! a desatenção ferra com a questão.. a banca maldita trocou a ordem cronológica das informaçoes o Resultado patrimonial foi em 01 de janeiro e o resultado da execuçao em 22 de janeiro.. Letra C

  • 01/01- Lançou a receita>> Gerou um ativo/Impacto patrimonial

    22/01- Arrecadou>> Execução orçamentária