SóProvas


ID
2676658
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma youtuber teve sua imagem desgastada após uma série de negativas em conceder entrevistas. Ela contratou, então, uma agência de comunicações, que elaborou um planejamento estratégico para atendê-la. Para melhorar o seu relacionamento com a imprensa, foi disponibilizado um dia na agenda semestral da celebridade para entrevistas. Dessa forma, ela atenderia aos solicitantes por um período de quatro horas. A saída encontrada foi dividir o tempo e conceder entrevistas nas quais os veículos poderiam ficar a sós com a youtuber e perguntar o que desejassem, de acordo com as respectivas pautas a Assessoria informou que 20 pedidos de entrevistas seriam atendidos. O plano estratégico foi avaliado, posteriormente, como positivo, tanto pela contratante/agência como pela imprensa.


Isso se deveu à:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

  • Gabarito: letra A

    A assessoria de imprensa permitiu que diversos veículos de comunicação pudessem enviar jornalistas para conversarem com o youtuber, sem distinção entre os profissionais. Essa prática está de acordo com os princípios éticos que norteiam a profissão do assessor, já que todos os jornalistas devem ser tratados com respeito e de forma igualitária (sem preterir um veículo por causa da audiência, por exemplo).  

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia

  • Os veículos de comunicação são um importante público estratégico das organizações. Estes devem, portanto, receber a devida atenção durante a elaboração do planejamento de comunicação. O mesmo ocorre em casos como os apresentados no enunciado, de profissionais ou celebridades.

    O relacionamento com a imprensa não pode ser algo esporádico e baseado somente nas necessidades da organização; precisa ser algo constante e uma via de mão dupla. Os jornalistas esperam obter certa facilidade de acesso às informações e às fontes. Isso estreita a interação entre as partes, pode contribuir significativamente para eventuais problemas que venham a surgir e auxilia na manutenção da imagem positiva.

    Outras orientações muito comuns nessa relação com os jornalistas são cumprir horários e prazos, despertar atenção sobre o que é novidade, evitar confrontos, ficar à disposição para complementar informações de uma entrevista, não se recusar a atendê-lo e tratar todos os veículos da mesma maneira, com respeito.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) CERTO

    B) ERRADO. A condição de celebridade midiática da contratante contribui para que ela seja procurada pela imprensa; não foi esse aspecto, no entanto, o responsável pelo sucesso do plano estratégico.

    C) ERRADO. A agência foi a responsável por elaborar o planejamento estratégico e orientar sua execução junto com a contratante. O sucesso, no entanto, não foi consequência disso, mas da atitude da contratante de conversar abertamente com os veículos, imparcialmente, de acordo com a pauta pré - estabelecida.

    D) ERRADO. Existe a práxis jornalística de não se indispor com fontes; nesse caso, no entanto, a indisposição não estava ocorrendo com as fontes, mas com a imprensa. A partir da execução do plano estratégico, o relacionamento mudou entre as partes, gerando resultados positivos.

    E) ERRADO. Não deve haver distinção entre veículos de comunicação ao dar entrevistas.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - Site da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas)