-
Gabarito Letra C.
BTSC fo i baseado no Balanced Scorecard– BSC – de Kaplan & Norton (2004) e em modelos de maturidade de testes,
em especial o TestProcess Improvement– TPI – da SOGETI (2008) 76
A definição do Balanced Testing Scorecard
foi baseada no Balanced Scorecard genérico de Kaplan e Norton.O modelo BTSC fornece indicadores de diferentes visões (Financeira, do Cliente, Processos Internos e, Aprendizagem e Crescimento) ao gerenciamento de equipes de testes. Para o gerenciamento das atividades internas, perspectivas de Processos Internos e, Aprendizagem e Crescimento, um modelo de maturidade de testes é utilizado.
-
LETRA A: reengenharia pode ser definido como: “(…) um redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”.
LETRA B: SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). É muito utilizada no planejamento estratégico das empresas ou de novos projetos, pois consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca. A análise SWOT serve para embasar a tomada de decisões. Com ela, temos um diagnóstico completo sobre a empresa, o que reduz os riscos na hora de dar um passo importante, como explorar novos mercados, lançar um novo produto ou criar novas estratégias de marketing.
LETRA C: BTSC fo i baseado no Balanced Scorecard– BSC – de Kaplan & Norton (2004) e em modelos de maturidade de testes, em especial o TestProcess Improvement– TPI – da SOGETI (2008) 76.
A definição do Balanced Testing Scorecard foi baseada no Balanced Scorecard genérico de Kaplan e Norton.O modelo BTSC fornece indicadores de diferentes visões (Financeira, do Cliente, Processos Internos e, Aprendizagem e Crescimento) ao gerenciamento de equipes de testes. Para o gerenciamento das atividades internas, perspectivas de Processos Internos e, Aprendizagem e Crescimento, um modelo de maturidade de testes é utilizado. ( COMENTÁRIOS DA Débora Campos)
LETRA D: O conceito de Balanced Scorecard (BSC) pode ser definido como um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas. O conceito de Balanced Scorecard abrange 4 perspectivas: Financeira, do Mercado, de Processos Internos e Aprendizado
Para definir cada uma delas, devemos responder a uma pergunta específica em cada caso:
FONTE: https://www.agendor.com.br/blog/balanced-scorecard-conceito/
http://www.sobreadministracao.com/reengenharia-o-que-e-e-como-funciona/
https://rockcontent.com/blog/como-fazer-uma-analise-swot/
-
Questão abordando ferramentas da gestão estratégica que podem ser aplicadas tanto no setor público quanto no setor privado.
A - Para Stair e Reynolds (2002, p.39) a reengenharia pode ser definida como o "redesenho de processos, readequando-se não só os processos organizacionais, mas também as estruturas, os sistemas d informação e os valores organizacionais".
B - Matriz FOFA/SWOT - É responsável por fazer a análise do ambiente em que determinada organização se insere. Por meio da análise ambiental, a organização poderá conhecer seus pontos fortes e fracos, bem como quais são as ameaças e oportunidades que o ambiente vai proporcionar.
INTERNO > Forças/Strengths, e Fraquezas/Weaknesses - Aspectos controláveis. Representam, respectivamente, o que a organização tem de melhor, e o que ela pode melhorar.
EXTERNO > Ameaças/Threats e Oportunidades/Opportunities - Aspectos incontroláveis. São eventos que podem surgir independente da vontade da organização. Representam, nesta ordem, os perigos que a organização pode enfrentar, e as chances que, se bem aproveitadas, podem contribuir para o crescimento da organização.
C - O balance testing é uma atividade que busca melhorar o desempenho das equipes de testes de determinadas organizações.
D - Segundo seus autores, Kaplan e Norton (1999), O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:
>> Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.
>> Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
>> Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
>> Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.
GABARITO: C