SóProvas


ID
2674213
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em 7 de fevereiro de 2018, o Copom reduziu a meta da taxa Selic para 6,75% ao ano. Em termos práticos, isso significa que a mesa de operações de mercado aberto do Banco Central deve atuar para que a Selic diária fique próxima dessa meta.

Se a Selic diária estiver em 7% num certo dia, a mesa de operações do Banco Central deve:

Alternativas
Comentários
  • Se a SELIC está acima da Meta, é necessário que o BACEN opere no sentido de reduzi-la. Assim, é preciso COMPRAR títulos, o que resultará em aumento da quantidade de moeda na economia e redução da Taxa Selic

     

    política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:

     

     

    Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.

     

    Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.

     

    Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.

  • Comprando mais títulos públicos ajuda a reduzir o dinheiro em circulação, fazendo com que a taxa selic diaria reduza.

    esse tipo de compra e venda desses titulos varia a cada dia pois , um titulo publico pode aumentar ou diminuir de preço,

    isso é chamado de SELIC OVER, que nada mais é do que a taxa selic de um dia especifico.

    resposta certa letra A

  • O amigo Canário tá equivocado...


    A compra de títulos públicos AUMENTA o dinheiro em circulação.

  • Para se combater a inflação usa- se a política restritiva. E a compra de títulos é justamente o contrário. Realmente não entendi esse gabarito.


  • primeiro vamos definir o que é selic over e selic meta:


    SELIC OVER é a média ponderada de todas as operações feitas no Sistema SELIC, lastreadas em Títulos Públicos Federais com prazo de 01 dia.


    SELIC META: definida pelo copom naquelas 8 reuniões por ano a fim de alcançar a meta de inflação estabelecida pelo CMN.


    A questão fala em SELIC OVER, logo quando você coloca dinheiro no mercado ela cai, ou seja, como ele quer diminuir de 7% para 6,75% tem que comprar títulos para colocar dinheiro no mercado, assim a SELIC OVER vai diminuir. Não saiam do contexto pensando sobre a inflação etc, a questão apenas quer abaixar a SELIC OVER

  • Se a mesa de operações vender títulos públicos o efeito na economia será: Uma contração na oferta de moeda e consequente aumento da Selic diária.

    Se a mesa de operações comprar títulos públicos o efeito na economia será: Uma expansão na oferta de moeda e consequente diminuição da Selic diária.

    Resumindo: Para aumentar a taxa selic - vender títulos

    Diminuir a taxa selic - comprar títulos

  • To penando pra pegar isso. Sou do time do "preciso entender primeiro, depois eu como"

    Se é preciso reduzir a taxa selic que é o caso da questão, o BC precisa injetar dinheiro na economia/ aumentar a quantidade de moeda em circulação. Como ele faz isso? Comprando títulos. Ao comprar título o banco toma para si, guarda-o e paga o recurso para as IF, o que aumenta o seu poder de investimento, possibilidade de empréstimos e etc. Logo,com mais dinheiro as IF tem condição de oferecer juros menores pra atrair clientela, emprestando mais e aumentando a quantidade de moeda em circulação o que aumentaria o poder de compra na economia, aumentando assim a inflação (aumento de preços de produtos/bens/serviços.

    Alguém por favor me diz que estou certa, rs.

  • A alternativa da questão D não produziria o mesmo resultado? Alguém poderia me dizer o erro da alternativa?

  • Clayton menezes, a 'D' está errada pq o ato de "imprimir" papel moeda é da Casa da Moeda.

    A alternativa correta é a 'A', pois quando há a compra de títulos, há por consequência uma redução nos juros.

  • Pessoal, comecei a estudar Conhecimento Bancários agora, então corrijam-me se eu estiver errado por favor! kk

    Mas entendi que, se a Meta da taxa Selic é 6,75% ao ano, e a Selic diária está em 7%, significa que o valor cobrado nos juros das transações entre I.F. está mais alto do que se espera, deste modo, para baixar o valor dos juros, compra títulos públicos, injetando dinheiro nos bancos, por exemplo, e estes não precisam mais pegar dinheiro emprestado com outros bancos, o que faz com que a taxa de juros cobrada diminuam, logo os bancos conseguem empresar dinheiro à seus clientes, por um juros mais baixos, já que agora tem mais dinheiro na economia.

  • Pessoal, comecei a estudar Conhecimento Bancários agora, então me corrijam se eu estiver errado por favor! kk

    Mas entendi que, se a Meta da taxa Selic é 6,75% ao ano, e a Selic diária está em 7%, significa que o valor cobrado nos juros das transações entre I.F. está mais alto do que se espera, deste modo, para baixar o valor dos juros, compra títulos públicos, injetando dinheiro nos bancos, por exemplo, e estes não precisam mais pegar dinheiro emprestado com outros bancos, o que faz com que a taxa de juros cobrada diminuam, logo os bancos conseguem empresar dinheiro à seus clientes, por um juros mais baixos, já que agora tem mais dinheiro na economia.

  • ALTERNATIVA "A"

    Venda de Títulos Públicos = política de contração (recolhimento de dinheiro do mercado) --> implica aumento taxa SELIC. *Menor quantidade de dinheiro disponível, maior a taxa SELIC.

    Compra de Títulos Públicos = política expansionista (inserção de dinheiro no mercado) --> implica em queda da taxa SELIC. *Maior quantidade de dinheiro disponível, menor a taxa SELIC.

  • Pensa o seguinte:

    "Você tem 10% frutas e o mercado tem "7%" frutas.

    Se você vender "2%" frutas, o mercado vai ter mais ou menos frutas no mercado? Mais!

    Mesma coisa se comprar, o mercado vai ter menos frutas..."

    Então...

    Se a taxa Selic estiver alta e quiser diminuir eu vou " Retirar do mercado - Comprar " e ela vai diminuir, ter menos...

    Se estiver baixa eu vou "Injetar no mercado - Vender" e ,consequentemente, vai aumentar, ter mais...

    Tente pegar a ideia e você não vai se confundir mais...

    " Nós vamos conseguir, Valeu! "

  • A

    comprar títulos públicos no mercado e mantê-los em sua carteira, até que a taxa diária atinja a meta de 6,75%

  • Em um cenário onde a SELIC é inversamente proporcional à inflação, se tiver mais dinheiro circulando, a SELIC teoricamente cai.... de qualquer forma, gabarito é alternativa A

    A lógica é que ao comprar títulos públicos do mercado e "guardar", na verdade o governo está trocando o título por moeda....ou seja, vai ter mais dinheiro circulando no mercado (sem a necessidade de impressão). Naturalmente a inflação aumenta e o valor da SELIC cai.

  • •Raciocínio bobo. Errei por levar em consideração que o Bacen, vendendo mais títulos públicos, estaria irrigando o mercado e consequentemente, pela lei da oferta e da demanda, diminuindo a taxa de juros. Contudo, uma venda em massa de títulos públicos levaria ao entesouramento de moeda pelo Bacen, já que as Instituições e Pessoas ficariam com o papel, enquanto sua moeda iria para o Bacen. Menos moeda na economia consequentemente aumentaria a taxa de juros e diminuiria a inflação.